Ir para o conteúdo principal

Estudo para criação de Formulário Dinâmico


Data de elaboração 19/02/21
Responsável pelo estudo
  1. Gustavo Felix Gomes (Assessor)
  2. Rafael Passos dos Santos (Assessor)
  3. Alexsandro Rocha Fernandes (Assessor)
Equipe do estudo
  1. Gustavo Felix Gomes (Assessor)
  2. Rafael Passos dos Santos (Assessor)
  3. André Honório de Andrade Silva (Tecnico)
  4. Emanuel Rufino Alcantara de Lima (Analista)
  5. Euriane Nogueira (Product Owner)
Alvo Formulário Dinâmico
Origem

Estudo para criação de Formulário Dinâmico

Objetivo Este documento visa avaliar as necessidades internas do Formulário Dinâmico API e a possibilidade de ser utilizado em outros sistemas.
Documentação correlata


Observações O estudo levantou as necessidades e histórias para implementação das funcionalidades em futuras sprints.

Autores:

 
  1. Gustavo Felix Gomes  (Assessor)
  2. Rafael Passos dos Santos  (Assessor)
1. Objetivo

Este documento visa avaliar as necessidades internas do Formulário Dinâmico API e a possibilidade de ser utilizado em outros sistemas.

2. Introdução

Foi levantada a necessidade de utilização de um formulário dinâmico padrão para o portal do servidor. Para que esse mesmo formulário não fosse criado em várias bases, foi solicitado estudo para viabilidade de criação da API e utilização em vários sistemas.

3. Desenvolvimento - Estudo para criação de Formulário Dinâmico

3.1 Necessidades Identificadas na API

1. Ajustar na API a criação dos formulários para que haja a devida separação dos sistemas que irão consumi-lo.
2. Ajustar na API o envio das respostas dos formulários para que sejam devidamente salvos e distinguidos das respostas existentes, conforme a identificação do sistema que criou aquele formulário.
3. Ajustar na API a leitura dos formulários e de suas respostas para que seja requisitada a identificação do sistema que o criou, visando maior segurança.
4. Ajustar na API o envio das respostas de perguntas do tipo anexo para que se permita a utilização de outros servidores de arquivo que não seja apenas o MinIO pelo sistema que criou o formulário.
5. Ou, alternativamente, estudar uma forma da API receber o anexo e ela própria salvar em seu servidor de arquivos.

3.2 Necessidades Identificadas ao sistema que consumirá a API

1. Ao Sistema que irá consumir a API – atualmente, é necessário que seja utilizado um servidor de arquivos próprio para o envio das respostas do tipo anexo e logo após, fornecer ao Formulário Dinâmico API o caminho daquele anexo para que ele possa armazenar o endereço como resposta.
2. A API não isenta o sistema que irá utiliza-la de criar sua própria UI, tendo em vista que esta serve como facilitador de criação, armazenamento e leitura dos formulários.
3. O sistema precisa informar um ID único para que a API possa fazer a distinção entre os sistemas que a utiliza.

3.3 Sugestões de histórias

1. Eu, como SETIC, preciso ajustar no Formulário Dinâmico API a criação dos formulários para que haja a devida separação dos sistemas que irão consumi-lo. (8 pontos)
2. Eu, como SETIC, preciso ajustar no Formulário Dinâmico API o envio das respostas dos formulários para que sejam devidamente salvos e distinguidos das respostas existentes, conforme a identificação do sistema que criou aquele formulário. (8 pontos)
3. Eu, como SETIC, preciso ajustar no Formulário Dinâmico API a leitura dos formulários e de suas respostas para que seja requisitada a identificação do sistema que o criou, visando maior segurança. (5 pontos)
4. Eu, como SETIC, preciso ajustar no Formulário Dinâmico API o envio das respostas de perguntas do tipo anexo para que se permita a utilização de outros servidores de arquivo que não seja apenas o MinIO pelo sistema
que criou o formulário. (8 pontos)


4. Conclusão
 

O estudo levantou as necessidades e histórias para implementação das funcionalidades em futuras sprints.