Ir para o conteúdo principal

Estudo referente à integração SAURON com Consignação

Data: 19/08/22

Autores: 

  1. Diego Gonçalves de Almeida (Assessor)
  2. Erton D Avila Sotero (Assessor)
  3. Weslle Vinicius dos S. Lima (Assessor)
  4. Ádrian Rabelo Mendes (Assessor)

1. Objetivo

Integrar o sistema de login do Consignação com o login de sistemas do estado, SAURON.

2. Introdução

Consignação hoje possui login próprio, a necessidade de torná-lo único é pela maior segurança e controle de acessos ao mesmo. Usuários com dados de cadastro replicado, exemplo: um único CPF está cadastrado mais de uma vez na base de dados de login do Consignação, senhas inseguras e e-mails inexistentes.

3. Desenvolvimento
  • API-REST de consumo dos dados cadastrados dos funcionários externo em Consignação para registro no banco de dados do SAURON integrando com API criar Usuário do SAURON.
  • Fazer Requisição na URL : [<https://api-sauron.qa.sistemas.ro.gov.br/api/Autenticacao>](<https://api-sauron.qa.sistemas.ro.gov.br/api/Autenticacao>) para gerar o token de autorização para realizar requisições no sistema SAURON para criação de usuário.
  • Criar requisição usando o TOKEN gerado para cada requisição de cadastro de Usuário.
  • Criar redirecionamento para a Tela de Autenticação do SAURON.
  • Configurar URL de acesso padrão após autenticação no SAURON.
4. Conclusão

Após o estudo, conclui-se que a integração do SAURON com o login do Consignação se faz necessária devido à falta de segurança existente na base de dados do Consignação, uma vez que um mesmo CPF pode ser cadastrado para mais de um usuário, problema que já é tratado pelo próprio SAURON.

Além disso, a utilização do SAURON no sistema de login do Consignação trás mais um sistema do Governo do Estado para o SAURON, padronizando autenticação de usuários do Estado.