Ir para o conteúdo principal

[SPIKE][WALL·E] Estudo do funcionamento e monitoramento da TempDB

Conceito:

A TempDB é uma base de dados utilizada no SQL Server para o armazenamento temporário de diferentes objetos como por exemplo: tabelas, procedimentos, variáveis e índices criados pelo usuário e objetos criados pelo motor do banco de dados para garantir o funcionamento dele, também é utilizado para armazenar a versão de diferentes colunas para dar suporte a diferentes funções que requerem observar as mudanças que são feitas em diferentes colunas na tabela, uma dessas funções é utilizada quando é recriado o índice em uma tabela.

Quando o serviço do banco de dados é parado a base de dados TempDB é dropada e recriada novamente quando o serviço do banco de dados é iniciado.

Melhores praticas:

  1. A quantidade de datafiles do TempDB tem que ser iguais ao numero de processadores lógicos da maquina aonde o motor de banco de dados ira funcionar se limitando até oito arquivos.
  2. Os datafiles devem manter o mesmo padrão de tamanho para possibilitar o paralelismo com alto nível de eficiência.
  3. Posicionar o TempDB em um drive diferente ao drive aonde as bases de dados de usuário estão localizadas, também evitar de colocar aonde o motor do banco de dados está posicionado e é preferível que o drive conte com alta velocidade de I/O.