Ir para o conteúdo principal

[Simeron] Analise do fluxo de rotas do e-Estado


Data de elaboração 16/08/2022
Responsável pelo estudo

Gabriel Santi Binda

Raissa de Sousa Stolduski
Taillon Miguel Gonçalves

Vinicius da Rosa Pereira
Ádelle Camarão Monteiro

Equipe do estudo Tambakiss
Alvo Simeron
Origem

Melhorar integração e fluxo do Simeron junto ao e-Estado

Objetivo Analisar o fluxo do Simeron e identificar o motivo do sistema não dar baixa ao receber os medicamentos pelo solicitante, para isso será feita a análise das rotas de almoxarifado do e-Estado, como: Criar Requisição, Analisar Requisição, Criar Pré-Separação, Criar Ordem de Separação e Receber Item
Documentação correlata (opcional)

Simeron, e-Estado

Observações

1. Introdução

Dentro deste estudo, será feito testes das funcionalidades que afetam diretamente o fluxo do Simeron, será feito análise de código que pode ter afetado o sistema, consumo das rotas do e-Estado e todos os parâmetros estão sendo passados corretamente.

2. Desenvolvimento

2.1 Funcionalidades analisada

Por ser um sistema que é baseado em consumo de api do e-Estado o simeron utiliza algumas rotas como:

  • Criar Requisição, é a primeira rota no fluxo é utilizada para atender uma solicitação do simeron.

image.png

foi feita a análise do método criar requisição e identificamos que estava de acordo com o que o eestado espera, todos os parâmetros como os principais:

 PessoaId é a pessoa que irá criar a requisição nesse caso quem está logado atendendo a solicitação.                                                 DepartamentoId é o departamento do usuário que está logado no sistema.                                                                                         DepositoDestinoId é o deposito que os medicamentos irão ser transferido.                                                                                         DepositoId será o depósito de origem dos medicamentos, o mesmo depósito que a solicitação foi enviada, e de onde vai sair os medicamentos.

  • Analisar Requisição, é a segunda rota e serve para identificar se todos os medicamentos e requisição que foi criada está ok

image.png

DepositoId é o mesmo deposito de origem que está enviando os medicamentos. 

  • Criar Pré-Separação, serve para manter o medicamento reservado é a terceira rota utilizada.

image.png

  • Criar Ordem de Separação, é acionada no momento que a solicitação é enviada para o separador criando uma id para a separação.

image.png

  • Receber Item é a ultima rota utilizada no fluxo, serve para o solicitante receber os medicamentos e dar baixa nos medicamentos no departamento de origem.

image.png

2.2 Reunião para entender o fluxo

Após tentarmos identificar o erro, foi feita duas reuniões com o time Esquadrão, a primeira o time teve uma conversa sobre o fluxo e notamos que estava tudo de acordo. Após essa reunião o erro persistiu fizemos outra análise de código para poder identificar o erro, dois membros do time se mobilizaram para arrumar e identificar o que poderia está ocasionando o erro, após notarmos que o fluxo implementado no Simeron estava ok, foi feita uma segunda Reunião com um membro do Time Esquadrão e foi identificado que a parte de dar baixa não tinha sido implementada e por esse motivo estava ocasionando erro no fluxo de Receber.

3. Conclusão

Foi identificado que o fluxo do Simeron está correto. Todas informações passadas para API do e-Estado estão de acordo com cada endpoint, foi identificado juntamente com um membro do Esquadrão que o endPoint Receber Item não estava de acordo com o Simeron, pois o mesmo não estava efetuando a baixa dos medicamentos no departamento do Solicitante, ocasionando um erro no fluxo, pois ao enviar os medicamentos os mesmo deveriam ser subtraído pela quantidade atendida. Ressaltamos que o fluxo correto e está faltando somente a finalização do endPoint Receber Item.