Ir para o conteúdo principal

Melhorias de Layout no Portal do Cidadão


Data de elaboração 11/05/2022
Responsável pelo estudo


  1. Rafael Passos dos Santos (Assessor)
  2. Lucas de Souza e Sousa (Assessor)
Equipe do estudo
  1. Gustavo Felix Gomes (Assessor)
  2. Rafael Passos dos Santos (Assessor)
  3. André Honório de Andrade Silva (Tecnico)
  4. Emanuel Rufino Alcantara de Lima (Analista)
  5. Euriane Nogueira (Product Owner)
Alvo Portal do Cidadão
Origem

Melhorias de Layout no Portal do Cidadão

Objetivo Estudar e avaliar quais mudanças serão necessárias para melhoria e correções de Layout em determinadas paginas do Portal do Cidadão.
Documentação correlata
Observações Atualmente o Portal do Cidadão esta em Produção contado somente com a sua pagina web e a versão PWA os dois utilizando o mesmo Layout e Paginas.

1. Objetivo

Estudar e avaliar quais mudanças serão necessárias para melhoria e correções de Layout em determinadas paginas do Portal do Cidadão.

1.1 JUSTIFICATIVA

Durante o Desenvolvimento do Portal do Cidadão o time detectou vários pontos de melhorias de layout e foram aplicado alguns para realizarmos a primeira entrega, mas alguns pontos antes precisam ser melhorados.

1.2 RESULTADOS DA PESQUISA

Identificar as páginas e quais histórias de usuários serão necessárias criar.

2. Introdução

Diante do Layout atual do Portal do Cidadão foi identificado que será necessário realizar algumas modificações para atender melhor os usuários mobile e facilitar a navegação. 

3. Desenvolvimento - Melhorias de Layout no Portal do Cidadão

3.2 CENÁRIO ATUAL

Atualmente o Portal do Cidadão esta em Produção contado somente com a sua pagina web e a versão PWA os dois utilizando o mesmo Layout e Paginas.

3.3 PROBLEMAS DO CENÁRIO ATUAL

Futuramente será criado um projeto WebView para Android e se possível para iOS e todos utilizaram o mesmo Layout e paginas acontecem que alguns telas atualmente estão com problemas referente a visualização em dispositivos móveis que possuem telas menores.

3.4 SOLUÇÃO

- Menu Lateral
O Menu Lateral atualmente atende bem aos mobiles e atende relativamente bem a versão Web, mas pode se aplicar um menu lateral que não ocupe toda a tela e com um Design melhor para o usuário facilitando a escolha das opções.
Alguns fatos curiosos que ocorre com esse menu lateral atual, ao abrir ele ou fechar ele e possível ver por alguns milésimos de segundo o Rodapé do site aparecendo e após sumindo o outro fato é que a tela do Painel do cidadão onde é possível configurar o tipo de notificação que deseja receber e atualizar as suas informações não tem acesso pelo menu lateral, somente é possível acessa-la pela barra superior clicando na sua foto e selecionado "Painel do Cidadão".

- Menu Inferior
O Menu Inferior atualmente conta com quatro opções sendo que uma dessas que é a configuração não funcionando é ao clicar nela você é enviado para uma pagina de Em Construção conforme as capturas abaixo, basta substituir essa opção por outra e apagar as páginas referente a configuração já que atualmente isso vai ser pelo "Painel do Cidadão".

image-1653524970034.png

- Rodapé
O Rodapé do Portal do Cidadão atualmente falta algumas possíveis informações, links de acesso rápido para ajudar usuário e uma melhor estilização, Segue abaixo algumas capturas de telas. Vale saliente que terá que ser corrigido o problema citado acima no Menu Lateral para que possamos melhora o Rodapé.

image-1653525156381.png

image-1653525186087.png

image-1653525172554.png 
- Acompanhar Solicitação, Agendamento e Detalhes da Solicitação e Detalhes do Agendamento
Essa tela e funcionalidade foi uma das ultimas desenvolvidas, acontece que como havia um prazo bem curto foi desenvolvido sem muito carinho a telas pequenas, sendo necessário atualmente melhoria das mesmas.

- Outros

Para finalizar outro possível ponto de melhoria seria unificar a tela de Acompanhamento e o Painel do Cidadão para que o cidadão localize mais fácil as coisas que são de seu interesse, não irei criar história de usuário referente a isso pois é preciso discutir com mais tempo mas é uma possível melhoria de Layout.

4. Conclusão
 

- Fica Concluídos que serão necessário o desenvolvimento das histórias para que tenhamos uma versão melhor para Android e iOS.