Ir para o conteúdo principal

Análise do fluxo de exportações e importações de dados de verbas eventuais entre os sistemas Consignação e Governa

Data de elaboração

 08/02/2023


Autores

Diego Gonçalves de Almeida (Assessor)
Ádrian Rabelo Mendes (Assessor)

Jônatas Neves Legal (Técnico em Tecnologia da Informação e Comunicação) 

Sistema(s) Governa, Consignação
1. Objetivo

Objetivo deste estudo é analisar o fluxo de exportações e importações de dados de verbas eventuais (especificamente da modalidade cartão) entre os sistemas Consignação e Governa, a fim de identificar o motivo deste tipo de verba ainda continuar a ser cadastrado na movimentação mensal de servidores falecidos, quando deveria cessar, e consequentemente contabilizarem na folha de pagamento dos pensionistas. 

2. Introdução


O sistema Consignação é responsável por gerir averbações dos servidores (e demais dependentes) do estado de Rondônia. Mensalmente, os dados de averbações do sistema Consignação são exportados em arquivo e posteriormente importados pelo sistema Governa e registrado na movimentação mensal dos servidores.

No sistema Consignação, utilizando-se a funcionalidade Exportar situada no Menu > Relatório/Exportação > Arquivos, é gerado um arquivo compactado contendo os dados, de averbações ou desconto de cartão de crédito, referentes ao mês selecionado.

export.png

O arquivo gerado pode então ser importado pelo sistema Governa. mais especificamente, para verbas eventuais são utilizados os dados de desconto de cartão de crédito provenientes do Consignação. Para realizar a importação utiliza-se a funcionalidade importar arquivo situada no Menu > Movimentação mensal > Folha de pagamento > Verba eventual > Importação.

import.png

Após importação, as verbas vinculadas aos servidores são disponibilizadas para conferência e gestão dos usuários através da movimentação mensal no menu Servidor .

2.1. Problema

O cliente relata que após importação dos dados para o Governa, em muitos casos há verbas eventuais que não deveriam mais estar presentes na movimentação mensal de certos servidores, a exemplo a verba vinculada a um servidor falecido, não devendo mais ser contabilizada na folha de pagamento dos pensionistas.

Ocorre que, independente da situação em que se encontra a verba eventual no Consignação, seja ativa, suspensa ou quitada, a mesma ainda é registrada no arquivo de exportação, pois não há verificação se tal verba deveria constar no arquivo ou não. Adicionalmente, o Governa também não valida se o servidor é falecido no momento da importação, não impedindo assim o registro da verba na movimentação mensal.

3. Desenvolvimento


Para contornar o problema, uma validação pode ser adicionada na funcionalidade de exportação de arquivos no sistema Consignação, podendo ser verificado o status da verba e impedindo-a de ser adicionada ao arquivo de exportação caso esteja com um status específico, como no exemplo a seguir:

Sistema

Consignação

Funcionalidade

Exportação de Arquivos: Relatório/Exportação > Arquivos > Desconto de cartão de crédito

Melhoria

O que: Eu como Cliente, preciso que seja adicionada uma validação na funcionalidade de exportação de arquivo do tipo desconto de cartão de crédito.

Porque: pois verbas eventuais não devem ser registradas na movimentação mensal de servidor falecido.

Regras e validações

Impedir que a verba vinculada ao servidor seja adicionada ao arquivo de exportação quando estiver com status suspenso.

Sendo a melhoria implantada, poderá haver impacto negativo na performance da funcionalidade devido à validação extra ocorrer em todas as verbas a serem exportadas.

Outra opção pode ser adicionar uma validação na funcionalidade de importação de verba eventual no Governa, para que impeça o registro da verba na movimentação mensal do servidor falecido, sendo:

Sistema

Governa

Funcionalidade

Importação de verba eventual: Movimentação mensal > Folha de pagamento > Verba eventual

Melhoria

O que: Eu como Cliente, preciso que seja adicionada uma validação na funcionalidade de importação de verba eventual.

Porque: pois verbas eventuais não devem ser registradas na movimentação mensal de servidor falecido.

Regras e validações

Impedir que a verba vinculada ao servidor seja importada quando o servidor for falecido.

Sendo a melhoria implantada, poderá haver impacto negativo na performance da funcionalidade devido à validação extra ocorrer em todos os registros do arquivo.

3.1. Possíveis problemas

Um dos problemas da ausência desta validação é a implementação indevida da verba na folha de pagamento, acarretando em descontos no contracheque dos pensionistas. Outro problema é a necessidade do usuário remover manualmente estas verbas, tornando seu trabalho exaustivo e improdutivo.

3.2. Valor agregado

Além de evitar perda financeira por parte dos pensionistas, a verba eventual do cenário em questão, será removida automaticamente, não havendo mais a necessidade do usuário removê-la manualmente, possivelmente de vários servidores.

4. Conclusão


Após o estudo de caso, conclui-se que é necessária a implementação em uma das funcionalidades uma validação para impedir que o problema permaneça, evitando possíveis erros na folha de pagamento de pensionistas e que o usuário tenha retrabalho no momento de gerir os servidores.