Ir para o conteúdo principal

Relatório Técnico: Implementar nova abordagem de gerenciamento de Pontos Eletrônicos

Data de elaboração 17/02/21
Responsável pelo estudo
  1. João Cicero Romão Gomes de Oliveira
  2. Raaby Liandry de Souza Teixeira
Equipe do estudo Guardiões da Galáxia
Alvo Sistema Integrado de Frequência
Origem Implementação: O que precisa ser feito para melhorar a utilização do SIF para o DETRAN
Objetivo Descrever o processo de comunicação entre os pontos eletrônicos, com a nova abordagem de sincronização de registros em frequências, de acordo com a USER STORY “Eu como guardiões, preciso realizar um estudo de caso, para atender a necessidade de receber dados de frequência de qualquer secretaria e aparelho.”.
Observações Necessária melhoria na tecnologia utilizada nos registros eletrônicos pelo DETRAN



1. Introdução

Após o pedido de adesão do Departamento de Trânsito de Rondônia (DETRAN) ao sistema SIF (Sistema de Frequência Eletrônica), a SETIC começou o processo de configuração dos aparelhos eletrônicos, que ficou constatado que o DETRAN não possuía os modelos de específicos que o sistema SIF utiliza para comunicação dos registros dos colaboradores.

Após um tempo de estudo e tentativas, o time de desenvolvimento encontrou muitos problemas para a comunicação, tais como falta de documentação do aparelho, dificuldade de liberação de comunicação, constante auxílio do time do DETRAN para tratar assuntos do ponto eletrônico, a equipe da SETIC definiu a inviabilidade de construir soluções para diferentes modelos de pontos eletrônicos, sendo assim, a mudança da abordagem atual de sincronização de registros de ponto e todo o fluxo de transformação de frequência digital.

2. Desenvolvimento

Ao final da implantação da nova abordagem de sincronização de registros de ponto, o sistema SIF não deve sofrer modificações ou falhas na manipulação das frequências dos colaboradores. 

Os registros dos pontos eletrônicos, devem ser consumidos, auditados e transformados em frequência para manipulação pelo SIF, não podendo sofrer falhas, ter inconsistências de registros e não atender a todos os pontos eletrônicos que hoje, já utilizam o SIF para controle e gerenciamento de frequência dos colaboradores.

2.1 Premissas

  1. O SIF atualmente possui 182 pontos eletrônicos cadastrados.
  2. Várias secretarias, unidades e departamentos do Estado de Rondônia ainda não utilizam o SIF para gerenciar suas frequências.
  3. O modelo de ponto eletrônico da secretaria não pode ser um impeditivo para a mesma, poder utilizar o SIF.
  4. As secretarias que já utilizam o SIF, não podem ter impacto algum com a mudança.

2.2 Alternativas Propostas

Após tentativa de consumo de registros dos pontos eletrônicos do DETRAN, ficou decidido que as secretarias teriam a responsabilidade de enviar os registros colhido nos pontos eletrônicos para que sejam vinculados e sincronizados com o SIF. Logo foi definido um tipo padrão de comunicação que os pontos eletrônicos das secretarias terão que utilizar para poderem enviar seus registros para manipulação no SIF, conforme segue na imagem a baixo.

image-1613582433486.png

imagem 1 – arquitetura de comunicação de pontos eletrônicos com serviço de leitura

Para explicar a imagem, temos a representação de 3 pontos eletrônicos, os pontos 1, 2 e 3. Estes são serviços que comunicam com seus respectivos pontos, independente do modelo. Esses serviços irão ler os registros e transforma-los em JSON, em seguida, enviarão para o Serviço de Leitura de Registro, para fazer a correta transformação desse objeto para que seja manipulado pelo sistema SIF.

Como explicado anteriormente, é de responsabilidade da própria secretaria realizar a leitura, transformação e envio dos dados de registros para o serviço de leitura.

