Ir para o conteúdo principal

Integração Cecaane-SISNE

Data de elaboração 23/02/2023
Responsável pelo estudo

Alexandre dos Santos Freire Ferreira (Assessor)

Equipe do estudo Caveiras
Alvo SISNE .
Origem

Implementação

Objetivo Esse processo envolve a obtenção de conteúdo do decreto, envio para a API do SISNE, criação do documento no govdoc, agendamento e assinatura, publicação e atualização de status.

1. Introdução

Esse processo envolve a obtenção de conteúdo do decreto, envio para a API do SISNE, criação do documento no govdoc, agendamento e assinatura, publicação e atualização de status.

image.png

image.png
2. Desenvolvimento

O processo começa com o CECAANE pegando o conteúdo do decreto e enviando-o para a API do sisne. A API usa a infraestrutura do SISNE para receber o documento e criar um novo documento no govdoc. A API também agenda a publicação do ato e possui um serviço para mudar o status do decreto.

2.1 WebAPI dentro do SISNE

O próximo passo é receber o documento na estrutura nova da webAPI dentro do SISNE. Essa estrutura inclui a criação de uma rota para receber decretos do SISNE e validar a situação do decreto para evitar duplicação. O sistema também deve preencher o objeto decreto do SISNE com dados do decreto do CECAANE e o ID gerado no govdoc. Uma tabela (DecretoCecaane) é criada para armazenar o ID do decreto do CECAANE e do SISNE. O sistema cria o decreto no SISNE e atualiza a coluna na tabela decretos no CECAANE informando que o SISNE recebeu o documento.

image.png

2.2 Listagem de decretos do cecaane

O sistema também deve ter uma listagem de decretos do cecaane. Essa listagem deve incluir informações como número, tipo, início, funcionário, cargo, CDS, secretaria e status.

image.png

Os usuários podem filtrar a listagem por secretaria, funcionário, cargo, número e período.

image.png


2.2 Assinatura e agendamento dos decretos

A assinatura e agendamento dos decretos é outro passo importante do processo de integração. O sistema deve ter uma funcionalidade para assinar decretos e atribuir IDs de assinaturas aos decretos. O sistema também deve criar agendar a publicação do ato no PPE. Após a assinatura e agendamento, o sistema deve atualizar o CECAANE com o novo status.

2.3 Sincronizar o status da publicação entre o PPE, SISNE e CECAANE

Por fim, o sistema deve ter uma funcionalidade para sincronizar o status da publicação entre o PPE, SISNE e CECAANE. O sistema deve utilizar a tabela DecretoCecaane para verificar se o decreto foi publicado e atualizar a tabela decretos na base do CECAANE. Deve haver uma coluna de data de envio para o SISNE dentro do CECAANE na tabela decretos e um botão/função para enviar para o SISNE. Após o envio, o botão e o status do decreto devem ser atualizados.

3. Conclusão

Em resumo, o processo de integração entre o CECAANE e a API do SISNE envolve várias etapas para enviar, validar, criar, agendar, assinar, publicar e atualizar os decretos. Esse processo é fundamental para manter a integridade e eficiência do sistema e garantir a transparência e efetividade das ações governamentais.