Ir para o conteúdo principal

Utilização da ferramenta CKAN na política de dados abertos do Poder Executivo Estadual de Rondônia

Data de elaboração

05/10/2022

Responsável pelo estudo

José Lucas da Silva Costa


Equipe do estudo

João Pedro Rocha Brito (Assessor);

José Henrique dos Santos Nogueira (Assessor);

José Lucas da Silva Costa (Analista de Desenvolvimento Full-Stack)

Jônatas Neves Legal (Técnico em Tecnologia da Informação e Comunicação) 

Alvo Portal de Rondônia
Origem

Implementação: Avaliação de plataforma tecnológica para atendimento dos critérios elaborados em portaria conjunta que aprova o Plano Geral de Dados Abertos do Poder Executivo Estadual.

Objetivo

Elaborar estudo contendo parecer técnico sobre a ferramenta CKAN para avaliar se a plataforma atende os critérios informados na portaria conjunta (SEI 0007.068003/2022-02) sobre disponibilização de dados abertos pelo Poder Executivo de Rondônia.
Documentação Correlata

Observações

Sem observações.

1. Glossário de Termos


  1. CKAN (Comprehensive Knowledge Archive Network) - Plataforma tecnológica voltada a atender a utilização de dados abertos. 
  2. Software Livre - Qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente.
  3. Layout - Modo de distribuição e arranjo dos elementos gráficos num determinado espaço ou superfície.
  4. CSS (Cascading Style Sheets) - Utilizado para estilização de sítios eletrônicos.
  5. CSV (Comma-separated values) - Arquivo de texto com formato específico para possibilitar o salvamento dos dados em um formato estruturado de tabela.
  6. JSON (JavaScript Object Notation) - Formato de arquivo padrão aberto e formato de intercâmbio de dados que usa texto legível para armazenar e transmitir objetos de dados.
  7. XML (Extensible Markup Language) - Linguagem de marcação e formato de arquivo para armazenar, transmitir e reconstruir dados arbitrários.

2. Introdução


Para tornar dados acessíveis, utilizáveis e compartilháveis no ambiente do Poder Executivo de Rondônia será necessário a utilização de alguma ferramenta tecnológica para auxílio nesta tarefa. No caso, a ferramenta a ser avaliada tecnicamente será a plataforma CKAN, que foi escolhida por ser a maior ferramenta utilizada no mundo e por algumas entidades do Governo Federal. Para uma melhor definição da ferramenta, vejamos a definição dada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia sobre:

O CKAN é uma ferramenta livre para criação de repositórios de dados abertos mantida pela Open Knowledge Foundation, uma rede colaborativa sem fins lucrativos promotora do conhecimento livre com forte atuação no Brasil. De código aberto, o software funciona como um sistema de gerenciamento de dados que alimenta hubs e portais. 

A plataforma atende a um público que abrange desenvolvedores, jornalistas, pesquisadores, ONGs, ou qualquer interessado no tema. Ele é usado por governos nacionais e locais, instituições de pesquisa e outras organizações que recolhem e sistematizam essas informações.

Uma vez que os dados são publicados, os usuários podem usar recursos de pesquisa facetada para procurar e encontrar os dados de que necessitam, e visualizá-los por meio de mapas, gráficos e tabelas.

Fonte: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Visto que a ferramenta tem seus critérios, regras e licenciamento da disponibilização dos dados será necessário abordar todos esses elementos para que todos sejam conceituados e devidamente descritos. De forma, que os dados, sejam devidamente organizados para disponibilização correta ao público.


3. Desenvolvimento - Avaliação dos critérios da plataforma CKAN para atender a política de dados abertos do Poder Executivo de Rondônia.

3.1. Licença dos dados

Um dos critérios antes da disponibilização dos dados é estabelecer uma licença para o público. Seguindo os trabalhos já feitos pelo Poder Executivo Federal, a licença que melhor se adequada atualmente é: Open Data Commons Open Database License (ODbL), em análise sumária a licença permite ao utilizador do dado as seguintes ações:

  • Compartilhamento: Para copiar, distribuir e usar os dados.
  • Criação: Para produzir trabalhos a partir dos dados.
  • Adaptação: Para modificar, transformar e construir sobre os dados.

É de total importância as informações sobre a licença desses dados, pois as pessoas precisam saber como podem usar os dados corretamente sem a ocorrências de problemas jurídicos. 