Como forma de manter os pontos que já utilizam o SIF, para que essas secretarias não tenham transtornos durante a implantação da nova abordagem, será criado um Serviço de Envio de Registros, que funcionará conforme imagem abaixo.

image-1613582469406.png

imagem 2 – arquitetura de comunicação de pontos eletrônicos com serviço de envio

Como mostra a imagem 2, o Serviço de Envio de Registro funcionará como intermediados da comunicação entres os pontos eletrônicos e o Serviço de Leitura de Registro. Sua função será realizar a leitura dos registros dos pontos eletrônicos cadastrados no SIF e envia-los ao Serviço de Leitura de Registro para que seja realizado a manipulação do dado e a conversão em frequência.

Vale lembrar que o Serviço de Envio de Registro só funcionará com os pontos eletrônicos já cadastrados no SIF, e também com novos relógios do modelo Henry Prime, que permitem a comunicação na porta 3000 e possuem as mesmas características do ponto eletrônico da EPR-SETIC.

2.3 Identificação de pontos eletrônicos

Os pontos eletrônicos continuarão sendo cadastrados no SIF, na funcionalidade de cadastro de estações, conforme imagem abaixo.

image-1613582529226.png

imagem 3 – tela de cadastro de novos pontos eletrônicos no SIF

Será necessário modificar a funcionalidade de cadastro de novos pontos eletrônicos no SIF, para permitir identificar se o ponto vai utilizar ou não o Serviço de Envio de Registro, lembrando que só será utilizável para pontos eletrônicos modelo Henry Prime.

Todos os pontos eletrônicos continuarão sendo gerenciados no SIF, respeitando também o vínculo de departamentos do ponto, para que seja identificado os servidores que registraram o ponto, com seu dado no Eestado, através do seu PIS.

 2.4 Detalhamento do envio do serviço de registro

O serviço de envio de registro é um serviço auxiliar que terá como objetivo realizar o envio de registro dos pontos eletrônicos modelo Henry Primme, que estão devidamente configurados, para o serviço de leitura de registro, que realizará todo o trâmite de sincronização de frequência.

Este serviço será criado contendo as seguintes funcionalidades:

  1. Conexão de pontos eletrônicos devidamente registrados no SIF, do modelo Henry Primme, para leitura de registros.
    Complexidade de 5 pontos.

  2. Configuração de tempo de conexão, para que o serviço possa manter a sincronização dos relógios de tempos em tempos.
    Complexidade de 3 pontos.

  3. Envio dos registros dos pontos eletrônicos para o serviço de leitura de registros.
    Complexidade de 2 pontos.

2.5 Detalhamento do serviço de leitura de registro

O serviço de leitura de registro é o principal serviço desta abordagem, tendo como objetivo receber os registros dos pontos eletrônicos e transformá-los em frequências para que sejam manipulados pelo SIF.

Este serviço será criado contendo as seguintes funcionalidades:

  1. Rota para receber os registros do ponto eletrônico, em formato JSON, para poder realizar a análise do conteúdo.
    Complexidade de 2 pontos.

  2. Comunicação com o SIF, para validar a autenticidade do ponto eletrônico.
    Complexidade de 3 pontos.

  3. Comunicação com o Eestado, para validar a autenticidade do servidor
    Complexidade de 3 pontos.

  4. Análise de duplicação de registro.
    Complexidade de 5 pontos.

  5. Análise de verificação de Matrícula baseado nos departamentos de pontos eletrônico.
    Complexidade de 5 pontos.

  6. Transformação do registro em frequência.
    Complexidade de 5 pontos.

  7. Auditoria do processo de recebimento de registros.
    Complexidade de 5 pontos.

Auditoria do processo de transformação de frequências.
Complexidade de 5 pontos.

3. Conclusão

E com esse estudo temos o material necessário para a criação de um Sprint Backlog que permite com que seja implementado o ponto eletrônico.