[VISAON] Reestabelecer conexão de busca dos CNES no DataSUS

Data de elaboração 07/02/2022.
  1. João Vitor Paulino
  2. Milton Daniel Yama
Equipe do estudo TURING
Alvo Plataforma digital de vigilância sanitária de rondônia(VisaOn)
  • Objetivo estratégico: Nesse estudo serão levantadas as funcionalidades necessárias para reestabelecer conexão de busca dos CNES no DataSUS.
Objetivo Realizar estudo sobre estabelecer novamente a busca dos CNES no DataSUS.
Documentação correlata
Observações Este estudo está vinculado a outro estudo anterior: [VISAON] Busca de CNES... | Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (sistemas.ro.gov.br)

1. Objetivo

realizar estudo sobre estabelecer novamente a busca dos CNES no DataSUS.

De acordo com o estudo [VISAON] Busca de CNES... | Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (sistemas.ro.gov.br) onde é levantado o porquê da busca de CNES não estar funcionando, nesse estudo serão levantadas as funcionalidades necessárias para reestabelecer conexão de busca dos CNES no DataSUS.

3. Desenvolvimento

3.1 As funcionalidades necessárias para atender a necessidade
  • Criar model para receber os dados da api do DataSUS;
  • Criar função para fazer a requisição para api;
  • Criar uma appservice para intermediar a action com a função de requisição, tratando exeções;
  • Criar action que chame a função de requisição;
3.2 Complexidade de cada funcionalidade

A complexidade da criação da model vem de verificar se os dados que são necessários no VisaOn podem ser encontrados na API do DataSUS;

Ao criar a appservice deve-se atentar ao tratamento de erros que podem ocorrer na requisição e tratá-los de forma específica para que seja de fácil entendimento do desenvolvedor que estará depurando o código;

Para função de requisição para API, a complexidade é em criar uma requisição assíncrona que envie o(s) parâmetro(s) em um corpo XML e que espere o retorno dos dados também em formato XML;

Ainda falando sobre XML, uma complexidade que deve ser levada em conta é que para conseguir fazer testes de requisição do tipo SOAP será necessário seguir os passos da documentação de integração do CNES do DataSUS:

Especificacao-Tecnica-para-Integracao-com-o-Cadastro-Nacional-de-Estabelecimentos-de-Saúde.pdf (saude.gov.br)

Com os tópicos acima citados, entende-se que as histórias para que a conexão de busca dos CNES no DataSUS são:

Título Pontuação
Como Agevisa, preciso consultar o CNES da entidade pública que estou cadastrando no VisaOn para que quando o cadastro seja finalizado, a entidade pública possa estar apta a solicitações. 8