Ir para o conteúdo principal

Publicação de aplicativos Android na Play Store - Google Play

Data de elaboração

 12/09/2022

Responsável pelo estudo

João Pedro Rocha Brito (Assessor)

José Henrique dos Santos Nogueira (Assessor)


Equipe do estudo

João Pedro Rocha Brito (Assessor)

José Henrique dos Santos Nogueira (Assessor)

José Lucas da Silva Costa (Analista de Desenvolvimento Full-Stack)

Jônatas Neves Legal (Técnico emTecnologia da Informação e Comunicação) 

Alvo Portal de Rondônia
Origem

Implementação: Publicação de aplicativos Android na Play Store - Google Play.

Objetivo

Demonstrar todos os procedimentos necessários para a publicação de aplicativos no serviço Play Store para viabilizar o acesso público ao portal.
Documentação Correlata Sem documentação correlata.

Observações

Sem observações.

1. Glossário de Termos

  1. Android Studio - Ambiente de desenvolvimento integrado para desenvolver para a plataforma Android.
  2. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
  3. KEYTOOL - utilitário responsável por gerar e administrar chaves e certificados SSL.
  4. SDK - Software Development Kit (kit de desenvolvimento de software).
  5. SETIC - Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação.
  6. SID - Sistema Integrado de Descanso.

2. Introdução


Devido ao advento do Portal de Rondônia, foi necessário buscar maior visibilidade ao projeto e proporcionar maior utilidade em seu uso, foi levantada a hipótese de criar um aplicativo para a plataforma Android e enumerar quais seriam os requisitos para esta publicação. Este estudo objetiva demonstrar todos os procedimentos necessários para a publicação de aplicativos no serviço Play Store para viabilizar o acesso público ao portal.

3. Desenvolvimento - Publicação de aplicativos Android na Play Store - Google Play


Até a presente data 01/09/2022, a empresa Google cobra uma taxa única de 25 dólares para liberar as publicações de aplicativo, o equivale a aproximadamente R$ 130,46 na cotação atual. Após o pagamento, a publicação de aplicativos na plataforma é liberada. Conjuntamente é necessário abordar que será necessário confeccionar todo o material de marketing ou o básico para apresentação introdutória aos usuários. Pois durante o processo de publicar o aplicativo a plataforma solicitará até 5 capturas de tela por resolução de tela. As capturas de tela pelas validações atuais não devem ser transparentes. O ícone deve estar sem filetes e transparência. Por fim, os requisitos abordados devem ser atendidos antes de atender de se iniciar o processo de criação de publicação do aplicativo.

3.1. DAS FUNCIONALIDADES NECESSÁRIAS E SUAS COMPLEXIDADES

3.1.1. Gerar aplicativo em modo release

As formas de gerar aplicativo variam conforme cada framework de desenvolvimento para aplicativos, vejamos exemplos em algumas ferramentas:

Ionic:

ionic build —release android

React Native:

npx react-native run-android --variant=release


3.1.2. Melhorando consumo de RAM do aplicativo com o zipalign

O zipalign é uma  ferramenta que garante que todos os dados descompactados comecem com um alinhamento de byte específico em relação ao início do arquivo, o que reduz a quantidade de RAM consumida. Para realizar a melhoria desse desempenho basta executar o comando a seguir:

3.1.3. Criar certificado para assinatura

A plataforma do Android exige que todos os aplicativos sejam assinados digitalmente com um certificado antes de serem publicados. Para distribuir o aplicativo na Google Play Store, ele precisa ser assinado com um certificado digital em seu lançamento, que será necessário também quando for necessário atualizações futuras. Para criar uma certificado para assinatura no Windows é necessário utilizar a ferramenta keytool que deve ser executada a partir de "C:\Program Files\Java\jdkx.x.x_x\bin", vejamos:

3.1.4. Assinar o aplicativo com certificado digital

De acordo própria instrução da empresa Google, não é necessário instalar Android Studio para assinar digitalmente o aplicativo. Também é possível assiná-lo por linha de comando, usando apksigner para APKs ou jarsigner para pacotes de apps ou configurando o Gradle para assiná-lo durante a criação. Para assinatura usando keytool, deve-se utilizar este comando no terminal do sistema operacional:

3.1.5. Obrigatoridade do Android App Bundle nas publicações

A partir do mês de novembro de 2021, as atualizações dos aplicativos existentes e novos serão necessárias para atingir o nível de API 30 (SDK Android) ou superior e ajustar as mudanças comportamentais no Android 11. Os aplicativos existentes que ainda não foram atualizados, não são afetados e podem continuar sendo baixados da Play Store.

