Cancelamento de agendamentos no Portal do cidadão

Data de elaboração 13/01/2023
  1. Rafael Passos dos Santos (Assessor)
  1. André Honório de Andrade Silva (Tecnico)
  2. Gezinéia Paula da Costa (Product Owner)
  3. Emanuel Rufino Alcantara de Lima (Analista)
  4. Rafael Passos dos Santos (Assessor)
  5. Alef Carvalho (Analista)
Alvo Portal do Servidor

Implementação: Implementação de funcionalidade para cancelar os agendamentos de um determinado dia no portal do cidadão

O presente estudo visa analisar e propor a funcionalidade para cancelar agendamentos e informar o cancelamento ao cidadão.

Documentação correlata
Observações O presente estudo pretende também pretende levantar as Historias dos cards para a Sprint

1. Objetivo

1.1 JUSTIFICATIVA

Ao longo de alguns meses que o Portal do cidadão foi implantado, verificou-se a necessidade de realizar cancelamentos de agendamentos em determinadas datas por motivo de alteração na data do feriado.

1.2 RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que, após este estudo, seja possível identificar uma forma para realizar o cancelamento de agendamentos em uma determinada data.

O Portal do Cidadão é uma aplicação desenvolvida pela SETIC - esta é utilizada por cidadãos do Estado de Rondônia.

3. Desenvolvimento - Cancelamento de agendamentos no Portal do cidadão

3.1 CENÁRIO ATUAL

O cidadão realiza o agendamento em determinada data para ser atendido presencialmente.

Hoje não existe funcionalidade para cancelar agendamentos por parte do gestor. Somente o cidadão consegue cancelar o agendamento.

Também verificou-se a necessidade de gerar uma notificação ao cidadão quando ocorrer o cancelamento.

3.2 SOLUÇÃO

Após a análise do problema, propomos a seguinte solução:

1 - Ao identificar a mudança do feriado, o gestor irá rodar a rotina de "Cancelar Agendamentos do Feriado"

2- Na primeira tela, aparecerão alguns parâmetros para preenchimento

1. Data do feriado
  2. Se o feriado é municipal ou estadual (caso seja municipal deve ser escolhida a cidade)
  3. Informar o motivo do cancelamento

3 - Após isso, aparecerá uma lista de confirmação, mostrando quantos agendamentos por endereço que serão cancelados.

4 - Quando a rotina for executada, a notificação será gerada para o cidadão através da ferramenta de notificações já implementada, informando o motivo que o agendamento foi cancelado.

5 - Gravar um log de execução da rotina: O histórico de execuções deverá ser gravado contendo as seguintes informações: CPF de quem executou, data/hora, motivo, lista com os ids das solicitações canceladas.

6 - (Opcional) - Criar job para verificar se existe agendamentos abertos para dia de feriado ou dia de exceção e notificar o gestor.

3.3 IMPLEMENTAÇÃO E HISTÓRIAS DE USUÁRIOS

Para aplicar a solução acima será necessário as seguintes histórias de usuários:

O que? Pontos Regras Produto

Criar tela com os parâmetros necessários para cancelar os agendamentos:

1. por dia
  2. municipal ou estadual
  3. caso seja municipal, informar qual o município
  4. Campo para informar o motivo do cancelamento
5

- Caso o feriado seja municipal, obter uma lista de municípios e disponibilizar como parâmetro.

Alpha Serviços
Criar rotina para obter os agendamentos de acordo com os parâmetros e mostrar na tela para confirmação 8

- Trazer somente os agendamentos que estão com o status "Agendado" de acordo com os parâmetros

Criar rotina para cancelar os agendamentos filtrados 5

Criar uma barra de progresso para que o usuário possa acompanhar

Notificar os usuários que o agendamento foi cancelado, informando o motivo 5

Ao cancelar, deve ser criada uma notificação para o cidadão ter ciência que o agendamento foi cancelado

Utilizar o maestro que já foi implementado em funcionalidades anteriores

Alpha Serviços
Gravar um log das rotinas executadas (gravando quais solicitações foram alteradas, parâmetros utilizados, quem executou,  motivo e data/hora) 5

Alpha Serviços
(Opcional) Criar job para verificar se existe agendamentos abertos para dia de feriado ou dia de exceção e notificar o gestor 13

- Criar um job para verificar diariamente e gravar se existe ou não  esses agendamentos

- Criar uma tabela para gravar essa informação (notificação para o gestor?)

- Mostrar a informação no dashboard

Opcional: Criar campo de motivo do cancelamento nos agendamentos 3

Opcional: Criar campo data do cancelamento nos agendamentos 3

3.4 POSSÍVEIS IMPEDIMENTOS

Quem irá executar a rotina? O ideal seria um perfil administrador que pudesse cancelar os agendamentos de todas as secretarias. Acreditamos que não seria viável cancelar os agendamentos por secretaria, pois caso haja uma mudança de feriado, essa mudança afeta a todas as secretarias. Ficaria dependendo de cada secretaria realizar o cancelamento desses agendamentos.

Conclui-se que para a devida implementação destas melhorias, o time poderá, além consultar este documento, consultar a PO e os demais integrantes da SETIC, pois objetiva-se a criação da funcionalidade para cancelar os agendamentos.