Ir para o conteúdo principal

[SOLAR] Avaliar a necessidade e complexidade de implementação de websockets no Solar para atualizar a listagem de processo automaticamente

Data de elaboração 27/08/2022.
Responsável pelo estudo
  1. Anderson Anschau
  2. João Vitor Paulino
  3. Milton Daniel Yama
Equipe do estudo TURING
Alvo Sistema de Outorga e Licenciamento Ambiental de Rondônia (SOLAR)
Origem
  • Objetivo Estratégico: Implementação de um mecanismo de websockets para atualização da listagem de processos em tempo real no SOLAR.
Objetivo

Avaliar possíveis opções para a implementação de um mecanismo de websockets para atualização da listagem de processos em tempo real no SOLAR.

Documentação correlata
Observações Identificou-se que a melhor abordagem para o problema seria utilizar a ferramenta SignalR.

1. Objetivo

Avaliar possíveis opções para a implementação de um mecanismo de websockets para atualização da listagem de processos em tempo real no SOLAR.

2. Justificativa

Visando melhorar a usabilidade do sistema e deixar o processo mais fluido para os usuários a equipe identificou a necessidade de assim que um processo seja direcionado para outro usuário o mesmo seja notificado e a listagem que esteja sendo exibida na página de processos seja automaticamente atualizada inserindo os dados do novo processo.

3. Desenvolvimento

3.1. SignalR

O SignalR é uma estrutura fácil de usar e implementar que fornece serviços de notificação por tempo real entre o servidor back-end em .Net com uma interação com o próprio cliente (Front-End). Os benefícios desta biblioteca podem ser enfatizados em aplicativos que requerem atualizações de alta frequência do servidor como painéis em tempo real, aplicativos de chat, entre outros.

3.2. Resultado esperado

Após implementar o usuário não precisará mais ficar atualizando a listagem de processos a fim saber se chegaram novos registros direcionados a ele, de forma a simplificar a usabilidade e tornar mais célere o andamento dos processos.

4. Conclusão

Após discussão com o time e pesquisas a respeito de frameworks e bibliotecas de websockets, identificou-se que a melhor abordagem para o problema seria utilizar a ferramenta SignalR, pois traz as funcionalidades necessárias para enviar eventos do backend para o frontend.

A vantagem de implementarmos essa ferramenta nesse momento é que facilitará novas implantações de comunição que possa vir a ser necessário do backend para o frontend no futuro.