3.1.6. Tempo de publicação e avaliação

A Google não estipula prazo para publicação de aplicativo após o seu envio, mas geralmente  a aprovação não é demorada, o normal é dentro das primeiras 24 horas já está avaliado e pronto para disponibilizar ao público na loja. 

3.2. Possíveis problemas

Para prevenir possíveis problemas que podem ocorrer, recomendados inicialmente a leitura dos termos de serviço do Play Console, vejamos:

Termos de Serviço do Play Console

Em vigor a partir de 29 de abril de 2020

1. Termos aplicáveis

1.1. Agradecemos por usar o Play Console. O Play Console é um serviço fornecido aos desenvolvedores no link https://play.google.com/apps/publish pela Google LLC, uma sociedade de responsabilidade limitada de Delaware, com estabelecimento principal em 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, Estados Unidos; Google Ireland Limited, uma empresa incorporada na Irlanda, com estabelecimento principal em Gordon House, Barrow Street, Dublin 4, Irlanda; Google Commerce Limited, uma empresa incorporada na Irlanda, com estabelecimento principal em Gordon House, Barrow Street, Dublin 4, Irlanda; e Google Asia Pacific Pte. Limited, uma empresa incorporada em Singapura, com estabelecimento principal em 70 Pasir Panjang Road, #03-71, Mapletree Business City, Singapura 117371. O Google poderá atualizar periodicamente as próprias entidades e os respectivos endereços (chamados coletivamente neste documento de "Google", "nós" ou "nosso"). Seu uso individual do Google Play Console está sujeito a estes Termos de Serviço do Google Play Console ("Termos").

1.2. Para aceitar os Termos e usar o Play Console, é preciso ter pelo menos 18 anos de idade e maioridade legal no seu país para firmar um contrato vinculante com o Google.

1.3. Estes Termos constituem um contrato vinculante entre Você e o Google em relação ao seu uso do Play Console.

1.4. Estes Termos complementam o Contrato de distribuição para desenvolvedores do Google Play, disponível em https://play.google.com/intl/pt-BR_ALL/about/developer-distribution-agreement.html ("DDA", na sigla em inglês). É necessário aceitar o DDA para usar o Play Console.

1.5. O Google pode disponibilizar o Play Console para Você pela Web (nas versões para computador e dispositivos móveis) e como um app. Isso inclui ferramentas de gerenciamento, publicação e listagem, além de métricas e insights baseados em dados derivados do desempenho de apps associados à Conta de desenvolvedor no Google Play e no sistema operacional Android.

2. Definições

Os termos iniciados por maiúsculas não definidos nestes Termos têm os significados indicados no DDA.

Proprietário da conta: é o usuário que criou a Conta de desenvolvedor.

Usuário do console: são usuários adicionais da Conta de desenvolvedor que não sejam o Proprietário da conta.

Você: refere-se a qualquer usuário individual do Play Console, como Proprietário da conta ou Usuário do console.

3. Privacidade e informações

3.1. Os dados coletados ou usados de acordo com o uso do Play Console estão em conformidade com a Política de Privacidade do Google. Além disso, existem alguns casos especiais explicados abaixo que são aplicáveis aos dados relacionados ao Play Console que o Google coleta.

3.2 Ao usar o Play Console ou as APIs Google Play Developer (disponíveis em https://developer.android.com/google/play/developer-api), o Google coleta algumas Informações de uso. As Informações de uso são dados sobre seu uso do Play Console, como visitas à página e dados visualizados, suas interações com os recursos e funcionalidades da ferramenta (incluindo os relacionados ao gerenciamento dos apps da Conta de desenvolvedor), suas ações ao usar as APIs Google Play Developer, seu e-mail de login no Play Console, os endereços IP e os carimbos de data/hora associados a essas atividades. O Google associará essas Informações de uso à Conta de desenvolvedor.

3.3. Todas as Informações de uso coletadas pelo Google podem ser compartilhadas com o Proprietário da conta, para possibilitar, entre outras coisas, o gerenciamento da Conta de desenvolvedor, inclusive para auditar ações e monitorar possíveis abusos.

3.4. Caso um app seja transferido para uma nova Conta de desenvolvedor, todas as Informações de uso relacionadas a ele serão associadas à nova Conta de desenvolvedor e poderão ser compartilhadas com o Proprietário da conta nova, conforme descrito na Seção 3.3.

3.5. O Google reterá as Informações de uso enquanto a Conta de desenvolvedor associada estiver ativa. Possíveis mudanças na sua capacidade de acessar o Play Console ou no status do seu login de usuário (incluindo a desativação) não afetarão esse período de retenção.

