Ir para o conteúdo principal

Estudo sobre a aplicabilidade do rotativa no PPE

Data de elaboração 07/04/21
Responsável pelo estudo

 Ancelmo Luiz Evangelista dos Santos (DEV Team)

 Matheus da Silva Cruz (DEV Team)

Equipe do estudo Caveiras
Alvo Rotativa
Origem

Reparo: Demonstrar alternativas através do rotativa para solucionar o problema de diminiuição da letra do diário oficial.

Objetivo Demonstrar alternativas através do rotativa para solucionar o problema de diminiuição da letra do diário oficial.
Observações O Rotativa é uma biblioteca de conversão de arquivos HTML em PDF baseado na ferramenta wkhtmltopdf, utilizado na plataforma de publicação eletrônica do estado de Rondônia (PPE), para geração do diário oficial no formato de PDF.
1. Introdução

O Rotativa é uma biblioteca de conversão de arquivos HTML em PDF baseado na ferramenta wkhtmltopdf, utilizado na plataforma de publicação eletrônica do estado de Rondônia (PPE), para geração do diário oficial no formato de PDF. Atualmente o PPE utiliza a biblioteca Wkhtmltopdf.NetCore na versão 3.0.1, o que impõe alguns limites em relação à algumas configurações, como por exemplo a configuração para que o um documento não seja reduzido, mesmo com algo dentro do documento que ultrapasse as margens delimitadas anteriormente.

2. Desenvolvimento

Essa limitação levou ao problema de redução da fonte do diário oficial, em casos onde o diário possuía matérias que ultrapassavam as margens. Devido a falta de autonomia do setor do DIOF, para fazer com que essas matérias fossem editadas pelos proprietários para adequação de acordo com o padrão imposto pelo próprio DIOF. Assim chegou a ter diários publicados com a fonte menor que o padrão delimitado.

4. Conclusão

Seguindo a problemática relatada, foram abordados algumas possibilidades para resolução do mesmo:

Item 1: Possibilitar geração de um diário em modo paisagem. É uma abordagem viável, visto que o rotativa proporciona a configuração da orientação de um documento, porém não resolveria de forma completa o problema, pois ainda assim tivesse uma matéria que ultrapassasse as margens delimitadas, o documento seria reduzido para encaixe de todas as matérias.

Item 2: Alteração da biblioteca que utiliza o Rotativa. Atualmente utilizamos a biblioteca Wkhtmltopdf.NetCore por ser a recomendada pelo time BlackOps para o bom funcionamento do Rotativa. Esta biblioteca não permite a configuração direta do Rotativa, não sendo possível assim configurar o que o Rotativa chama de encolhimento inteligente, que é o causador da redução da fonte. A alteração da biblioteca para alguma que permita esta configuração resolveria a problemática da redução da fonte, porém matérias que estivessem fora do padrão das margens, ficariam deformadas, pois o Rotativa estaria configurado para não realizar essa redução automática de todo documento.

- De acordo com os relatos expostos, a solução mais viável é o item 2, isso alinhado a maior autonomia do setor do DIOF, para que as pessoas que criam matérias para o diário oficial, sigam as normas estipuladas pelo próprio DIOF.