Ir para o conteúdo principal

Atualização cadastral no e-Estado - Guardiões e Esquadrão

Data de elaboração 21/06/21
Responsável pelo estudo

Raaby Liandry De Souza Teixeira

Equipe do estudo
  1. João Cícero Romão Gomes de Oliveira
  2. Raaby Liandry de Souza Teixeira
  3. Henrique dos Santos Oliveira
Alvo E-Estado
Origem
  • Objetivo estratégico: Avaliar uma maneira para realizar o envio das informações da atualização cadastral para o e-estado. Conforme a User Story: “Eu como guardiões, preciso realizar um estudo analítico de como colocar os dados da atualização cadastral no e-estado assim que atualização for aprovada pelo RH” presente na Sprint número 74 do time Guardiões.
Objetivo Tendo em vista que é de interesse da SEGEP manter os dados dos colaboradores do estado o mais próximo da realidade possível, a necessidade de realizar uma atualização automática no e-estado com as informações do servidor público é latente. Considerando que, hoje, tais demandas são feitas manualmente pela CADG, o objetivo é facilitar o processo através da automatização de acordo com o aval do RH dos colaboradores ao definir a atualização cadastral como “aprovada”.
Documentação correlata (opcional) Sem documentação
Observações Sem observações
1.Desenvolvimento

Encontrar uma forma de “converter” o Script hoje utilizado pela CADG para realizar a migração de dados da atualização cadastral para o e-Estado utilizando uma API desenvolvida pelo time Esquadrão Suicida. Definir a quantidade de pontos previstos para a funcionalidade em demandas conseguintes. 

Possíveis tarefas a serem realizadas para inserção/alteração de dados da Atualização Cadastral no e-Estado:

  1. Utilizar a integração com a API do Pentágono (3 pontos)
  2. Realizar a ação de inserção/atualização de dados no e-estado relacionado a dados pessoais (necessidade de realizar dois deparas em Estado Civil e Tipo de Raça - 8 pontos);
  3. Realizar a ação de inserção/atualização de dados no e-estado relacionado Filiação (3 pontos);
  4. Realizar a ação de inserção/atualização de dados no e-estado relacionado Endereço (5 pontos);
  5. Realizar a ação de inserção/atualização de dados no e-estado relacionado Contatos (3 pontos);
  6. Realizar a ação de inserção/atualização de dados no e-estado relacionado Escolaridade e Grau de Instrução (5 pontos);
  7. Realizar a ação de inserção/atualização de dados no e-estado relacionado a Dados Bancários  (2 pontos);
  8. Realizar a ação de inserção/atualização de dados no e-estado relacionado a Tipo de Registro Profissional (2 pontos);
  9. Realizar a ação de inserção/atualização de dados no e-estado relacionado a Tipo de Registro de Deficiência (2 pontos);
  10. Realizar a ação de inserção/atualização de dados no e-estado relacionado a RG  (2 pontos);
  11. Realizar a ação de inserção/atualização de dados no e-estado relacionado a Título de Eleitor (2 pontos);
  12. Realizar a ação de inserção/atualização de dados no e-estado relacionado a Pis (2 pontos);
  13. Realizar a ação de inserção/atualização de dados no e-estado relacionado a Reservista (3 pontos);

SEGEP- Secretaria Estadual de Gestão de Pessoas;

CADG - Coordenadoria de Análise e Gestão de Banco de Dados;

Script- conjunto de instruções para que uma função seja executada em determinada aplicação.

API - Application Programming Interface

IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Levantamento dos dados que serão atualizados no e-Estado

 

Conforme o conversado com os integrantes da CADG, foi fornecido o Script com com os campos atualizados


1.1. Resultado da Pesquisa


Realizada uma reunião no dia (24/03/2021 por volta das 12h30) com a CADG para melhores especificações do Script criado e os dados levantados para a criação do mesmo, foi fornecida uma planilha construída pelo integrante Andrews José, com os campos de banco de dados relacionados da aplicação origem (Atualização cadastral) com os campos da aplicação destino (e-Estado). Conforme a imagem abaixo:

 

 

Figura 1. Campos disponíveis na atualização cadastral comparada com os campos do e-Estado.

 

Foi informado pela CADG, todas as dificuldades e empecilhos ocorridos ao realizar a migração dos dados para o e-Estado, entre elas: a conversão de dados de ‘Filiação’ em pessoa no e-Estado, o modo como foi salvo a informação de município na Atualização Cadastral (descrição do município e não código do IBGE), isso porque existem vários municípios com nomes iguais, porém, de estados diferentes. Teve de ser realizada também, o depara de alguns dados como: estado civil e raça, no qual foi realizado o tratamento no Script para que o dado fosse adequado.

 

O que foi idealizado a princípio pelo time Guardiões, foi o mesmo sugerido pela CADG: realizar tais alterações através da aplicação por meio de uma API.

 

No dia 25/03/2021, por volta das 9h45, foi realizada uma outra reunião com o time Esquadrão Suicida - mantenedor da aplicação e-Estado. No qual foi demonstrado a planilha com a relação dos campos presentes na Atualização Cadastral que seriam inseridos/atualizados no e-Estado através da aplicação. O time informou que a API para realizar tais ações está pronta e documentada, foi disponibilizado também o link para estudo da documentação e todos os campos habilitados para manuseio do e-Estado.

 



Figura 2. Documentação da API Pentágono, podendo ser observado ao lado esquerdo da imagem os campos disponibilizados para manuseio nas aplicações.

 

Foram obtidas durante a reunião algumas observações:

  • Necessidade da realização da substituição dos dados das tabelas auxiliares (depara).

  • Necessidade de uma resolução para a migração de município de nascimento do servidor;

  • Necessidade de remoção de filiação a obrigatoriedade de CPF (Esquadrão Suicida);


Vale salientar o quanto a CADG e o time Esquadrão Suicida se mostraram dispostos a encontrar uma resolução para a atualização dos dados no e-Estado. Segundo o time do Esquadrão, qualquer dúvida ou necessidade durante a ação da demanda proposta, pode ser tirada com os mesmos.

2.Conclusão

Após a análise pelos integrantes do time Guardiões, com o auxílio do time Esquadrão Suicida e a CADG, foi possível chegar aos resultados [1] é possível realizar a atualização dos dados do e-Estado através da API confeccionada e documentada pelo Esquadrão Suicida. [2] Deverá ser realizado tratamentos quanto a dados que são diferentes no e-Estado e Atualização Cadastral [4] Deverá ser realizado um tratamento quanto aos dados dos municípios dos servidores presentes na Atualização Cadastral. O conjunto das ações resultarão em um total de 42 pontos de complexidade estimados.

3.Referências

[1] GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA. Pentágono. 2020. Disponível em: Pentágono (getpostman.com).  Acesso em: 25 mar. 2021.