Ir para o conteúdo principal

Arquivamento de DARE's no PPE

Data de elaboração 07/07/22
Responsável pelo estudo
  • Alexandre dos Santos Freire Ferreira (Assessor)
  • Moisés Ferreira Evangelista (Assessor)
Equipe do estudo Caveiras
Alvo PPE - Plataforma de Publicação Eletrônica de Diários Oficiais do Estado de Rondônia.
Origem
  • Implementação: Arquivamento de DARE's no PPE, a fim de manter histórico e integridade das informações.
Objetivo O objetivo inicial do estudo era atender uma demanda solicitada pelo DIOF, onde fosse possível encontrar uma forma de ignorar todas as DARE's até 26/06/2022 da CAERD, e contar a partir de 27/06/2022 a verificação de vencimentos das DARE's, a fim de evitar bloqueio por situação de inadimplência.
Observações O arquivamento vai manter histórico de todos os registros, além de manter a integridade das informações. Logo, ao arquivar os registros permanecem no banco.

1. Introdução

O sistema PPE até então, não possui uma funcionalidade que atenda essa necessidade relatada anteriormente. Sendo necessário realizar um estudo técnico, a fim de encontrar formas viáveis de atender essa necessidade, contudo mantendo a integridade das informações registradas até o atual momento.

2. Desenvolvimento

Atualmente a estrutura de dados do sistema, referente a DARE e matérias, se encontra da seguinte maneira:

image.png

Dessa forma, se a equipe de desenvolvimento for atender a solicitação, sem trabalhar em uma nova funcionalidade, seria necessário ou excluir os registros do banco de dados ou marcar como pagas, gerando inconsistências de ambas as formas.

3.1 Soluções

Com base na atual estrutura do projeto, a solução mais viável encontrada, foi criar uma nova funcionalidade que permitira o arquivamento de DARE's. Internamente no projeto, a nova tabela ira se chamar "ArquivoDeDares", contendo os dados do responsável pelo arquivamento e a devida justificativa, além de também adicionar um novo status chamado "Arquivada", a fim de conhecimento, os status atuais das DARE's são "Aguardando Pagamento", "Paga" e "Vencida".

image.png

3.2 Tela De Arquivamentos

A visualização principal das DARE's arquivadas, será conforme o exemplo abaixo:

image.png

E estará disponível apenas no perfil de administrador, sendo acessível através de um submenu, dentro do menu financeiro. Nessa tela, os registros poderão ser filtrados, e também ficara visível a "Data, Cliente, Quantidade e Valor Total".

3.3 Tela Novo Arquivamento

A tela de criação de arquivamento será seguinte maneira:

image.png

Onde o administrador ira selecionar o cliente e filtrar. Na caixa de seleção, só serão exibidos os clientes que estiverem inadimplente ou possuir dares vencidas. Ao clicar em buscar, será listado as DARE's, e o administrador ira escolher e arquivar de acordo com a necessidade.

3.4 Coluna De Situação Financeira

Outro recurso que será criado para facilitar o gerenciamento, será criar uma coluna "Situação", na listagem de secretarias dentro do perfil de administrador, onde vai ser possível saber se o cliente esta adimplente ou inadimplente sem a necessidade de visualizar os detalhes.

image.png


3.5 Tela Detalhes Da Secretaria Com Mais Informações

Além desse recurso, agora ao clicar em detalhes, o administrador poderá ter uma visão mais ampla da situação financeira do cliente, conforme o exemplo abaixo:

image.png

3. Conclusão

Após uma analise técnica da atual estrutura do sistema, foi definido pela equipe de desenvolvimento, que a melhor maneira de atender a demanda solicitada pelo DIOF, é desenvolver um funcionalidade de arquivamento das DARE's, onde será possível principalmente manter todos os registros de DARE's arquivadas, para fins de histórico e auditoria, além também de manter a consistência dos dados.