Roteiro de Inspeção Offline no VisaOn

Data de elaboração 07/03/21

1. Rafael Passos dos Santos (Assessor)
  1. Gustavo Felix Gomes (Assessor)
  2. Rafael Passos dos Santos (Assessor)
  3. Alexsandro Rocha Fernandes (Assessor)
  4. André Honório de Andrade Silva (Tecnico)
  5. Emanuel Rufino Alcantara de Lima (Analista)
  6. Euriane Nogueira (Product Owner)
  7. Maico Moreira (Coordenador)
Alvo VisaOn

Implementação: Inclusão dos estabelecimentos públicos de saúde (CNES) na plataforma VisaOn

Objetivo Avaliar as alterações necessárias para a execução do roteiro de inspeção no sistema VisaOn de modo offline.
Documentação correlata
Observações O presente estudo pretende também pretende levantar as Historias dos cars para a Sprint
1. Objetivo

Este documento visa apresentar duas possíveis soluções para possibilitar que o roteiro de inspeção no sistema VisaOn possa ser respondido pelos fiscais de modo offline sem conexão com a internet utilizando um Tablet. Essas soluções são

1. Transformar o Sistema VisaOn em PWA (Progressive Web Aplication) no objetivo de utilizar as funcionalidades de cache do navegador para salvar a página do roteiro e possibilitar o preenchimento do roteiro de inspeção sem conexão com a internet.
2. Criar uma aplicação Android para realizar o preenchimento do roteiro de inspeção de modo offline e após sincronizar essas respostas com o VisaOn.

3. Desenvolvimento - Roteiro de Inspeção Offline no VisaOn
3.1 Possíveis dificuldades e impedimentos

Referente a solução de PWA encontrei algumas possíveis dificuldades de implementação e impedimentos:
1. Falta de experiência com a tecnologia. O Time que for implementar essa solução pode encontrar dificuldade pela falta de experiência com a tecnologia pois a mesma não é fácil de ser implementada.
2. Necessidade de Certificado SSL. Atualmente o sistema VisaOn possui certificado SSL mas caso aconteça de o sistema não ter mais Certificado SSL a solução irá parar de funcionar.
3. Possível limitação da tecnologia. Se um usuário acessar uma página sem conexão com a internet o “Service Worker” do PWA detecta e encaminha você para a página offline. A limitação é que até onde conseguir estudar as páginas são estáticas o que dificulta a exibição dos vários tipos de roteiros.
4. Dificuldade de sincronização após conectar na internet. Durante as pesquisas referentes a aplicações PWA foram encontradas algumas soluções onde os dados são salvos e após enviados, o problema é que essas tecnologias não são de fácil aplicação ainda mais no caso dos diversos tipos de roteiros.

Referente a solução da aplicação Android também foi encontrando algumas possíveis dificuldades de implementação e impedimentos:
1. Falta de experiência com a tecnologia. O Time que for implementar essa solução pode encontrar dificuldade pela falta de experiência com a tecnologia.
2. Baixar os roteiros antes de executá-los. Antes de executar o roteiro de inspeção o Fiscal terá que baixar o roteiro na aplicação para que possa responder sem ou com conexão à internet.
3. Criar conexões do VisaOn com a Aplicação Android. Seria necessário criar uma rota para poder baixar as perguntas do roteiro, as informações do regulado e os dados do regulado, e uma rota para enviar as respostas preenchidas pelo fiscal.

3.2 Sugestões de Stories

Segue abaixo algumas sugestões de Stories para a solução do aplicativo Android.
1. Eu, como SETIC, preciso de uma Rota para enviar os dados do Regulado, As Perguntas do Roteiro e dados do Fiscal. (5 pontos)
2. Eu como SETIC, preciso de uma Rota para receber as respostas preenchidas no roteiro de inspeção pelo Fiscal. (5 pontos)
3. Eu como Agevisa, na aplicação Android de Preenchimento de Roteiro de Inspeção, consiga baixar as informações do Roteiro para poder preenchê-lo. (8 pontos)
4. Eu como Agevisa, na aplicação Android de Preenchimento de Roteiro de Inspeção, consiga enviar as respostas do Roteiro para o VisaOn. (8 pontos)

O presente estudo objetivou encontrar a melhor maneira de apresentar duas possíveis soluções para possibilitar que o roteiro de inspeção no sistema VisaOn possa ser respondido pelos fiscais de modo offline sem conexão com a internet utilizando um Tablet.