Ir para o conteúdo principal

[VISAON] Vulnerabilidade de SSL/TLS no e-mail

Data de elaboração 03/02/2022.
Responsável pelo estudo
  1. João Vitor Paulino
  2. Milton Daniel Yama
Equipe do estudo TURING
Alvo Plataforma digital de vigilância sanitária de rondônia(VisaOn)
Origem
  • Objetivo estratégico: Prevenir o VISAON de possíveis ataques relacionados a vulnerabilidade de SSL/TLS no e-mail
Objetivo Este estudo consiste em prevenir o VISAON de possíveis ataques relacionados a vulnerabilidade de SSL/TLS no e-mail.
Documentação correlata
Observações A atualização do TLS/SSL é importante para uma boa segurança para os envios dos E-mails.

1. Objetivo

Este estudo consiste em prevenir o VISAON de possíveis ataques relacionados a vulnerabilidade de SSL/TLS no e-mail

2. Introdução

Uma vulnerabilidade de segurança pode ser vista como qualquer fator que possa contribuir para gerar invasões, roubos de dados ou acessos não autorizados a recursos. Elas incluem — mas não se limitam — a itens como softwares mal configurados, aparelhos com sistemas desatualizados ou arquivos internos expostos publicamente.

a vulnerabilidade de SSL pode dar a um hacker o acesso a recursos de forma indevida quando explorado ou interceptação do tráfego do sistema.

3. Desenvolvimento

Quando utilizado o SSL/TLS em serviço de e-mail estamos indo de acordo com os pilares da Segurança da informação CIDA  (Confidencialidade, Integridade, Disponibilidade, Autenticidade ) e garantimos que a mensagem enviada seu destinatário além de encriptada não será interceptada. 

4. Conclusão

Como podemos ver a necessidade de atualização do TLS/SSL é importante para uma boa segurança para os envios dos E-mails para tanto tem que ser habilitado no servidor da aplicação uma mudança do TLS/SSL para versão 1.2.