Ir para o conteúdo principal

Melhoria na alteração do status da matéria após a publicação do diário oficial

Data de elaboração 26/05/22
Responsável pelo estudo
  • Alexandre Santos Freire Ferreira (Assessor)
  • Moisés Ferreira (Assessor)
Equipe do estudo Caveiras
Alvo PPE - Plataforma de Publicação Eletrônica de Diários Oficiais do Estado de Rondônia.
Origem
  • Melhoria: Otimizar a mudança de status das matérias no PPE, a fim de evitar problemas e otimizar o tempo de processamento.
Objetivo Realizar estudo técnico no sistema PPE, a fim de encontrar soluções para solucionar um problema que esta ocorrendo na alteração automática de matérias externas provindas do SEI.
Observações

Atualmente não há formas da equipe saber onde exatamente esta acontecendo o problema, no entanto existem processos dentro do sistema que podem ser otimizados.

1. Introdução

Atualmente esta ocorrendo situações atípicas, onde algumas matérias externas provindas do agendamento via plataforma SEI não alteram seu status de forma automática após sua publicação no diário oficial. Sendo necessário a atualização manual por membros do time de desenvolvimento, resultando em consumo de tempo e esforço não esperados, decorrendo também no atraso das atuais demandas planejadas em execução.

Sendo assim, levando em consideração o fato desta situação mencionada estar acontecendo com uma frequência diária, foi sugerido pela equipe a realização de um estudo técnico, onde será analisado o fluxo atual de forma detalhada pela equipe de desenvolvimento, a fim de localizar o problema e solucioná-lo da melhor maneira possível.

2. Desenvolvimento

Existem telas dentro do sistema PPE que possuem botões os quais executam diversas ações instantaneamente com um único click, podendo acarretar em falhas, levando em consideração a quantidade de ações executadas naquele momento. Por outro lado também existem processos que são executados com determinada frequência e que também podem ser melhorados .

Não há formas da equipe saber onde exatamente esta acontecendo o problema, no entanto é de conhecimento geral da equipe que existem processos dentro do sistema que podem ser otimizados, sendo esses ligados diretamente ao problema abordado aqui.

Portanto a otimização desses processos ira fazer com que o sistema seja mais tolerante a falhas, além de trazer transparência ao usuário, uma vez que caso venha acontecer novas falhas estas serão visíveis e podendo até ser resolvidas pelo próprio usuário, isso será possível levando em consideração que como parte da otimização será realizado um tratamento mais profundo nas falhas que vierem a ocorrer e estas serão tratadas e armazenadas para futuras consultas ou inspeção.

3.1 Soluções

Dentre as melhorias que podem ser desenvolvidas dentro do sistema, são por exemplo criar uma rotina dentro no PPE onde seria realizado uma verificação constante na qual seriam analisadas possíveis falhas e de acordo com estas aconteceria a realização do tratamento de acordo com cada situação.

Além da criação dessa rotina, um complemento extra seria criado, onde haveria uma mudança interna no fluxo de geração do diário oficial, a fim de otimizar as tarefas que são executados naquele momento, dado que essa execução instantânea da forma que esta atualmente pode acarretar possíveis falhas, uma vez que envolve consulta a bases de dados e sistemas externos ao mesmo instante, por exemplo caso o sistema externo que seria consultado estiver fora do ar por um curto espaço de tempo logo teríamos uma falha muito difícil de ser detectada de acordo com a atual estrutura.

3. Conclusão

De acordo com o time de desenvolvimento essas tarefas necessárias para melhorar o projeto e tolerar falhas, poderão levar em média de 2-3 sprints ( cerca de 30 das uteis) aproximadamente, podendo ser estendido ou reduzido o prazo de acordo com andamento do desenvolvimento. Esse prazo prolongado remete a complexibilidade envolvida, dado que será necessário realizar além da criação de novos recursos a reestruturação das rotinas já existentes.