3.2. Introdução técnica sobre a plataforma CKAN

Em parecer técnico sobre a plataforma é possível confirmar a ferramenta é disseminadora de dados,  cujo objetivo é fornecer bases de dados brutos, oferecendo funções aos usuários leitores de apresentação, com o objetivo de transformar dados brutos em dados organizados. Desta forma, o CKAN possui ferramentas auxiliares que fornecem aos utilizadores dos dados, critérios customizados para a organização dos dados e a criação de informação. As principais funções disponibilizadas pelo CKAN estão direcionadas ao depósito e recuperação de dados, respectivamente. Bem resumidamente, existem requisitos de entendimento da plataforma para sua utilização, tanto que serão abordados nos tópicos seguintes.

3.3. Personalização da plataforma

O layout do CKAN, pode e deve ser modificado para que a SETIC-RO forneça sua identidade visual de instituição mantenedora dos dados. No entanto, sugerimos não realizar muitas alterações no código fonte para que não ocorram problemas nas atualizações de versão da ferramenta. A ferramenta também uma área de personalização pela interface, observe a seguir:

image.png

Fonte: SETIC-RO

Diante disso, recomendados a personalização inclusive do CSS para que a página inicial fique com uma identidade visual diferenciada.

3.3. Conceitos de Organização, Grupos e Conjunto de Dados na plataforma CKAN

A plataforma CKAN possui uma estrutura definida para organizar os dados de maneira fácil e prática. Na ferramenta essas estruturas são as destacadas na imagem a seguir:

image.png

Fonte: SETIC-RO

Para melhor conceituar os menus apresentados, será apresentado um pequeno resumo que descreverá o objetivo de cada botão e para que serve, vejamos:

  • Conjunto de dados: Coleção de dados que será disponibilizado em forma bruta, de forma simples, pode-se entender como uma tabela de dados.
  • Organização: Não é regra do sistema, mas organização pode ser entendida como um orgão responsável por um ou vários conjunto de dados.
  • Grupos: Os grupos definem uma temática para agrupar os conjuntos de forma independente da organização, isto torna-se útil para permitir ao utillizador que os dados sejam cruzados dentro de uma mesma necessidade.

Para melhor exemplificar os conceitos acima, na imagem a seguir, temos duas secretarias do Poder Executivo de Rondônia disponibilizando dados dentro de um mesmo grupo temático, vejamos:

Diagrama em branco (2).png

Fonte: SETIC-RO

3.6. Dos requisitos para conformidade jurídica

De acordo com o cronograma de atividades estabelecido em portaria conjunta relacionado, temos as seguintes ações que devem ser executadas:

image.png

Fonte: Portaria Conjunta (SEI 0007.068003/2022-02)

Considerando as atividades de:

  • Criação de portal específico para dados abertos
  • Consolidação de dados inventariados

Que por meio de portaria conjunta é de responsabilidade da SETIC-RO, são inteiramente atendidas pela plataforma avaliada, visto que a ferramenta disponibiliza portal para os dados abertos e trabalha com esquema de permissões.

Analisando o formato aberto de dados exigidos que são: CSV, JSON, XML ou TSV, o CKAN atende todos os formatos solicitados e ainda disponibiliza formatos adicionais.

No entanto a plataforma atende parcialmente a classificação dos dados, mas a portaria conjunta estabelece que por inviabilidade operacional, esta etapa poderá ser feita através de planilha eletrônica.

Por fim, visto que as unidades serão responsáveis pela alimentação, fidedignidade e atualização dos respectivos dados no portal, esta parte a plataforma atende também perfeitamente pelo controle já existente de permissões para múltiplas organizações.


4. Conclusão


O presente ESTUDO TÉCNICO, elaborado em forma de parecer técnico, considerando a análise dos desafios técnicos envolvidos e citados, conclui pela VIABILIDADE DA PLATAFORMA CKAN como ferramenta para dados abertos do Poder Executivo de Rondônia, contudo alertamos para a dificuldade técnica em personalizar a identidade visual do portal, uma vez que envolve conhecimento avançado em estilização de telas. Conjuntamente foram considerados os potenciais benefícios em termos de eficiência. Em complemento, os contratempos identificados são administráveis, pelo que RECOMENDAMOS o prosseguimento da demanda. 


5. Referências