Ir para o conteúdo principal

Levantamento de possíveis melhorias no processo de quitação automática de parcelas de empréstimo de servidores (Sistema Consignação)

Data de elaboração 26/07/2023
Responsável pelo estudo
  1. André Honório de Andrade Silva (Técnico)
Equipe do estudo
  1. Arthur Leandro dos Anjos Nunes (Product Owner)
  2. Emanuel Rufino Alcantara de Lima (Analista)
  3. Alef Carvalho (Analista)
  4. Gustavo Felix (Analista)
  5. Thiago Alencar (Estagiário)
Alvo Consignação
Origem

Implementação: Levantamento de melhorias a serem feitas no processo de quitação

Objetivo

Levantar e estimar as melhorias a serem implementadas no Consignação

Documentação correlata
Observações O presente estudo pretende também pretende levantar as Historias dos Cards para a Sprint 
1. Objetivo

O Presente estudo objetiva levantar e expor possíveis funcionalidades que visam melhorar o processo automatizado de quitação de parcelas. 

1.1 JUSTIFICATIVA

Devido a problemas no processo de quitação, a SETIC realiza procedimentos manuais para a completude da quitação das parcelas. 

1.2 RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que após a conclusão desse estudo seja possível listar e estimar possíveis melhorias nas funcionalidades de quitação, diminuindo assim a necessidade mensal da realização de procedimentos manuais para a correção dos dados em banco de dados.

2. Introdução

O processo de quitação automática de parcelas, no presente momento, apresenta algumas falhas que impedem a completude da quitação de algumas parcelas, logo se faz necessário realizar algumas correções. No entanto este código apresenta uma complexidade muito grande em sua manutenção, o que torna muito arriscada qualquer tentativa de melhoria neste trecho específico da funcionalidade de quitação automática. Após o processo completo, caso não estejam todas as parcelas quitadas corretamente, existem duas ações que são tomadas pela setic, para que as parcelas sejam devidamente quitadas: geração de relatório de parcelas com valor a pagar igual a zero, quantidade de parcelas igual a zero e status ativo; execução de script atualizando o status para quitado nas parcelas listadas no relatório gerado anteriormente.

Logo se faz necessário realizar um levantamento de algumas funcionalidades que abstraem estes serviços de correção de quitações que são manualmente realizados pela setic, para que sejam implementadas no sistema Consignação. 

3. Desenvolvimento

3.1 CENÁRIO ATUAL

Atualmente a funcionalidade de quitação automática apresenta problemas de completude, permanecendo algumas averbações ativas mesmo com o valor restante a pagar zerado.

3.2 SOLUÇÕES PROPOSTAS

Devido ao alto nível de complexidade encontrada na funcionalidade de quitação automática, é possível estimar que uma alternativa mais rápida e que representa menos riscos a integridade geral do código fonte, seria a de desenvolver funcionalidades complementares à quitação automática.

A primeira trata-se de uma tela nova no sistema com um relatório, que informa o usuário se a quitação foi bem sucedida ou não. Este relatório trará todas as parcelas indevidamente ativas.

A segunda funcionalidade trará um botão na mesma tela anteriormente criada, que executa um script de atualização do status das parcelas que não foram devidamente quitadas.

3.2.1 Relatório de Averbações Ainda Não Quitadas

Atualmente os dados são obtidos via script direto em banco de dados, utilizando o seguinte script:

SELECT DISTINCT
a.COD_AVERBACAO,
a.VLR_PARCELA,
a.VLR_PAGO,
a.VLR_A_PAGAR,
a.MES_REFERENCIA,
a.ANO_REFERENCIA,
QTD_PARCELA,
a.IND_STATUS,
a.NUM_MATRICULA,
a.DAT_CRIACAO,
a.DAT_ALTERACAO,
a.COD_VERBA
FROM
AVERBACAO a
JOIN CORRESPONDENTE c ON
c.COD_CORRESPONDENTE = a.COD_CORRESPONDENTE
JOIN AVERBACAO_DESCONTO ad ON
ad.COD_AVERBACAO = a.COD_AVERBACAO
JOIN VERBA v on
v.COD_VERBA = a.COD_VERBA
join TIPO_VERBA tv on
tv.COD_TIPO_VERBA = v.COD_TIPO_VERBA
WHERE
a.VLR_A_PAGAR = 0
AND a.IND_STATUS = 'ATV'
and v.COD_TIPO_VERBA = 1
;

Com base neste script é possível se obter todas as parcelas que ainda estão incorretamente ativas, logo é possível criar uma tela com esta filtragem para que - após executado o processo de quitação, o usuário com maior permissão de acesso possa constatar via sistema se o processo está certo ou não, o que eliminará a necessidade de intervenção manual da SETIC na elaboração deste relatório.

3.2.2 Funcionalidade de Atualização de Status das Parcelas

A partir do relatório gerado pelo sistema, será possível desenvolver uma nova funcionalidade que complementará a quitação. Esta funcionalidade utilizará a filtragem criada para atualizar o status das averbações que não foram devidademente atualizadas com a quitação automática. Estima-se que esta funcionalidade complementar não trará problemas a estabilidade do sistema como um todo e então entregará o resultado necessário para o momento em questão, no qual o sistema passa por uma série de problemas relacionados a integridade de dados e segurança.

Atualmente a SETIC conta com o apoio da CAGD para a atualização manual dos dados em banco de dados, então uma breve colaboração entre a CODE e a CAGD será necessária para o desenvolvimento desta funcionalidade.

3.2 HISTÓRIAS DE USUÁRIO

Para aplicar a solução acima será necessário as seguintes histórias de usuários:

O que? Pontos Regras Produto
Criar tela com relatório de parcelas relatório de servidores cujo as averbações com o valor a pagar = 0 e quantidade de parcelas = 0 com tipo de empréstimo = 1, a partir de script de filtragem existente. 8

Permitir apenas usuários administradores acessarem esta tela.

Consignação
Criar botão na tela de relatório, que acione uma funcionalidade de corrigir o status das averbações com o valor a pagar = 0 e quantidade de parcelas = 0 com tipo de empréstimo = 1.  8

Permitir apenas usuários administradores acessarem esta tela.

Consignação
Salvar log com informações sobre quem realizou a ação de corrigir status das averbações. 5

Salvar logs com todas as informações pertinentes ao usuário.

Salvar informações de quais foram as averbações afetadas.

Consignação

3.3 POSSÍVEIS IMPEDIMENTOS

É possível que existam alguns problemas relacionados a tecnologia utilizada na criação do sistema, ou a falta de disponibilidade da CAGD para colaboração com a CODE no desenvolvimento destas funcionalidades.

4. Conclusão

Conclui-se que a entrega destas funcionalidades complementares à quitação automática trarão benefícios ao sistema e a todos os servidores que fazem empréstimo consignado.