Ir para o conteúdo principal

[Simeron] Finalização do Produto até 29/Março/2022


Data de elaboração 19/09/22
Responsável pelo estudo
  1. Gabriel Santi Binda (Assessor)
  2. Raissa de Sousa Stolduski (Assessor)
  3. Taillon Miguel Gonçalves (Assessor)
Equipe do estudo Tambaqui
Alvo Processo
Origem

o que originou o estudo? usar alguma destas classes:

  • Objetivo estratégico: identificação das funcionalidades a serem implementadas ao final do projeto
Objetivo O objetivo deste estudo é analisar e estimar o esforço de entregar até 29/Março o que falta do produto Simeron para que possa ser implantado em produção e comece a ser utilizado.
Documentação correlata (opcional) https://documentos.sistemas.ro.gov.br/books/simeron-uBk
Observações
1. Introdução

Dentro deste estudo, será identificado as funcionalidades que falta ser implementadas e/ou melhoradas afim de que seja alcançado o objetivo. Além disso, será determinado as user stories para finalização do produto junto com a pontuação determinando o esforço/complexidade.

2. Desenvolvimento
2.1 Conversa com o Time do Hospub

Foi identificado que no Simeron está faltando a saída do medicamento pelo paciente. A partir disso, analisamos e identificamos que o esforço para implementar esse módulo, ou melhor, desenvolver e integrar esse novo produto com o Simeron seria um esforço muito grande e não seria possível implementar em tempo hábil.  A alternativa que encontramos foi integrar o Simeron com o módulo de Prescrição de Médica e Baixa do Medicamento pela Farmácia do Hospub. Conforme conversado com o time que dá manutenção do Hospub junto ao Time Tambaqui¹, a melhor alternativa para resolver o problema do Simeron e facilitar a integração com o Hospub seria o Hospub ter uma API com dois métodos. Sendo eles:

  1. Consultar dados da prescrição médica e da baixa dada no medicamento pelo farmacêutico: Para que o Simeron possa dar baixa no medicamento no e-Estado e assim, possa ter também a rastreabilidade desde da entrada no CAFI até a saída para o paciente.
  2. Importar entrada na unidade/hospital: Para que o Simeron possa informar ao Hospub que houve uma entrada no estoque daquela unidade/daquele hospital.

A priori, será possível somente ser implementado o primeiro método informado acima. Conforme conversado com o time do Hospub, o Hospub será temporariamente alimentado através de uma injeção de dados manual para que o mesmo continue operando até que o segundo método seja implementado. Sem o segundo método, o Hospub não terá entradas de medicamento constando e assim, pode chegar a faltar estoque além de que, mesmo que seja feito a injeção de dados manualmente, constará um estoque divergente.

Ficou combinado de que o Time Tambaqui irá levantar quais informações são necessárias para dar baixa no e-Estado e será enviado no email clemilsongalvao@gmail.com do Clemilson (Hospub) as informações que precisamos. E será levantado pelo time do Hospub quais as informações que eles precisarão para que seja realizada a entrada de medicamentos no Hospub.

Informações levantadas que a priori são relevantes para a baixa do Simeron:

  • Prescrição médica
    • Medicamento
    • Paciente: para rastrear aonde foi parar o medicamento.
    • Médico: para saber quem que prescreveu o medicamento.
  • Baixa do farmacêutico:
    • Quantidade liberada: para saber a quantidade que será dado baixa.
    • Lote: para saber qual lote que será dado baixa.
    • Validade: para confirmar que o lote selecionado está correto.
    • Farmacêutico: para saber quem autorizou a baixa.

Foi identificado também que será necessário fazer o esforço de montar uma tabela DE/PARA que constará o identificador do medicamento no Hospub e o identificador do medicamento no e-Estado, e assim, facilitar a integração e cruzamento de dados.

2.2 Análise do Time Tambaqui

Essa análise foi elaborada pelos desenvolvedores (Raissa e Taillon) junto ao Product Owner (Adriano) e Scrum Master (Wagner). Foi identificado que será necessário implementar ou melhorar as seguintes funcionalidades dentro do Simeron:

  • Corrigir a funcionalidade de Aceite do Medicamento (que é quando a solicitação atendida é recebida pela unidade solicitante).
  • Finalizar a funcionalidade de Corte da Ordem de Separação (onde a solicitação foi atendida mas foi identificado um erro ao separar ou ao receber a solicitação e será necessário realizar um ajuste na solicitação/ordem de separação).
  • Implementar a parte de relatórios. A priori, será feito um estudo para ver se será possível os desenvolvedores integrar ao Power BI e colocar no Simeron usando o iframe pois os usuários da SESAU/CAFI possuem um know how da ferramenta que facilitará e dará autonomia para que eles possam gerar os relatórios que precisam.
  • Integrar ao Hospub. Essa parte de criar a API dentro do Hospub para que o Simeron possa integrar à ele será implementada pelo time do Hospub, o que gera uma dependência deles. Após a implementação dessa API, será implementado o consumo (que é a baixa ocasionada pela prescrição médica e é aprovada pelo farmacêutico) do Hospub dentro do Simeron.
3. Conclusão

Essa estimativa foi realizada pelos desenvolvedores do Time Tambaqui (Raissa e Taillon). Foi identificado as storias e pontuação para alcançar o objetivo (lembrando que é uma estimativa): 

  • Como João do CAFI, preciso realizar o corte do estoque [ao separar] pois ao separar, o separador identificou que há uma divergência de estoque - 5 pts
  • Como João do CAFI, preciso realizar o corte do estoque [ao receber] pois ao receber, a unidade identificou que há uma divergência de estoque - 5 pts
  • Como Miltão do CAH, ao receber uma solicitação preciso negar um item pois ao receber, identifiquei que há uma divergência no estoque - 5 pts
  • Como João do CAFI, não estou conseguindo dar aceite pois está dando erro e mesmo quando não está apresentando erro, está sendo encaminhado para o departamento errado - 5 pts
  • [ESTUDO] Como Tambaqui, preciso analisar a integração do PowerBI com o banco de dados do Simeron pois facilitará a geração de relatórios para o usuário proporcionando autonomia para os usuários e menor custo para o Governo de Rondônia - 8 pts
    • Como Tambaqui, preciso integrar o PowerBI ao banco de dados do Simeron pois facilitará a geração de relatórios para o usuário proporcionando autonomia para os usuários e menor custo para o Governo de Rondônia - 13 pts
    • Como João do CAFI, preciso acessar o PowerBI dentro do Simeron pois preciso gerar relatórios afim de que eu possa fazer auditorias e análise de dados - 8 pts
  • Como Tambaqui, preciso montar uma tabela De/Para de medicamentos pois ao integrar com o Hospub, será necessário identificar o medicamento pelo código recebido no Simeron e informar o código pelo qual o medicamento será identificado no Hospub - 13 pts
  • Como Tambaqui, preciso integrar ao módulo de baixa do Hospub pois preciso pegar as informações necessárias para dar baixa no medicamento que foi liberado para paciente pelo médico e farmacêutico - 21 pts
  • Como Tambaqui, preciso integrar ao módulo de entrada do Hospub pois preciso informar a entrada do medicamento na unidade para que o Hospub continue operando - 21 pts


¹ Conversa ocorreu no dia 07/03/2022 às 09h na SESAU. Participantes: Time Tambaqui (Raissa, Taillon e Adriano) e Time do Hospub (Clemilson e [pegar nome])