Ir para o conteúdo principal

Possibilidade de isolar o Sistema de Nomeação e Exoneração (SISNE)

Data de elaboração

21/02/2022

Responsável pelo estudo

Alexandre Freire (Assessor)

Equipe do estudo Caveiras
Alvo SISNE - Sistema de Nomeação e Exoneração
Origem

Melhoria

Objetivo Realizar análise visando encontrar formas de isolar o SISNE (Sistema de Nomeação e Exoneração), para que seja possível lançar uma versão mínima em ambiente de produção, essa ação irá garantir que o produto seja trabalhado e otimizado de acordo com as necessidades encontradas pelos usuários finais.
GLOSSÁRIO
  1. Product Owner: O Product Owner representa os interesses de todos os envolvidos, define as funcionalidades do produto e prioriza os itens de Product Backlog. Fonte: (https://www.trt9.jus.br/pds/Scrum/roles/product_owner_10E7BD3.html).
  2. Product Backlog: É uma lista priorizada, contendo breves descrições de todas as funcionalidades desejadas para o produto. Fonte: (https://www.culturaagil.com.br/product-backlog-o-que-e/).
  3. Scrum Master: O Scrum Master é o membro do time que detém, em geral, maior conhecimento sobre o Scrum (“framework que ajuda as equipes a trabalharem juntas”). Logo, ele é responsável por potencializar o trabalho da equipe. Fonte: (https://www.voitto.com.br/blog/artigo/scrum-master) (https://www.atlassian.com/agile/scrum).
  4. Framework: Estrutura é feita para resolver um problema específico. Fonte: (https://www.lewagon.com/pt-BR/blog/o-que-e-framework).
  5. Full-stack: O desenvolvedor Full-stack é aquele que pode atuar em qualquer etapa do desenvolvimento de sistemas. Fonte: (https://www.proway.com.br/blog/dev-full-stack-o-que-e-isso)
1. INTRODUÇÃO

Atualmente o sistema SISNE está em desenvolvimento a mais de 2 anos, o mesmo possui uma estrutura de código e de operação grande e complexa, envolvendo diversos setores, perfis, permissões e funcionalidades totalmente distintas e dependentes umas das outras.

Portanto isso dificulta o lançamento de uma versão mínima, pois para que o SISNE funcione como o esperado todos os setores teriam que aderir e trabalhar na plataforma em conjunto, além disso constantemente surgem novos requisitos a serem implementados no sistema, o que leva o processo de lançamento a ser adiado com grande frequência.

Sendo assim foi discutido pelo time de desenvolvimento a possibilidade de isolar uma parte do sistema com maior valor para o cliente, e posteriormente encontrar uma maneira de isolar, para que seja possível lançar em ambiente de produção no menor tempo possível.

Com o isolamento e o lançamento desta versão mínima será possível entender e desenvolver funcionalidades de acordo com a real necessidade do cliente, pois durante o processo de ideação do projeto tópicos que seriam necessários acabam não entrando em discussão e consequentemente no processo de desenvolvimento. Logo através dessa versão mínima será possível obter feedbacks e trabalhar na plataforma de acordo com as necessidades encontradas durante o processo de utilização da versão mínima do sistema.


2. DESENVOLVIMENTO 

Em conversa com a equipe de desenvolvimento foi encontrada 3 possíveis formas de atingir o objetivo proposto neste estudo, a ordem descrita é definida através da complexidade, as primeiras posições são as soluções mais fáceis de serem implementadas enquanto as ultimas serão as de maior complexibilidade.

1º - Novo projeto: Criar um novo projeto com foco no cliente mais interessado o qual seria a DECAANE, nessa alternativa o time desenvolver uma nova solução, entretanto iria utilizar o maior numero possível de recursos já desenvolvidos no SISNE com o intuito de reduzir o tempo de entrega, porém seria um projeto novo, totalmente isolado e focado. Pontos negativos: O processo de alimentação de informações dos servidores continua sendo manual. Nível de esforço de 0 a 10: 8.

Obs.: Solução dependente do estudo técnico - Estratégia para migração de dados do CECAANE para o E-estado

2º - Reestruturar projeto SISNE: Essa alternativa buscaria resumir fluxos do atual sistema, a fim de concentrar funções e retirar a dependência da participação de outros setores no processo de nomeação/exoneração para que a DECAANE conseguisse utilizar o sistema. Pontos negativos: Existe grande complexibilidade pois o Decaane que é o maior interessado esta no meio do fluxo do SISNE, devido a grande dependência de outros setores cortar esses fluxos e priorizar o perfil seria mais complexo do que fazer um novo focado exclusivo para Decaane. Nível de esforço de 0 a 10: 9.

Obs.: Solução dependente do estudo técnico - Estratégia para migração de dados do CECAANE para o E-estado.

3º - Refatorar o projeto CECAANE: Nessa opção seria realizado uma refatoração no atual código fonte do sistema CECAANE, com o intuito de otimizar e atualizar o projeto. Promovendo assim as correções necessárias e migrando a plataforma para tecnologias mais atualizadas. Essa solução é possível, no entanto o time não possui experiência com a tecnologia utilizada no projeto CECAANE, o que já levaria o desenvolvimento a requerer um maior prazo até que o time se adapte, além disso o código foi escrito há alguns anos atrás, sendo assim aplicar atualizações, otimizações e incluir no ambiente de desenvolvimento atual será extremamente complexo, dado a forma na qual o mesmo foi escrito. Nível de esforço de 0 a 10: 10.

CONCLUSÃO

As soluções mencionadas tem como principal objetivo lançar um produto mínimo viável, o lançamento de um produto mínimo que atenda o cliente em um curto prazo de tempo será a melhor forma de mensurar e implementar novos recursos sob demanda, aumentando a abrangência para os demais setores interessados de forma gradual.