Ir para o conteúdo principal

Relatório Atualização Cadastral

RESUMO

Este relatório técnico tem como objetivo apresentar as funcionalidades do sistema Atualização Cadastral. O sistema foi desenvolvido para atender às necessidades do Governo do Estado de Rondônia, fazendo com que os servidores possam atualizar seus dados todos os anos.

Neste relatório, serão apresentadas todas as funcionalidades disponíveis no sistema. Além disso, serão abordados aspectos técnicos relacionados à sua implementação e utilização, tais como a infraestrutura necessária e a segurança dos dados do sistema.

 

RELATÓRIO

As funcionalidades do sistema estão divididas em três partes, onde a primeira parte trata-se das funcionalidades que permitem os servidores do estado de Rondônia façam a inclusão ou atualização dos seus dados; a segunda parte do sistema trata-se das funcionalidades que os servidores que trabalham no RH fazem a avaliação dos dados que os servidores incluem, esse processo chama-se homologação da Atualização Cadastral do servidor; a terceira parte são as funcionalidades que permitem os servidores visualizarem seus dados, os dados visualizados nesta funcionalidades são os dados homologados e que foram enviados para o E-Estado.

 

SEGURANÇA

Todas as funcionalidades são controladas por acesso de usuário, ou seja, cada usuário que acessa o sistema tem regras atreladas a ele, sendo assim o acesso só é controlado pelas regras atreladas a cada usuário. Por exemplo: caso o usuário tenha a regra de RH então ele terá acesso as funcionalidades de RH, a funcionalidade de excluir a prova de vida no momento da homologação é um exemplo. Caso o usuário não tenha essa regra atrelada ele não pode acessar ou realizar as funcionalidades.

Todas as regras são definidas pelo gerenciador de acesso, que é o Sauron, sendo assim ao realizar o acesso a qualquer sistema o usuário já tem possui as regras de acesso ao sistema.

Além de controlar as funcionalidades pelas regras de usuário temos outros tipos de controle, cada solicitação é feita através do método POST, assim privando os dados de aparecerem na URL, também é utilizado a tecnologia que impede requisições de sistemas de fora que não estão no escopo de governo do estado de RO, essa tecnologia é o AntiForgeryToken. Podemos citar também que todas as API conectadas a atualização são controle por token de acesso ou por escopo e que temos todas as verificações de dados feitas através do back-end, assim não possibilitando que qualquer usuário faça uma alteração durante as requisições.


FUNCIONALIDADES

PRIMEIRA PARTE

As funcionalidades da primeira parte são os formulários que coletam os dados do servidor, essas funcionalidades só podem ser acessadas pelo próprio servidor e seguem o seguinte fluxo:

Quando o servidor acessa cada formulário, o sistema consulta se existe a informação do formulário acessado no E-Estado, caso exista, o sistema obtém a informação e salva para que o servidor possa realizar a atualização dos dados se necessário, caso a informação não exista, o sistema Atualização Cadastral disponibiliza os formulários para que o servidor possa incluir as informações. Este fluxo segue para todas as informações que são solicitadas na Atualização Cadastral.

Após o envio das informações o servidor envia para a homologação. A Figura 1 apresenta uma das telas da fase comentada anteriormente.

Figura 1

Figura 1

SEGUNDA PARTE

As funcionalidades da segunda parte disponibilizam os dados do servidor para o RH (Recursos Humanos, servidor de cada secretaria que tem a atribuição de RH), cada RH vê os dados dos servidores que estão vinculados a sua secretaria. Estas funcionalidades seguem o seguinte fluxo:

O servidor que tem perfil de RH acessa a tela que disponibiliza a lista servidores que já enviaram seus dados para serem homologados, o servidor do RH seleciona um dos servidores da lista, então o sistema disponibiliza os dados do servidor que foi selecionado para serem analisados.

Após análises dos dados o servidor do RH pode “Homologar” ou “Indeferir” a Atualização Cadastral, caso a atualização seja indeferida então o sistema permite que dono da informação corrija e realize o envio novamente para que a atualização seja reavaliada, caso a atualização seja homologada então o sistema prepara os dados e os envia para o E-Estado. Após o envio o sistema Atualização Cadastral apaga as informações da sua base, assim mantendo todos os dados no E-Estado.

A Figura 2 apresenta uma das telas de listagem dos servidores vista pelo RH e a Figura 3 apresenta a tela que mostra as informações do servidor para o RH.

Figura 2

Figura 2

Figura 3

Figura 3

TERCEIRA PARTE

As funcionalidades da terceira parte disponibilizam os dados que foram homologados pelo RH e só podem ser visualizados pelo servidor logado. A figura 4 representa a funcionalidade.

Figura 4

Figura 4