Skip to main content

Next.JS

Objetivo

Visto que o AC/DC tem interesse em usar o framework para futuros projetos, seguiremos o estudo segundo o User Story: "Eu, ACDC, preciso viabilizar o uso do NextJs em possíveis projetos", ID: 451171257

Justificativa

A realização da viabilidade de uso em futuros projetos, que necessitem dos benefícios do framework, como Server-side Render, optimização de renderização em imagens, e criação de páginas/componentes estáticos 

Envolvidos

    • Gabriel Fernandes (Product Owner)
    • Vinicius da Rosa Pereira (DEV)
    • Elias Braga (DEV)
    • Lucas Andrade (DEV)

RESULTADOS ESPERADOS

  1. Um overview sobre o framework;
  2. Verificar quais os benefícios;
  3. Exemplificar a arquitetura.

O que é o Next.js?

É um framework baseado na biblioteca React, usado para desenvolvimento de aplicações de paginas Javascript. Diferente do React "padrão", o Next traz uma arquitetura e uma estrutura a se seguir. 

Arquitetura

Diferente do React padrão, que sua indexação é pelo lado do cliente, onde os motores de busca padrão não consegue identificar o HTML. O Next tem como diferencial seu SEO (Search Engine Optimisation), onde o conteúdo da pagina  é montado pelo servidor, e na parte do cliente só é renderizado.

Esse comportamento é dito como Server-Side Rendering ou SSR, com isso a página é retornada para o usuário de forma montada.

SSR.PNG

Benefícios

Além do SSR, o Next traz em sua arquitetura a possibilidade de criação de paginas estáticas, assim melhorando a performance.

Ainda em performance, o framework traz uma boa implementação de cache, de forma que seu conteúdo não muda com muita frequência, tanto CSS quanto JS. Além disso possui otimização na renderização de imagem, fazendo o uso da extensão da tag "image"  formatando-a para Webp.

Conclusão

O Next.js é um framework muito versátil, e pode ser utilizado em grande maioria de projetos. Seu principal benefício é a renderização de páginas estáticas, e seu caching em itens muitos utilizados no sitio eletrônico, além de não precisar de carregamento de pagina em navegações entre páginas.

Pensando em casos de uso é importante validar a experiência do time com o Javascript, e verificar o custo para aprendizado com o framework.  Além de verificar a forma de organizar a implementação das páginas e componentes.

 

Referências

Next.js: O que é e onde encaixar em meus projetos (geekhunter.com.br)

Getting Started | Next.js (nextjs.org)

Why You Should Learn Next.js as a React Developer (freecodecamp.org)

NextJS: por que usar? | Alura Cursos Online