Implementação do novo modelo de certidão de frequência do SIF

Data de elaboração 21/02/22

Maria Luiza Coelho Guimaraes

1. João Cícero Romão Gomes de Oliveira
  2. Raaby Liandry de Souza Teixeira
  3. Henrique dos Santos Oliveira
Alvo Sistema Integrado de Frequência - SIF

Analisar os recursos necessários para a implementação do novo modelo de certidão de frequência no SIF. Conforme a User Story : “Eu como guardiões, preciso realizar um estudo técnico, do que é necessário para implementar o novo modelo de certidão de frequência no SIF” presente na Sprint de número 97 do time Guardiões.

Documentação correlata (opcional)

Sem documentação correlacional

Observações Sem observações
1.Desenvolvimento

Estimar as ações que deverão ser realizadas para que o novo modelo de certidão de frequência.

• Realizar ajustes  de visualização da Certidão de Frequência conforme o novo modelo do NAFAS (3 pontos);
  • Realizar controle de legenda para exibição das ocorrências advindas das movimentações do servidor pelo e-estado (3 pontos);
  • Realizar integração com Gov.Doc (8 pontos);
  • Criar controle de assinatura da certidão de frequência dentro do SIF (5 pontos);

API - Application Programming Interface;

Para realizar o levantamento de informações que seriam modificadas na certidão, foi realizada a comparação de ambas as certidões: a do modelo fornecido pelo NAFAS e a certidão gerada atualmente pelo SIF:

image-1645472607270.png

Figura 1. Modelo de certidão disponibilizado pelo SIF (atualmente)

image-1645472663201.png

Figura 2. Modelo de certidão disponibilizado pelo NAFAS.

• As modificações visuais que foram encontradas:
  • Ordem do campo “Cargo”;
  • Mudança de nomenclatura de “Frequência” para “Dias trabalhados”;
  • Mudança de nomenclatura de “Código” para “Ocorrências (e-Estado)”;
  • Remover códigos das legendas;
  • Realizar consumo da rota do e-estado para capturar ocorrências do colaborador;

Criar dois quadros abaixo da legenda: “Legislação de Frequência” e “Observações” conforme a imagem abaixo:

image-1645472717641.png

Figura 3. Frames a serem criados na certidão de frequência: Legislação de Frequência e Observações.

Após realizar a análise dos campos das certidões, foi constatado a necessidade de assinatura da Certidão de Frequência.

1- Necessidade de transformar o documento gerado em HTML para envio para o GOVDOC;

2- Criar documento no GovDoc: rota / Documentos:

image-1645472781233.png

2 - Criar tabela certidaoDeFrequencia para realizar o controle do documentoId do GovDoc;

3- Salvar documentoId em banco;

4 - Assinar certidão de frequência no GovDoc;

image-1645472838815.png

5- consumir rota para consultar documentoId no GovDoc para exibir documento assinado:

image-1645472859694.png

2.Conclusão

Após a análise pelos integrantes do time Guardiões, foi encontrada em ambas certidões, diferenças quanto às nomenclaturas e também diferentes legendas do modelo fornecido pelo NAFAS. Também foi constatado no documento a necessidade de assinatura. Atualmente no Governo do Estado, as assinaturas são feitas pelo sistema oficial de assinaturas, o Assine Aqui. No entanto, para que a assinatura seja otimizada e siga o modelo de documentos oficiais, foi sugerido pelo time Tambaqui (atualmente quem presta manutenção no AssineAqui e GovDoc) que seria melhor realizar a integração de certidão de frequência no GovDoc e assinar pelo mesmo, já que o GovDoc possui integração com o AssineAqui e dispobiliza uma rota na API para realizar tal ação. Também foi observada a necessidade de um objeto para realizar o controle das Certidões que foram assinadas, salvando tal objeto em banco para que seja buscado após na API do GovDoc após a criação do documento e assinatura. Sendo assim, o time irá precisar de uma sprint para realizar atualização da certidão.

3.Referências

[1] Governo do Estado de Rondônia . Gov.DocAPI. 2012. Disponível em : Swagger UI (development.local). Acesso em: 21 feb. 2022.