Ir para o conteúdo principal

Cadastrar todo tipo de serviços e suas categorias no ALPHA

Data de elaboração  04/05/21
Responsável pelo estudo


  1. Rafael Passos dos Santos (Assessor)
Equipe do estudo
  1. Gustavo Felix Gomes (Assessor)
  2. Rafael Passos dos Santos (Assessor)
  3. Lucas de Souza e Sousa (Estagiario)
  4. André Honório de Andrade Silva (Tecnico)
  5. Emanuel Rufino Alcantara de Lima (Analista)
  6. Euriane Nogueira (Product Owner)
  7. Maico Moreira (Coordenador)
Alvo ALPHA
Origem

Cadastrar todo tipo de serviços e suas categorias no ALPHA

Objetivo Estudo para compreender as necessidades do sistema Alpha, para que se possa cadastrar todo tipo de serviço e suas categorias.
Documentação correlata
Observações O presente estudo objetivou expor as necessidades do sistema Alpha, assim como as possíveis abordagens que se julgam necessárias para que o mesmo possa controlar os serviços dos três portais. Porém as user stories não foram mais aprofundadas, pois ainda será realizada a ideação do novo projeto.



1. Objetivo

Estudo para compreender as necessidades do sistema Alpha, para que se possa cadastrar todo tipo de serviço e suas categorias.

2. Introdução

Este documento visa apresentar um estudo para se possa compreender as necessidades do Alpha, bem como serão pretendidas as implementações das funcionalidades que possibilitarão cadastrar todo tipo de serviço e suas categorias.

3. Desenvolvimento

3.1 Solução para os três portais (servidor, cidadão e empresa)

A ideia por trás dos portais serem regidos pelo Alpha clama um cuidado maior quanto à segregação dos dados e de responsabilidade de cada portal. Durante o presente estudo foram identificadas as seguintes necessidades:
1. Cadastrar serviços para o cidadão;
2. Fornecer os serviços disponíveis ao cidadão;
3. Atender às solicitações advindas do portal do cidadão;
4. Categorizar serviços;
5. Fornecer métricas à SETIC quanto a utilização dos serviços das secretarias;

Diante destas necessidades foram estimadas algumas funcionalidades cruciais para o devido atendimento à estas necessidades.
Atualmente o Sistema Alpha está dividido em dois projetos principais (além da API de Formulário Dinâmico), eles são: Alpha Web e Alpha API. Ou seja, o projeto WEB possui apenas uma API que se comunica com o Portal do Servidor, logo se faz necessário que seja criada uma nova API bem como um novo banco de dados para o Portal do Cidadão – assim como uma nova API com o seu respectivo Banco de Dados ao porvindouro Portal do Cidadão. Pois através desta abordagem os dados e as responsabilidades de cada aplicação serão divididos corretamente.
Desta forma será possível no Alpha WEB, por meio dos perfis do Sauron, controlar quais APIs serão utilizadas. Levando aos portais do Servidor, Cidadão e Empresa enxergarem apenas as APIs e dados que lhes dizem respeito.

3.2 Possíveis problemas

Até o presente momento no qual se deu o estudo, não foram identificados problemas passíveis de ocorrer durante o desenvolvimento destas funcionalidades, devido às abordagens que se sugere.

3.1 Sugestões de histórias

1. Eu, como SETIC, preciso criar nova API para o portal do cidadão e o mesmo Alpha WEB consumi-la; (13 pontos)
2. Eu, como SETIC, preciso criar novo banco de dados para a nova API do portal do cidadão; (5 pontos)
3. Eu, como SETIC, preciso criar rota na API para criar a carta de serviços ao cidadão (ou deixa-la já inserida); (5 pontos)
4. Eu, como SETIC, preciso criar uma rota na API para cadastrar os serviços padrões (com base no que existe na outra API); (5 pontos)
5. Eu, como SETIC, preciso criar uma rota na API para cadastrar novo serviço com base no serviço padrão; (3 pontos)
6. Eu, como SETIC, preciso criar uma rota na API para buscar a carta de serviços por Id; (3 pontos)
7. Eu, como SETIC, preciso criar uma rota na API para listar todas as cartas de serviço; (3 pontos)
8. Eu, como SETIC, preciso criar uma rota na API para buscar serviço por Id; (3 pontos)
9. Eu, como SETIC, preciso criar uma rota na API para criar Categoria de Serviços; (3 pontos)
10. Eu, como SETIC, preciso construir um novo menu para o Alpha WEB, para que os serviços dos três portais sejam distintos; (5 pontos)
11. Eu, como SETIC, preciso que seja criada a Área do Portal do Cidadão no Alpha WEB, para que se possa controlar os serviços referentes ao Portal do Cidadão; (3 pontos)

4. Conclusão

O presente estudo objetivou expor as necessidades do sistema Alpha, assim como as possíveis abordagens que se julgam necessárias para que o mesmo possa controlar os serviços dos três portais. Porém as user stories não foram mais aprofundadas, pois ainda será realizada a ideação do novo projeto.