Alteração do valor da matéria para Prefeituras Municipais do Estado de Rondônia

Alexandre Freire (Assessor)

Equipe do estudo Caveiras
Alvo PPE

• Implementação: Editar valor da matéria, auditoria ao editar valores.

• Melhoria: Autonomia do DIOF em definir valor das matérias por tipo de cliente
Objetivo Realizar um estudo técnico sobre os impactos na alteração da funcionalidade de cálculo das matéria para um tipo de cliente em específico e definir a melhor abordagem para a implementação de tal funcionalidade.
Observações Desenvolvimento de nova feature e possíveis impactos no desenvolvimento

O sistema PPE realiza o cálculo da matéria automaticamente, essa operação é dividida entre caracteres e imagem, ambos possuem fórmulas de cálculos e valores diferentes, conforme imagens 1 e 2 abaixo.

2. Desenvolvimento

Diante da Portaria nº 25 de 20 de dezembro de 2021 que revoga a Resolução n° 01/2019/CASACIVIL-DITELGAB, de 13 de agosto de 2019, as Prefeituras Municipais do Estado de Rondônia possuem um valor diferenciado no calculo dos caracteres e imagens.

Imagem 1 - Cálculo do caractere da matéria.

valordamateria.png

Imagem 2 - Cálculo da imagem

valordaimagem.png

Os valores definidos mediante a Resolução n° 01/2019/CASACIVIL-DITELGAB estão registrado fixamente no banco de dados (DB) sem distinção do tipo de cliente.

2.1 SOLUÇÃO PARA A ALTERAÇÃO DOS VALORES

Com base na análise da aplicação e dos códigos fontes do sistema PPE, a equipe técnica sugere o desenvolvimento de uma nova funcionalidade em que disponibilizar a autonomia ao diretor e vice-diretor ao realizar a alteração dos valores dos caracteres e imagem por tipo de clientes.

Atualmente o sistema possui os seguintes clientes pagantes:

• Instituição municipal
  • Prefeitura
  • Câmara
  • Avulso
  • Pessoa Física
  • Autarquias

2.2 AÇÕES

• Verificar se é necessário desenvolver uma nova feature para configurar o PPE
  • Verificar que tipo de entidade irá criar a matéria para definir o valor a ser calculado
  • Refatorar os locais que sofrerão impacto durante a atualização da feature
  • Verificar se ocorrera atualização na modelagem da base de dados
  • Atualizar os testes que envolvem a feature

2.3 VANTAGENS

Atualização da configuração do valores via sistema

Melhoria na qualidade do código, facilitando a manutenção

2.4 DESVANTAGENS

Demandara mais tempo para o desenvolvimento, pois o sistema sofrerá grande impacto na implementação atual

Remodelagem no banco de dados

Restruturação de classes

Alteração de dados em reprodução (DARES em aberto)

Atualização das regras de negócio

3.1 Sugestão de User Stories

Como Administrador, desejo visualizar o valor da matéria por tipo de cliente.
Como Administrador, desejo alterar o valor da matéria por tipo de cliente.
Como Administrador, desejo ter um histórico de registro nos valores da matéria.
Como caveiras, preciso refatorar o calculo da matéria.