Ir para o conteúdo principal

[SOLAR] Padronização de listagem no sistema

Data de elaboração 20/07/22
Responsável pelo estudo
  1. Anderson Anschau
  2. João Vitor Paulino Nobre
  3. Milton Daniel Yama
Equipe do estudo TURING
Alvo Sistema de Outorga e Licenciamento Ambiental de Rondônia (SOLAR)
Origem
  • Objetivo Estratégico: Analisar e dar sugestão de padronização de listagem nas páginas do SOLAR.
Objetivo

Estudo com objetivo de analisar, mostrar os pontos fortes e fracos das maneiras que os conteúdos estão sendo mostrados e dar sugestão de padronização de listagem nas páginas do SOLAR.

Documentação correlata
Observações Um segundo estudo deve ser criado para implementação da analise deste estudo.

1. Objetivo

Estudo com objetivo de analisar, mostrar os pontos fortes e fracos das maneiras que os conteúdos estão sendo mostrados e dar sugestão de padronização de listagem nas páginas do SOLAR.

2. Introdução

Atualmente, as páginas de listagem mais acessadas são as de processo e empreendimento, por esse motivo elas serão utilizadas como exemplos. Essas listagens, apesar de estarem mostrando os dados necessário para o usuário, precisam de uma alteração visual para que o usuário tenha uma melhor experiência de leitura, por isso deverá ser criada uma User Story para padronizar as listagens mostradas no sistema.

3. Desenvolvimento

3.1 Historia e complexidade estimada
Historia Complexidade em pontos
Eu, como Sedam, preciso que as listagem de processos seja padronizada para uma melhor leitura 5

Nos anexos a seguir vemos a listagem de processos e empreendimentos. E como dito anteriormente, a visualização dos dados acontece, mas o usuário não tem uma boa experiência quando muitos dados são mostrados nessas páginas. Além de que a caixa de pesquisa segue formatos diferentes em ambas as páginas.

processos.png

Anexo1 - listagem de processos no SOLAR

image.png

Anexo 2 - listagem de empreendimentos no SOLAR

Além das listagem que são mostradas em páginas inteiras (Anexos 1 e 2), também existem as listagens que são mostradas apenas em um pequeno espaço da página, chamados esses espaços de cards. 

Essas listagens podem ser grandes, mas não ocupam uma página inteira. Costumam ser mostradas em conjunto com outros dados para agregar valor ao usuário, dando a ele uma informação mais consistente. Porém, como nos anexos 3, 4 e 5 que estão abaixo, vemos que essas listagens seguem seus próprios padrões:

tecnicos-de-analise.png

Anexo 3 - listagem de técnicos de análise vinculados a um processo

documentos-comprobatorios.png

Anexo 4 - listagem de documentos comprobatórios vinculados a um processo

atividades-do-empreendimento.png

Anexo 5 - listagem de atividades do empreendimento vinculados a um processo

A ideia proposta para padronizar as listagens mostradas em páginas inteiras é, primeiro, remover os Id das listas, em segundo lugar unir dados para ocuparem a mesma coluna, como razão social e cpf/cnpj.

Caso as ideias sugeridas não forem aderidas pela pessoa que vai se responsabilizar pela U.S.(User Story), então uma solução rápida seria seguir a padronização que existe na listagem de processos, onde o cursor mostra o limite do item que eu posso clicar, não existe botão de visualizar detalhes pois ao clicar no item eu já redirecionado para os detalhes do mesmo.

Já para listagem que acontece em cards, isto é, listagens que não ocupam 100% da página, é possível seguir o protótipo do anexo 6, onde o espaçamento entre os itens é menor, existe um botão de visualizar onde podesse ver os detalhes do item e por terem um espaçamento menor entre eles, existe uma linha entre eles para delimitar o espaço de cada item, como mostrado no protótipo a seguir:

image.png

Anexo 6 - listagem de processos no SOLAR

3.2 Valor Agregado

Com a padronização das listagens no SOLAR, o usuário pede ver melhor os itens listados, já que o protótipo sugerido foi pensado para uma lista que tenha muitos itens na mesma página, e esse é justamente o cenário apresentado atualmente.

4. Conclusão

Com o levantamento da situação atual das listagens no SOLAR, foi mostrada a diferença entre as páginas de processo e empreendimento, além de algumas outras listas como técnicos de análise, documentos comprobatórios e atividades do empreendimento, logo após foram sugeridas ideias de como simplificar as listas, junto com um protótipo de como seria o resultado final para uma lista que tenha muitos itens. Com isso o estudo se encerra solicitando a criação de uma U.S. para efetuar a tarefa de padronizar as listagens no SOLAR.