Implementação da etiqueta padrão ISBT 128 no SIHRO

2. Raaby Liandry de Souza Teixeira
  3. Henrique dos Santos Oliveira
Alvo Sistema Integrado de Hemorrede de Rondônia - SIHRO
  • Objetivo estratégico: Visto que o FHEMERON possui a necessidade que o padrão ISBT 128 seja implementado no SIHRO, de modo que a aplicação esteja de acordo com o padrão internacional, o time buscou referências disponibilizadas pela International Society of Blood Transfusion - ISBT e também implementações técnicas da geração de código de barras.
Objetivo Analisar a viabilidade de integração do Sistema Integrado de Hemorrede de Rondônia - SIHRO. Conforme a User Story : “Eu como guardiões, preciso realizar um estudo de caso, de como realizar integração com a implementação de etiqueta no padrão ISBT 128” presente na Sprint número 89 do time Guardiões.
Documentação correlata (opcional)

Sem documentação

Observações Sem observações
1.Desenvolvimento

Estimar as ações que deverão ser realizadas para que o padrão ISBT 128 seja implementado com sucesso.

• Implementar biblioteca de código de barras e Gerar o código de barras com o padrão ISBT (5 pontos);
  • Integrar com a base de dados do ICCBBA (8 pontos);
  • Garantir a captura do registro que é disponibilizado pelo ICCBBA (5 pontos);

1.1. Resultado da Pesquisa

API - Application Programming Interface;

ISBT - international Society of Blood Transfusion;

ICCBBA - International Council for Commonality in Blooding Bank Automation;

SIHRO - Sistema Integrado de Hemorrede de Rondônia;

Após a leitura do “Plano para implementação do padrão”, foi identificado à princípio, através do documento, que se trata de um plano de implementação para a gerência/administração de Hemocentros e não necessariamente instruções referentes à implementação técnica para os desenvolvedores de software.

Tendo isso, foi necessário que outros materiais de instruções fossem buscados na internet, como a “Introdução ao ISBT 128”, disponibilizado pela  International Council for Commonality in Blooding Bank Automation - ICCBBA. O documento citado apresenta o padrão a ser seguido para construção do código de barras ISBT 128:

image-1635164262872.pngFigura 1. Exemplos de códigos de barras segundo a ISBT 128

A primeira categoria denominada como “FIN”, expressa o código identificador do laboratório registrado no ICCBBA. “Ano” remete ao ano da coleta da bolsa e o terceiro, "número sequencial” à quantidade de bolsas que já passaram pelo laboratório naquele ano.

No entanto, possíveis impedimentos foram identificados nesta parte do estudo, como por exemplo, a necessidade do registro internacional do Fhemeron na ISBT 128 para obtenção do código identificador do laboratório, que será exigido para criar o código de barras.

Tendo em vista que o objetivo da implementação do padrão ISBT 128 além de padronizar, também objetiva a leitura de qualquer bolsa de hemocomponente que tenha o padrão ISBT 128 implementado, sendo assim, será necessário também a integração entre as bases de dados da ICCBBA que fornece a lista de todos os hemocentros registrados ao redor do mundo.

Algumas afirmações durante o estudo foram levantados, como:

1 - o processo de implementação do ISBT 128, só poderá ser iniciado quando o FHEMERON registrar-se na plataforma internacional ISBT 128 | ICCBBA | How to Register.

2- O acesso e a inserção de dados às bases do ICCBBA só poderão ser acessadas com o registro do FHEMERON.

IMPLEMENTAÇÃO DO CÓDIGO DE BARRAS

Embora o padrão ISBT 128 não possa ser implementado temporariamente por conta do time não ter o registro do FHEMERON, a geração do código de barras foi implementada em um projeto teste pelo time Guardiões com bibliotecas do .Net Core.

image-1635164419876.png

Figura 4. Código de barras gerado pela biblioteca ZXing.Net.

2.Conclusão

Após a análise pelos integrantes do time Guardiões, foi encontrada na documentação requisitos para implementar o padrão ISBT 128 no SIHRO, tais como: registro prévio do FHEMERON na organização internacional de transfusão de sangue, integração com a base de dados da ICCBBA e biblioteca (encontrada) para geração de código de barras. Caso não haja o registro do FHEMERON no ISBT 128, ainda assim há a possibilidade de implementar código de barras no SIHRO, porém, sem o padrão supracitado. No entanto, para que o FHEMERON esteja de acordo com o padrão internacional, é necessário que o órgão realize os procedimentos burocráticos como pagamento de taxas à organização internacional para que o time desenvolvimento consiga padronizar o SIHRO conforme a ISBT 128.

3.Referências

[1] ICCBA. Introdução ao ISBT 128. 2012. Disponível em: An Introduction to ISBT 128 - Portuguese (iccbba.org). Acesso em: 21 out. 2021.

[2] ICCBA. Plano de implantação do padrão ISBT 128 nos serviços de Hemoterapia . 2012. Disponível em: plano_implantacao_padrao_ISBT128.pdf (saude.gov.br). Acesso em: 21 out. 2021.

[3] MACORATTI, José. Gerar código de barras (TagHelper). 2020. Disponível em: http://www.macoratti.net/20/04/aspc_codbar1.htm. Acesso em: 21 out. 2021.