Ir para o conteúdo principal

Integração entre Sihro e Hemovida módulo Imuno-hematologia

Data de elaboração 12/07/23
Responsável pelo estudo
  1. João Cícero Romão Gomes de Oliveira

  2. Henrique dos Santos Oliveira

  3. Vinicius da Rosa Pereira
  4. Renato Nascimento de Lima 
Equipe do estudo Guardiões da Galáxia
Alvo SIHRO
Origem

https://setic.atlassian.net/browse/GDG-1663

Objetivo Elencar uma solução para o integrar os dois sistemas para que a imuno-hematologia possa utilizar o sihro e os dados sejam migrados para o hemovida para que os outros departamentos tenham as informações necessárias para dar continuidade no processo.
Observações Adaptar a solução SW Sihro para o cenário da imuno-hematologia.


GLOSSÁRIO:

Sihro- Sistema integrado de hemorrede do estado Rondônia.

SW Sihro - Service Work Sihro.

Hemovida - Sistema utilizado pela Fhemeron.

1. Introdução

Durante o desenvolvimento do projeto Sihro, identificamos a necessidade de integrar o sistema com o Hemovida. Essa integração foi uma das abordagens propostas para entregar valor de forma mais ágil às partes interessadas. Por meio dessa integração, podemos fornecer módulos separados do sistema e conectá-los ao Hemovida, permitindo a utilização de ambas as soluções e implementando gradualmente o sistema Sihro.

Quando falamos em integração de sistemas, estamos nos referindo ao processo de conectar dois ou mais sistemas independentes, possibilitando o compartilhamento eficiente e harmonioso de dados, informações e funcionalidades.

Para viabilizar essa integração, criamos o SW Sihro, que coleta dados da base do sistema Sihro, realiza o tratamento dos mesmos conforme as tabelas do Hemovida e os insere na base de dados deste último.

1.1 Resultados Esperados

Com a integração esperamos conseguir substituir o hemovida pelo Sihro no departamento de Imuno-hematologia. 

2. Desenvolvimento

A fim de promover a integração entre os dois sistemas, é essencial realizar a elaboração de algumas histórias. Essas histórias têm como propósito adaptar o SW Sihro ao novo módulo de imuno-hematologia, utilizando como referência a documentação atual disponível no Hemovida. Com base nessa documentação, é viável criar os objetos de mapeamento necessários para o Hemovida.

image.png

A imagem mostra a representação do módulo de imunohe-matologia dentro do sistema hemovida, os retângulos amarelos mostram as tabelas que são consumidas pelo módulo e os vender as tabelas que são populadas por esse módulo.

Com base no estado atual de desenvolvimento do Sihro todos os dados para o funcionamento do módulo de imuno-hematologia já são acessado pelo próprio sistema Sihro, com isso a necessidade de mapear tabelas se restringem as tabelas representadas por retângulos verdes no SW Sihro.

1- Mapear os dados referentes a tabela de Imunohe (Para popular os resultados de exames)

2- Mapear os dados referentes a tabela de Imunoalt (Para popular os resultados de bolsa com tipagem alterada após a divulgação)

3- Mapear os dados referentes a tabela de Fenotipo(Para popular os resultados de exames de fenotipagem dos dados) 

Obs: A tabela Doador já encontra-se mapeada no Service Work.

4- Criar script para buscar na base do sihro os resultados de exames divulgados

5- Criar objeto no SW Sihro para manipular os resultados de exames divulgados

6- Tratar os respectivos exames para cada tabela (Historia pode ser quebrada por tabela)

7- Criar Job é assinado sempre que um novo exame é divulgado

8- Criar propriedade de controle para informar que o exame no sihro já foi migrado para o hemovida

9- Atualizar o exame após a migração

10- Fazer o include dos dados tratados nas respectivas tabelas do hemovida (História pode ser quebrada por tabela) 

3. Conclusão

Com a abordagem proposta, teremos a capacidade de substituir o sistema Hemovida pelo Sihro no setor de imuno-hematologia. Isso trará benefícios tanto para o cliente, ao oferecer maior valor e eficiência, quanto para a continuidade do projeto em andamento.

A integração do Sihro no setor de imuno-hematologia permitirá uma transição suave e aprimorada, proporcionando melhorias significativas no processo. Com essa substituição, será possível atender às necessidades do cliente de forma mais eficiente.

4. Referências

[1] Documento Relacionamento de módulos do hemovida, FHEMERON. Disponível em: https://docs.google.com/presentation/d/12Un_gX8s-h2qaAJIMGpVB4JyBGJt81Q8joFgYzJTYhk/edit?usp=sharing.  Acesso em: 12 jul. 2023.