Implementação de notificação via e-mail e meu acesso no SID

Data de elaboração

18/08/2021

João Pedro Rocha Brito (Assessor)

João Pedro Rocha Brito (Assessor);

José Lucas da Silva Costa (Analista de Desenvolvimento Full-Stack)

Jônatas Neves Legal (Técnico em Tecnologia da Informação e Comunicação)

Alvo Sistema Integrado de Descanso

Implementação: Notificação via e-mail e meu acesso no SID.

Informar ao chefe imediato, por meio de e-mail e no sistema Meu Acesso, uma nova solicitação que necessita ser homologada.
Documentação Correlata

Documentação Técnica: https://hermes-api.dev.local/swagger/

Sem observações.

1. Glossário de Termos

1.  SID - Sistema Integrado de Descanso.

Inicialmente o SID (Sistema Integrado de Descanso) é o sistema responsável pelo controle de férias do Poder Executivo Estadual, atualmente o Portal do Servidor no ato de uma solicitação de férias ou remarcação se comunica com o SID para lançamento de uma solicitação.

3. Desenvolvimento - Implementação de notificação via e-mail e meu acesso no SID

3.1 E-mail

A notificação por e-mail é em tese possível, foi levantada a hipótese de utilização sistema HERMES que foi criado com a finalidade auxiliar no envio de e-mails. A documentação técnica disponível no endereço eletrônico https://hermes-api.dev.local/swagger/ foi analisada pelo time e ficou constatado que a sua utilização é válida e recomendada.

3.2 Sistema Meu Acesso

Devido ao time TITÃS não ser responsável pelo referido sistema, a notificação neste sistema vai necessitar reuniões com o time responsável para sanar dúvidas a respeito da implementação da funcionalidade.

3.3 Possíveis problemas

Após diálogo entre os integrantes do time TITÃS, identificou-se que para o envio de um e-mail ao chefe imediato após uma solicitação de férias ou de remarcação, é necessário passar por uma série de etapas que serão demonstradas no fluxograma a seguir:

image-1629124609888.png

Fonte: Titãs

Consequentemente, o excesso de requisições em outros sistemas pode gerar um custo de processamento alto no sistema, pois o SID não armazena as informações necessárias para obter diretamente o e-mail de uma pessoa.

Outro problema desta implementação é o excesso de e-mails na caixa de entrada dos responsáveis pelas homologações, podendo estes serem considerados spam pelos servidores de e-mail dos destinatários.

3.4 Valor agregado

A notificação através do e-mail poderá conscientizar os chefes imediatos da novas solicitações, possibilitando a redução das solicitações na situação de "Aguardando Homologação".

O presente ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR, elaborado pelos integrantes TÉCNICOS do time TITÃS, considerando a análise dos desafios técnicos envolvidos e citados, conclui pela VIABILIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DA NOTIFICAÇÃO DE MODO CRITERIOSO, uma vez que foram considerados os potenciais benefícios em termos de eficiência e também os problemas envolvidos, principalmente potenciais problemas de desempenho da aplicação. Em complemento, os contratempos identificados são administráveis, pelo que RECOMENDAMOS o prosseguimento da demanda. Ressalva-se que o ideal é que a periodicidade de envio dos e-mails seja no máximo diária, para esta atividade recomenda-se a construção de um Job que faça o envio no período desejado.

5. Referências