Ir para o conteúdo principal

Ideação dos serviços do PROCON

Data de elaboração 06/01/2023
Responsável pelo estudo Anny Ribeiro (Product Owner)
Equipe do estudo Bárbara Fernandes e Khetley Nay
Alvo Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico - Procon
Origem


  • Objetivo Estratégico: Inovar e desenvolver soluções em Governo Digital.
  • Implementação: Estruturação dos serviços do Procon no módulo online.
  • Projeto: Portal do Cidadão
  • Melhoria: Proporcionar a melhor experiência ao usuário e a transformação dos modelos de negócios e os processos operacionais otimizados.
  • Reparo: Tornar o serviços do Procon totalmente online.
Objetivo

Disponibilizar os serviços de forma clara e intuitiva para os cidadãos.

Documentação correlata
Observações

Glossário de Termos

SEDEC - Secretaria de Desenvolvimento Econômico


1. Introdução

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SEDEC é um órgão da administração direta que está voltada ao desenvolvimento do Estado no qual reflete diretamente no cidadão. A SEDEC conta com alguns programas para o cidadão como o Geração emprego, Sine Estadual, Invest Rondônia e o Procon, assim, neste estudo abordaremos sobre o Procon.

O Procon visa ajudar os consumidores do Estado de Rondônia a registrar denúncias e reclamações, ou seja, são denúncias que podem ser registradas diante as empresas privadas que estão cometendo atos ilegais. Dessa maneira, o Procon atualmente possui um site para registrar essas denúncias e reclamações, porém, ao acessar o site o cidadão é direcionado para uma página do Google Forms para assim realizar sua solicitadas, entretanto, esse registro por meio do Forms não leva em consideração a privacidade dos dados do consumidor. Assim, esse registro pelo site pode não ter tanta credibilidade por parte do consumidor, o que ocasiona de o mesmo comparecer até uma unidade presencial para realizar sua denúncia.

Logo, a finalidade desta pesquisa é propor ao Procon a ideação dos serviços de reclamações e denúncias para o módulo online no sistema Alpha, e seus serviços que envolve o manuseio de documentos pessoais, uma vez que o Alpha já adere ao uso da Lei Geral de Proteção de Dados. Como também, trataremos a respeito da economicidade dos serviços públicos, tendo em vista que ao reformular um serviço para o online poderá trazer economia nos gastos, ou seja, diretamente e positivamente o cidadão será impactado.

2. Desenvolvimento

Este estudo tem como objetivo geral implementar  o módulo online, bem como inovar e dar credibilidade às denúncias e reclamações que chegam ao Procon, que hoje é realizado através do Google Forms, e torná-los serviços ofertados totalmente online e como consequência gerar economicidade e agilidade no atendimento. 

Por conseguinte,