Ir para o conteúdo principal

Avaliação da viabilidade de integração do Alpha Serviços com o sistema ProConsumidor

Data de elaboração 24/04/2023
Responsável pelo estudo
  • Alef Carvalho da Silva (Analista)
Equipe do estudo
  • André Honório de Andrade Silva (Tecnico)
  • Gezinéia Paula da Costa (Product Owner)
  • Emanuel Rufino Alcantara de Lima (Analista)
  • Rafael Passos dos Santos (Assessor)
  • Alef Carvalho (Analista)
  • Gustavo Felix (Analista)
Alvo Alpha Serviços
Origem

VING-816: Eu, Vingadores preciso realizar um estudo sobre a viabilidade de fazer integração do sistema Alpha com o ProConsumidor

Objetivo

O presente estudo visa analisar a viabilidade técnica e propor soluções para a integração entre o sistema Alpha serviços e ProConsumidor.


1 - OBJETIVO

O presente estudo visa analisar a viabilidade técnica e propor soluções para a integração entre o sistema Alpha serviços e ProConsumidor.

1.1 JUSTIFICATIVA

A SETIC como responsável por gerir as ações do programa governo digital, tem como um de seus produtos o desenvolvimento do sistema Portal do Cidadão.  

Em reunião realizada dia 16/03/2023 na qual estiveram presentes a Gerente de Transformação Digital e a Coordenadora do Procon, com a finalidade de apresentar o Portal do Cidadão afim de avaliar a utilização do mesmo, o seguinte impedimento foi observado:

        • É exigido pelo governo federal que o Procon envie dados dos seus serviços para a plataforma nacional do consumidor chamada de "Pro consumidor", onde reúne dados de todos os entes federativos sobre os serviços prestados pelas representações estaduais da entidade;

1.2 RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que, após este estudo, seja possível identificar se há viabilidade para construção da integração entre os sistemas, além dos meios e recursos técnicos necessários para tal.

2 - INTRODUÇÃO

O ProConsumidor é um sistema de apoio ao consumidor, por meio do qual é possível realizar o registro de reclamações, denúncias e verificar consultas de procedimentos em andamento, relacionados a demandas consumeristas administrativas.

Seu objetivo é trazer mais celeridade ao consumidor, substituindo a plataforma do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) e reunindo dados dos 615 Procons que existem em todos os Estados e no Distrito Federal.

3 - DESENVOLVIMENTO

3.1 CENÁRIO ATUAL 

Atualmente o Procon-RO disponibiliza para o consumidor em seu site links para formulários de denuncia ou reclamação por meio da ferramenta Google Forms. Estes dados são formatados e em seguida registrados de forma manual no sistema ProConsumidor.  

O sistema Alpha permite a uma entidade governamental disponibilizar sua carta de serviços por meio do Portal do Cidadão. Este serviço pode ser atendido de forma presencial, online ou por um sistema externo. Atualmente no Alpha não há nenhuma funcionalidade de integração dos dados de solicitações com outros sistemas. 

3.2 POSSÍVEIS SOLUÇÕES

3.2.1 DISPONIBILIZAÇÃO DA CARTA DE SERVIÇOS PARA ATENDIMENTO EXTERNO

Nesta abordagem o Procon-RO deverá cadastrar a carta de serviços oferecidos ao cidadão por meio do sistema Alpha.

Captura da Web_24-4-2023_155129_alpha.development.local.jpeg

Ao cadastrar as formas de atendimento do serviço deve ser marcada a opção "Atendimento Externo" e informado um link de redirecionamento correspondente:

Captura da Web_24-4-2023_155249_alpha.development.local.jpeg

Obs.: Esta abordagem necessita que os dados inseridos no Alpha tenham que ser manualmente replicados no sistema ProConsumidor.

3.2.2 INTEGRAÇÃO VIA API

Nesta abordagem o Procon-RO deverá conforme mencionado no item 3.2.1 cadastrar os serviços disponíveis por meio do Alpha.

As informações relacionadas as ações de abertura, andamento, resposta, entre outras relacionadas ao fluxo de atendimento da solicitação seriam automaticamente replicadas no sistema ProConsumidor utilizando uma API de integração.

Infelizmente conforme informado pelo setor responsável e destacado na imagem abaixo atualmente não há uma API disponível para comunicação. Entretanto tal solução consta no cronograma de desenvolvimento.

Screenshot_7.png

3.3 POSSÍVEIS IMPEDIMENTOS

Durante o processo de confecção deste estudo notou-se uma grande falta de informação disponível publicamente sobre os responsáveis pelo sistema ProConsumidor. De fato há pouca ou nenhuma documentação deste sistema disponível, além de uma notória dificuldade de contato com os responsáveis pelo seu suporte/desenvolvimento.

Desta forma vislumbra-se possíveis impedimentos futuros em relação ao processo de adequação a novas atualizações, indisponibilidades ou outros problemas na integração entre os dois sistemas uma vez que há dificuldade de contato com os responsáveis.

4 - CONCLUSÃO

Conclui-se pela inviabilidade da integração entre os dois sistemas utilizando solução de comunicação entre APIs no atual momento, contudo há soluções alterativas como a proposta no item 3.2.1 que atendem parcialmente a demanda.

Havendo liberação de tal funcionalidade no sistema ProConsumidor o time poderá, além de consultar este documento, consultar a documentação de fluxograma disponível, além do Product Owner do projeto e demais integrantes da SETIC. 

5 - REFERÊNCIAS