Ir para o conteúdo principal

[SOLAR] Implementação da assinatura com token para a assinatura de licenças

Data de elaboração 16/05/2022.
Responsável pelo estudo
  1. João Vitor Paulino
  2. Milton Daniel Yama
Equipe do estudo TURING
Alvo Sistema de Outorga e Licenciamento Ambiental de Rondônia (SOLAR)
Origem
  • Objetivo Estratégico: Impactos que a implementação de assinatura com token pode causar no SOLAR.
Objetivo

Estudo com objetivo de analisar os impactos que a implementação de assinatura com token pode causar no SOLAR.

Documentação correlata
Observações Implementando a assinatura com token, o SOLAR garante segurança e autenticidade das assinaturas de licenças no sistema.

1. Objetivo

Estudo com objetivo de analisar os impactos que a implementação de assinatura com token pode causar no SOLAR

2. Introdução

O SOLAR, no momento de criação deste estudo, conta com a assinatura de licenças sem a utilização de um token através da integração com a API do GovDoc, desta forma para assinar um documento basta apenas as credenciais de acesso do usuário designado para assinar a licença e o aceite dos termos de assinatura. Com a implementação da nova forma de assinar com o token, cria-se uma nova camada de segurança para a autenticação da assinatura da licença.

3. Desenvolvimento

A melhoria da funcionalidade de assinar causa impacto na forma com que se assina licença devido a possível necessidade de criar uma nova tela, abandonando o uso da modal de assinatura em favor de uma pagina para inserir os dados necessários para gerar o token e então inserir o código de confirmação recebido.

3.2 Historia e complexidade estimada

Historia Complexidade em pontos
Adequar o método de assinatura de licenças para a inclusão de Token 5

4. Conclusão

Com a implementação de uma nova camada de verificação de usuário na etapa de assinatura, o SOLAR traz uma autenticidade elevada para os documentos emitidos, garantindo segurança para o usuário de que o sistema possui um processo de emissão da licença confiável, promovendo o uso de tecnologias desenvolvidas pela SETIC.

Implementando a assinatura com token, o SOLAR garante segurança e autenticidade das assinaturas de licenças no sistema, refinando o processo de emissão de licenças e outorgas.