Ir para o conteúdo principal

Análise da viabilidade da implementação da data de corte no e-Estado


Data de elaboração 23/12/22
Responsável pelo estudo
  1. Igor Ramos de Oliveira (Assessor)
Equipe do estudo Esquadrão Suicida
Alvo e-Estado
Origem


  • Objetivo estratégico: Analisar impactos da data de corte
Objetivo Definir se é possível a implementação da data de corte e seus impactos
Documentação correlata (opcional)


Observações Não possui.

1. Introdução

A data de corte trata da capacidade de visualizar o bem com todas as informações que ele possuía em determinada data. O presente estuda visa analisar a implementação da funcionalidade no e-Estado.

2. Desenvolvimento

Após uma análise mais aprofundada das problemáticas quanto ao impacto da aplicação da data de corte no módulo de Patrimônio, ao que compete a esta coordenadoria de desenvolvimento, seria que quando o Estado utilizar o módulo em questão garanta que as informações sejam claras, transparentes e confiáveis, porém para que isso ocorra alguns pontos precisam ser ajustados, tais como:

● Executar um script para a correção de inconsistências nos bens (seria realizado por unidade) onde irá corrigir as seguintes informações:

  • Ajustar retroativamente o valor de todos os bens;
  • Bens que estão marcados para depreciar, porém não deprecia;
  • Falha na depreciação dos bens cedidos, pois não está acompanhando a movimentação do bem (Ex: transfere para uma outra unidade e a depreciação não acompanha).

A aplicação dessa solução deve ser feita caso a caso e junto a cada unidade.
Após, seria necessário o time (responsável pelo desenvolvimento do produto), revisar todo o fluxo via código, e essa revisão começaria por depreciação (é, onde ocorre o maior número de bugs) e posteriormente seria por fluxos que envolvem cálculos.
Paralelamente a isso, a Comissão revisará todos os fluxos pertinentes ao patrimônio, onde apontaria quais as mudanças seriam necessárias para que seja feito os devidos ajustes, caso tenha.
Por fim, validar todo o fluxo e assegurar que as regras de negócios aplicadas sejam validadas em sua totalidade e em sincronia com gestão de bens e Contábeis.

Sendo assim, depois de seguir cada etapa acima citada a CAGD poderá identificar se é possível implementar essa dinâmica no sistema com base nas regras atualmente implementadas, bem como mensurar o esforço necessário para essa possível implementação.

3. Conclusão

Conclui-se que a melhor forma de implementar a data de corte é corrigindo os valores do bem de forma definitiva para que não seja mais necessário futuras alterações. Isso irá garantir que as informações estejam de fato corretas, independentemente de qual data.