Ir para o conteúdo principal

[VISAON] Busca de CNES para cadastro de estabelecimentos de entidade pública

Data de elaboração 04/02/2022.
Responsável pelo estudo
  1. João Vitor Paulino
  2. Milton Daniel Yama
Equipe do estudo TURING
Alvo Plataforma digital de vigilância sanitária de rondônia(VisaOn)
Origem
  • Objetivo estratégico: Abordar a necessidade de reestabelecer a conexão do sistema VisaOn com a API do DataSUS para buscar os CNES.
Objetivo Estudo com objetivo de mostrar uma solução para busca de CNES para o cadastro de estabelecimentos de entidade pública no sistema VISAON.
Documentação correlata
Observações O Sistema VisaOn faz a Busca de CNES através de uma API do DataSUS, essa API consome um XML que está atualmente com problemas, isso prejudica o fluxo de cadastro de entidade pública. Por isso a criação deste estudo.

1. Objetivo

Estudo com objetivo de mostrar uma solução para busca de CNES para o cadastro de estabelecimentos de entidade pública no sistema VISAON

2. Introdução 

A Agevisa precisa realizar a Inspeção de uma Unidade de Saúde (entidade pública) no VisaOn. Para isso é preciso cadastrar essa unidade, na realização do cadastro é necessário consultar o CNES da entidade pública, após a consulta de CNES a Agevisa dá andamento informando o restante dos dados para finalizar o cadastro da unidade. Com a finalização do cadastro já é possível criar ordens de inspeção referentes a unidade recém cadastrada. 

O Sistema faz a Busca de CNES através de uma API do DataSUS, essa API consome um XML que está atualmente com problemas, isso prejudica o fluxo de cadastro de entidade pública. Este estudo tem como objetivo abordar a necessidade de reestabelecer a conexão do sistema VisaOn com a API do DataSUS.

3. Desenvolvimento

3.1 Funcionalidades necessárias para atender a necessidade 

Antes de iniciar com as funcionalidades necessárias é preciso ter um usuário e senha para autenticação de cada requisição feita ao WebService de CNES.

Segundo o documento de integração ao barramento SOA do CNES [Especificacao-Tecnica-para-Integracao-com-o-Cadastro-Nacional-de-Estabelecimentos-de-Saúde.pdf (saude.gov.br)] as requisições são feitas através de um aplicativo especifico para realizar requisições SOAP, este aplicativo é o SoapUI que pode ser baixado no link [http://www.soapui.org/downloads/soapui.html]. 

Com o aplicativo baixado e instalado e preciso criar um projeto no SoapUI com a conexão ao WebService de CNES utilizando o contrato WSDL [https://servicoshm.saude.gov.br/cnes/EstabelecimentoSaudeService/v1r0?wsdl] do ambiente de homologação. 

Com isso é possível criar requisições SOAP através do código CNES ou CNPJ para obter dados do estabelecimento. 

O VisaOn precisa ter métodos para consultar entidade publica através do código de CNES ou CNPJ, essa consulta precisa ser enviada no formato XML e esperar a resposta nesse mesmo formato para poder usar os dados. 

3.2 Complexidade de cada funcionalidade 

A criação do método para consulta de CNES depende do entendimento de como funciona a consulta através do aplicativo SoapUI. 

Também depende do quanto e familiar trabalhar com XML. Não é necessário se preocupar com quantas vezes o método será chamado no VisaOn, já que até o momento o único lugar onde é necessário saber os CNES é no cadastro de uma entidade pública. 

3.3 Possíveis problemas 

Por se tratar de um banco de dados que não e de nossa responsabilidade, é possível que a estrutura de como os dados são retornados mude, fazendo com que seja atualizado também o recebimento desses dados no VisaOn. 

Assim como pode ocorrer com a estrutura dos dados de retorno, há uma possibilidade de que os endpoints acessados sejam mudados. Independente do motivo da mudança, é um problema que será mais difícil de reconhecer à primeira vista pois pode ser mascarado como apenas um erro de consulta que não encontrou o valor procurado, dando a entender que ele não existe no banco de dados. 

3.4 Valor agregado 

Com o reestabelecimento da conexão entre o VisaOn e a API do DataSUS responsável por CNES será possível efetuar do início ao fim o cadastro de uma entidade publica no VisaOn, agregando valor ao cliente com mais um fluxo do sistema que pode ser utilizado sem ajuda de terceiros. 

4. Conclusão 

Este estudo mostrou os caminhos percorridos para o levantamento de um problema que surgiu no VisaOn, a consulta de CNES, e uma possível solução para resolve-lo. Esse estudo pode ser utilizado como material de apoio por aquele que se encarregar da tarefa de reestabelecer a conexão entre VisaOn e DataSus.