Ir para o conteúdo principal

Funcionalidades do SID

Data de elaboração

29/10/2021

Responsável pelo estudo

João Pedro Rocha Brito (Assessor)


Equipe do estudo

João Pedro Rocha Brito (Assessor)

José Lucas da Silva Costa (Analista de Desenvolvimento Full-Stack)

Jônatas Neves Legal (Técnico emTecnologia da Informação e Comunicação) 

Alvo Sistema Integrado de Descanso
Origem

Implementação: Funcionalidades do SID.

Objetivo

Implementar novas funcionalidades no Sistema Integrado de Descanso.
Documentação Correlata Sem documentação correlatada.

Observações

Sem observações.

1. Glossário de Termos


 
  1. SID - Sistema Integrado de Descanso.

2. Introdução


 

Qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre o uso do SID (Sistema Integrado de Descanso), pode se beneficiar da leitura deste estudo. O SID é usado atualmente em muitos contextos diferentes e para vários fins no Governo do Estado de Rondônia. O sistema é usado como uma ferramenta para a gestão de férias dos servidores.

3. Desenvolvimento - Funcionalidades do SID


 
Funcionalidade são recursos que realmente funcionam para fornecer ao usuário o resultado desejado. Por exemplo, um requisito básico do SID é a marcação de férias durante o período de planejamento. Nesse caso, a disponibilização da marcação de férias é o recurso, e o processo de marcação é a funcionalidade. O SID pode oferecer opções básicas de férias, de acordo com as atribuições, termos e condições, fluxos de trabalho e regras de negócio. Quando se aborda sobre funcionalidade, remete em como compreender melhor o que o sistema pode realmente fazer. As funcionalidades são capazes de fornecer maior valor ao usuário.


3.1. Funcionalidade de correção de férias

A correção de férias é uma funcionalidade exclusiva para as férias lançadas anteriores ao ano de 2020, pois essas férias na forma anterior eram importadas no sistema de planilhas. Resumidamente solicitações de férias a partir de 2021 não necessitam de correção pois já nasceram no SID e podem ser retificadas por meio de outras solicitações.

A solicitação de correção de férias tecnicamente em sua implementação funciona da seguinte forma:

image-1635434590269.png

Um fator que deve ser observado com mais atenção é a linha que trata a respeito das férias anteriores ao ano de 2020, vejamos:

image-1635434668066.png

Após o incidente que excluiu a solicitação de paralisação de férias do servidor MAICO M. D. S. no ano aquisitivo de 2020, a equipe verificou que o código impediria tal exclusão pela regra contida na codificação. Desta forma resta a hipótese de uma intervenção no banco de dados.


3.2. Funcionalidade de envio do assentamento

A funcionalidade de enviar o assentamento tem por objetivo enviar as portarias do SID ao e-estado, essas portarias são divididas e categorizadas em 4 tipos, sendo elas:

  • Planejamento Anual
  • Remarcação
  • Interrupção
  • Suspensão

3.2.1. Regras gerais

  • O envio deste tipo de portaria possui as seguintes regras.
  • A portaria deve ser da unidade orçamentária do solicitante do envio.
  • O agendamento da portaria no PPE deve ter sido protocolado.
  • A portaria não pode já ter sida enviada.

3.2.2. Regras de Planejamento Anual

  • Nenhuma especificação além das contidas nas regras gerais.

3.2.3. Regras de Remarcação

  • O envio do assentamento deve inativar todos os assentamentos remarcados.
  • Se já contiver assentamento existe, somente atualizar.

3.2.4. Regras de Interrupção

  • No envio de de assentamento deve-se enviar o código 84 referente as férias regulares.
  • Registrar a data de interrupção.
  • O assentamento originário deve ser atualizado.

3.2.5. Regras de Suspensão

  • No envio de de assentamento deve-se enviar o código 168 referente a suspensão de gozo de férias.
  • No envio informar o período de férias que vai ser suspenso.


3.3. Complexidade

Não houve complexidade significativa para a o levantamento dos requisitos deste estudo, o que ocorreu foi apenas a análise do código e seu funcionamento para explicação teórica ou prática.


3.4. Possíveis problemas

A funcionalidade apontada no item 2.1. pode ser um problema potencial, em hipótese não deveria existir mais pelos motivos já expostos, os usuários do sistema costumam abrir chamados por conta de sua existência e alegarem falhas pela restrição de regras do ano aquisitivo. Em suma é um função que deveria ser desconsiderada no SID.

Já a abordagem do item 2.2. consiste no atual envio de assentamentos, que é uma função cuja as regras já estão implementadas e já foram refatoradas, em hipótese não há impedimentos neste quesito. 


3.5. Valor agregado

O presente estudo tem por objetivo informar aos leitores a condição e regras das funcionalidades envolvidas nos tópicos. O valor que se agrega é o conhecimento das regras para melhor desenvolver processos ou refatorações nestas funcionalidades.

4. Conclusão


 

O presente ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR, elaborado pelos integrantes TÉCNICOS do time TITÃS, considerando a análise das funcionalidades abordadas, conclui pela DEMONSTRAÇÃO DE DETALHES DAS FUNÇÕES APRESENTADAS, uma vez que foram considerados seus funcionamentos e também os problemas envolvidos. Em complemento, os contratempos identificados são administráveis, pelo que RECOMENDAMOS a desativação da funcionalidade de CORREÇÃO DE FÉRIAS pelos motivos já citados. 

5. Referências