Integração Entre os Sistemas e-Estado e Governa Para Cadastro de Servidor: Aba Graduação

Data de elaboração 30/06/2023

Ádrian Rabelo Mendes (Assessor)

Diego Gonçalves de Almeida (Assessor)

Jônatas Legal (Técnico em Tecnologia da Informação e Comunicação) (Assessor)

Rodrigo Stefano Sales Nascimento (Assessor)

Equipe de estudo

CAOS
Alvo Sistema Governa
Origem Realizar levantamento para integração assíncrona do cadastro de servidor nos sistemas e-Estado e Governa - Recursos Humanos
Objetivo Possibilitar a inserção automática de informações recebidas pelo sistema e-Estado no banco de dados do sistema Governa, reduzindo retrabalho e mantendo a integridade dos dados entre os sistemas.
Documentação correlata Estudo Técnico sobre a Integração do e-Estado com o Sistema Governa. Aba Informação

Glossário

• AMQP - Advanced Message Queueing Protocol
  • RabbitMQ - servidor de mensageria de código aberto

O presente estudo técnico tem como objetivo analisar e apresentar propostas para a integração do cadastro de servidores a fim de replicar os dados oriundos do e-Estado no banco de dados do sistema Governa. Atualmente, esse processo é realizado manualmente pelos usuários destes sistemas realizando o cadastro de servidores em ambos sistemas, no entanto após análise prévia das informações presentes nestes, percebeu-se que o Governa não contempla diversas informações dos servidores que estão presentes no e-Estado. Desta maneira, a proposta de integração entre estes sistemas visa sanar tanto o retrabalho que o usuário possui atualmente para realizar o mesmo cadastro em sistemas distintos como manter a integridade dos dados nos dois sistemas.

2. Desenvolvimento

Analisando o cenário, percebeu-se que os cadastros de graduação diferem em alguns pontos em ambos os sistemas. Para os fins de integração, o protocolo AMQP em conjunto com RabbitMQ serão as tecnologias utilizadas para implantação deste serviço como visto no segundo capítulo do Estudo Técnico sobre a Integração do e-Estado com o Sistema Governa. Aba Informação.

2.1 Cadastro de Servidor - Graduação

No sistema e-Estado, através do menu "Servidor" temos acesso às funcionalidades relacionadas a essa entidade. Na tela de detalhes acionada ao selecionar um servidor temos o botão "Cadastro Geral" onde pode-se cadastrar os dados do servidor. Entre as opções presentes nesta tela temos a aba "Cursos" onde são exibidos os cursos já cadastrados para o servidor e onde novos cursos podem ser cadastrados.

cursos pessoa eestado.png

Acionando o botão "Adicionar curso" o usuário é redirecionado à outra tela onde deve informar os dados referentes ao curso que deseja cadastrar para o servidor.

novo curso servidor eestado.png

Note pela imagem que curso é um tipo de grau de instrução, variando de analfabeto até doutorado, e o nome do mesmo é um campo informado pelo usuário.

Já no Governa, navegando pelo menu conseguimos acessar a tela de cadastro de servidor seguindo: "Servidor -> Cadastro de Servidor -> Novo" conforme a imagem a seguir.

nova graduaçao servidor.png

Aqui, note que "Curso Superior" é um campo selecionável de uma lista pré-definida presente no Governa e são necessárias apenas o curso e o ano de conclusão. Vale salientar que, nos cadastros de curso (e-Estado) e graduação (Governa), o cenário ideal seria dos campos "Nome" (e-Estado) e "Curso Superior" (Governa) serem do mesmo tipo (selecionável ou apenas texto), no entanto, não sendo o caso, deverá ser aplicada uma comparação entre o nome do curso informado no e-Estado com os cursos superiores listados no Governa e selecionar o mais adequado.

2.2 Integração da Graduação

Visto que o Governa possui apenas dois campos para cadastro da graduação dos servidores, logo os seguintes campos serão refletidos em ambos os sistemas, sendo os demais presentes no e-Estado descartados pelo Governa.

Tabela Governa Campo Governa e-Estado Obs
admin pessoa_curso_superior Curso Superior id_curso_superior

nome

Neste campo, será necessário construir um método para selecionar o id_curso_superior da lista de cursos do governa com base no nome do curso informado no e-Estado

Ano Conclusão

ano_conclusão

ano_conclusao

Após ação de cadastro de curso para um servidor, os seguintes dados serão enviados do e-Estado para o serviço de mensageria para então serem inseridos no Governa:

"cpf": 018.***.***-21,
  "curso_nome": "Administração",
  "curso_ano_conclusão": "2023"
}

Assim,  o CPF informado será utilizado para consulta da pessoa à qual o curso será adicionado, com os demais campos informados, na tabela "admin.pessoa_curso_superior" (que de fato cria o vínculo entre uma graduação e uma pessoa). Vale salientar que esta ação deverá ser acionada apenas quando, no e-Estado, for cadastrado um curso do tipo "Graduação" para a pessoa.

Neste estudo, analisamos a possibilidade de integração dos dados de graduação de servidor entre os sistemas e-Estado e Governa. A associação correta dos campos compartilhados requerem um identificador único da pessoa em questão tal como o CPF para verificação. Alguns campos não possuem correspondência nos sistemas, sendo apenas o nome do curso e o ano de conclusão necessários para a integração. Assim sendo, segue algumas sugestões de tarefas que podem ser criadas para implantação desta integração:

O quê: Eu, dev, preciso criar uma propriedade Graduação na entidade de Servidor

Por quê: para realizar a integração de dados de Graduação, cadastradas no sistema e-Estado, para o Governa

Regras e validações

Deve conter nome do curso e ano de conclusão

Deve selecionar e vincular, no Governa, o curso superior de acordo com o nome informado no e-Estado

Pontuação

5 Pontos