Ir para o conteúdo principal

[SOLAR] Migração de criação de documento de vistoria

Data de elaboração 17/05/22
Responsável pelo estudo
  1. João Vitor Paulino
  2. Milton Daniel Yama
Equipe do estudo TURING
Alvo Sistema de Outorga e Licenciamento Ambiental de Rondônia (SOLAR)
Origem
  • Objetivo Estratégico: Analisar os impactos ao migrar a criação de documentos de vistoria no SOLAR.
Objetivo

Estudo com objetivo de analisar os impactos ao migrar a criação de documentos de vistoria no SOLAR.

Documentação correlata
Observações O gerenciamento dos documentos é feita pelo GovDoc.

1.Objetivo

Estudo com objetivo de analisar os impactos ao migrar a criação de documentos de vistoria no SOLAR.

2.Introdução

O SOLAR, no momento de criação deste estudo, tem um fluxo de vistoria onde o administrativo do sistema agenda uma vistoria, atribui técnico(s) para preencher a vistoria e por fim a encaminha para a realização. Após o(s) técnico(s) finalizar(em) a vistoria ela deve ser encaminhada de volta para o administrativo que encaminha para um dos departamentos de acordo com o tipo da solicitação.

3.Desenvolvimento

3.1 Migração pra o GOV.DOC

No momento em que a vistoria está nas mãos do(s) técnico(s), ele(s) precisa(m) criar uma vistoria para preenchê-la. Atualmente esse formulário é criado e salvo no próprio SOLAR, pensando em migrá-lo para o GovDoc, esse formulário teria um HASH(algoritmo que mapeia dados de comprimento variável para dados de comprimento fixo), para salvar o formulário com suas respectivas perguntas e respostas.

Além das perguntas e respostas, o formulário conta com a adição de no mínimo 4 (quatro) imagens para comprovar o estado do terreno. Aqui se abrem opções de como essas imagens seriam salvas.

Primeiramente, é possível salvar essas imagens no corpo do formulário. Isso faria com que as imagens não pudessem ser acessadas novamente, pois elas estariam atreladas ao formulário como uma forma de print. Assim as imagens não poderiam ser alteradas de forma alguma, porém caso fosse necessário alterar alguma imagem seria necessário criar um novo formulário e sobrescrever o anterior.

Outra opção seria salvar as imagens, do formulário, no Storage e criar uma referência delas no formulário salvo no GovDoc. Com isso não seria necessário sobrescrever o formulário inteiro para alterar uma única imagem, contudo essa opção demanda mais esforço por conta da complexidade.

3.2 Historia e complexidade estimada

Para realisar a migração da criação do formulário para o sistema de criação e gerenciamento de documetos do governo o GOV.DOC, é proposto a seguinte história.

Historia Complexidade em pontos
Migração da criação do formulário de vistoria para o GovDoc 13

4.Conclusão

4.1 Valor Agregado

Independente da opção escolhida, o valor agregado será o mesmo pois com com o formulário salvo no GovDoc será possível que cada técnico atribuído ao formulário assine-o através de token. Com isso é garantido mais um nível de segurança e integridade para utilizar esse formulário como um documento válido pelo GovDoc.

4.2 Verificação de Validação

Com a migração do formulário de vistoria, é garantido mais um nível de segurança e integridade para utilizar esse formulário como um documento válido pelo GovDoc.