Ir para o conteúdo principal

Remarcação de férias paralisadas

Data de elaboração

 26/05/2022

Responsável pelo estudo

João Pedro Rocha Brito (Assessor)

José Henrique dos Santos Nogueira (Assessor)


Equipe do estudo

João Pedro Rocha Brito (Assessor)

José Henrique dos Santos Nogueira (Assessor)

José Lucas da Silva Costa (Analista de Desenvolvimento Full-Stack)

Jônatas Neves Legal (Técnico emTecnologia da Informação e Comunicação) 

Alvo Sistema Integrado de Descanso.
Origem

Implementação: Remarcação de férias paralisadas.

Objetivo

Realizar uma análise técnica a respeito das férias paralisadas dentro do sistema SID.
Documentação Correlata Sem documentação correlata.

Observações

Sem observações.

1. Glossário de Termos

  1. SID - Sistema Integrado de Descanso.

2. Introdução


O SID (Sistema Integrado de Descanso) é responsável pelo controle de férias dos servidores do poder executivo do Estado De Rondônia.  O fluxo principal deste sistema funciona basicamente todos os anos no mês de setembro, onde todos os servidores devem indicar suas preferências de período de férias para o ano subsequente. O time Titãs assumiu a responsabilidade das manutenções referente ao SID e vem fazendo correções de extrema importância para que não aconteçam imprevistos durante seu uso. O objetivo deste estudo é realizar uma análise técnica a respeito das férias paralisadas dentro do sistema SID.

3. Desenvolvimento - Remarcação de férias paralisadas


O cenário atual para férias paralisadas é um pouco crítico, a ação para remarcar férias paralisadas não foi projetada para funcionar nas mesmas regras de solicitações comuns. Uma das soluções encontradas e já em fase de implementação foi separar essas solicitações de férias paralisadas de solicitações de férias comuns, para que sigam seu fluxo normalmente, mas mantendo a integridade de suas respectivas regras. É possível reforçar ainda, que a falta de tratamento para essa regra vem causando várias reclamações de usuários, o maior relato é a perda de seus períodos de férias que não foram paralisados, devido o SID não está atendendo essa necessidade ainda. Para solução dessa demanda, foi dividida as necessidade em histórias de usuários para analisar melhor sua complexidade, vejamos:

User Story (5pts) Eu como Titãs, preciso que as solicitações de remarcação para períodos paralisados sigam o mesmo quantitivo limitador da solicitação original, o servidor não pode remarcar mais que duas vezes ao ano em solicitações normais, as solicitações de remarcação de períodos paralisados devem seguir essa regra observando a solicitação de origem, se a solicitação de origem já excede esse limite então deve refletir esse mesmo limitador a essas novas remarcações.
User Story (2pts) Eu como Titãs, preciso que não seja possível aprovar uma solicitação de paralisação quando já existir uma "Aguardando aprovação".
User Story (3pts) Eu como Titãs, preciso que a solicitação de origem que possua períodos paralisados a ser remarcados, não seja alterada o status para remarcada, ressalve-se o seguinte: Se o pai é uma solicitação com forma de período comum e se o pedido é uma remarcação de paralisação então o pai não deve ser remarcado para que as duas solicitações sigam normalmente o seu fluxo.
User Story (2pts) Eu como titãs, preciso alterar a regra do limitador de férias para as solicitações normais, a alteração consiste em incluir um código que não seja contabilizado as solitações de remarcação de paralisação, já que seu fluxo segue em paralelo e com suas próprias verificações.
Débito técnico (1pts) Eu como titãs, preciso alterar acrescentar na tabela de período do banco de dados o seguinte campo: PeriodoDeFeriasInalteravel, necessário para que as solicitações normais não tenha períodos paralisados que possam ser modificados já que seu fluxo segue em outra solicitação.
Débito técnico (1pts) Eu como titãs, preciso que a rota de MarcarFeriasPendentes seja desabilitada temporariamente, após análise técnica foi visto que é bem improvável que ela seja utilizada, a razão é devido sua implementação de regras não contemplar a demanda de paralisação e talvez gerar problemas de inconsistência no banco de dados. 
User Story (3pts) Eu como titãs, preciso criar uma validação na área de remarcação para verificar se os períodos de férias que não podem ser mexidos estão intactos por meio do novo atributo "PeriodoDeFeriasInalteravel"

Vistas as funcionalidades já levantadas já desenvolvidas, acreditamos que o problema poderá ser sanado sem impactos ao sistema a curto e longo prazo, no entanto ainda faltam algumas histórias para fechamento da demanda.

3.1. Possíveis problemas

Um dos problemas da falta de solução dessa demanda é o seguinte cenário: Seu João, servidor público tem uma solictação com 2 períodos de férias de 15 dias, um desses períodos foi paralisado e ele precisa remarcar, quando Seu João faz a remarcação de férias do período paralisado, o sistema por falha, impede Seu João de remarcar os outros períodos o qual ele tinha direito e que não era paralisação.

3.2. Valor agregado

A correção do referido problema no SID poderá proporcionar maior conforto aos servidores que estão em situação de emergência e que suas respectivas chefias precisam paralisar suas férias. Esses servidores não podem ser prejudicados por conta disso e conseguirem remarcar suas férias normalmente.

4. Conclusão


O presente ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR, elaborado pelos integrantes TÉCNICOS do time TITÃS, considerando a análise dos desafios técnicos envolvidos e citados, conclui pela CORREÇÃO DO SID COM RELAÇÃO AS FÉRIAS PARALISADAS por meio das solução das histórias de usuário envolvidas, uma vez que foram considerados potenciais problemas que afetem a disponibilidade do serviço. Em complemento, os contratempos identificados são administráveis, pelo que RECOMENDAMOS o prosseguimento da demanda.