4. Restrições de uso

Não é permitido usar o Play Console para:

  • outros propósitos além da função pretendida do Play Console descrita nos Termos e em outros documentos do Play Console;
  • envolver-se, promover ou incentivar atividades ilegais ou comportamentos abusivos;
  • desativar, interferir, fazer engenharia reversa ou burlar qualquer aspecto do Play Console;
  • acessar qualquer outro produto ou serviço do Google de maneira que viole os termos de serviço relacionados.

5. Modificação e encerramento de serviços

5.1. O Google pode alterar, descontinuar ou limitar o acesso a qualquer recurso ou funcionalidade do Play Console a critério exclusivo do Google, incluindo métricas de relatórios, por qualquer motivo e a qualquer momento, sem responsabilidade para Você ou para o Proprietário da conta.

5.2. Caso o Play Console seja descontinuado, na medida do possível, o Google avisará Você com antecedência razoável. Caso qualquer recurso de relatório ou métrica de nível superior seja descontinuado, o Google fará o possível para enviar um aviso prévio por escrito com pelo menos 30 (trinta) dias de antecedência, por meio de mensagens no produto, e-mails, postagens do blog ou por outros meios razoáveis.

5.3. O Google pode fazer alterações nos Termos a qualquer momento, mediante aviso prévio, incluindo a possibilidade de se recusar a continuar a usar o Play Console. O Google publicará um aviso de modificações nos Termos no Play Console (play.google.com/console) e enviará uma mensagem para seu e-mail de contato. As alterações não são retroativas. Elas entrarão em vigor e serão consideradas aceitas por Você (a) imediatamente para aqueles que se tornaram Proprietários da conta ou Usuários do console após a publicação da notificação ou (b) para aqueles que já eram Proprietários da conta ou Usuários do console, na data especificada no aviso, que não será menos do que 30 (trinta) dias após as alterações serem postadas (exceto as alterações relacionadas a novas funções do Play Console ou exigidas pela legislação, que entram em vigor imediatamente).

5.4. Se Você não concordar com as alterações dos Termos, será necessário encerrar o uso do Play Console, porque essa é sua única e exclusiva medida judicial nessa situação. Você concorda que o uso continuado do Play Console constitui sua concordância com as modificações dos Termos.

5.5. Se Você violar quaisquer Termos, o Google poderá encerrar seu acesso ao Play Console. Além disso, no limite máximo permitido por lei, o Google pode encerrar seu acesso por qualquer motivo, mediante aviso prévio por escrito com 30 (trinta) dias de antecedência.

6. Termos legais gerais

6.1. A legislação aplicável e a jurisdição estabelecidas no DDA se aplicam a todas as reivindicações decorrentes ou relacionadas aos Termos ou ao seu relacionamento com o Google de acordo com os Termos.

6.2. Os Termos, o DDA e os Termos de Serviço da API Google Play Developer (caso Você use essas APIs) constituem o acordo integral entre Você e o Google e regem o uso do Play Console, substituindo integralmente todos os contratos anteriores entre Você e o Google relacionados ao Play Console. A versão em inglês dos Termos tem prevalência, e as traduções, se existentes, não são vinculantes e servem somente para referência. Em caso de conflito entre os Termos, o DDA e os Termos de Serviço da API Google Play Developer, os Termos serão aplicados.

6.3. As Seções 2 (Definições), 3 (Privacidade e informações) e 6 (Termos legais gerais) permanecerão válidas após o vencimento ou rescisão destes Termos.

A leitura deste dispositivo vai evitar que o aplicativo seja suspenso ou retirado do público por violações ao regimento da empresa. Seguir os termos de serviço é essencial para a boa manutenção das atividades.

3.3. Valor agregado

Devido aos altos índices e aumentos da utilização de telefone móvel, faz total sentido ampliar os portais da SETIC quando possível para as lojas de aplicativos. De acordo com o IBGE, a porcentagem das pessoas com 10 anos ou mais de idade que acessam à Internet por meio de celular e de televisão aumentou, enquanto a porcentagem das que acessam à Internet por meio de microcomputador ou tablet diminuiu, isso significa que a ascensão aos dispositivos móveis pela nova geração será maior e as políticas governamentais devem se enquadrar ao novo cenário, vejamos gráfico:

image.png

Por fim faz total sentido fazer com que os portais alcancem mais ainda o mundo dos dispositivos móveis e que possibilite também maior interação da sociedade com os serviços públicos.

4. Conclusão


O presente ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR, elaborado pelos integrantes técnicos do time TITÃS, considerando a análise dos desafios técnicos envolvidos e citados, conclui pela VIABILIDADE DA PUBLICAÇÃO NA PLAY STORE uma vez que foram considerados os potenciais benefícios em termos de eficiência e também os problemas envolvidos, principalmente potenciais problemas de desempenho. Em complemento, os contratempos identificados são administráveis, pelo que RECOMENDAMOS o prosseguimento da demanda. 

5. Referências