Ir para o conteúdo principal

[SPIKE][WALL-E] - Estudo acerca da utilização do SQL Developer


DATA: 25/05/2022


ENVOLVIDOS

  • JUAN DAVID OCHOA SAAVEDRA - Assessor
  • ANDERSON GOMES DE SOUZA - Assessor

OBJETIVO

Documentar diferentes abordagens para o correto licenciamento e implantação do SGBD Microsoft SQL Server em ambientes de desenvolvimento e homologação.


JUSTIFICATIVA

Tentando evitar possíveis penalidades por desacato aos termos de licenciamento, como também a necessidade de implementar ambientes de desenvolvimento, teste e homologação. É feito este estudo que procura entre as diferentes soluções que proporcionem compatibilidade ao ambiente de produção já existente. Priorizando o levantamento dos métodos de migração, backups, capacidades e limitações de cada sistema gerenciador de banco de dados.


DESENVOLVIMENTO

POSSIBILIDADE 1: Microsoft SQL Server Express

Este é um SGBD que a empresa Microsoft disponibiliza para livre download, distribuição e uso. Este sistema foi projetado para aplicações de pequena escala como também para ser utilizada por sistemas embarcados, ambos em ambientes de produção. Para ambientes de desenvolvimento este produto conta com o Microsoft SQL Server Express LocalDB que é uma instancia local que atua como banco de dados temporário para testes, esta instancia local tem uma limitação de 10 Gb para o tamanho do banco de dados.


POSSIBILIDADE 2: Microsoft SQL Server Developer

No ano de 2016 a Microsoft fez uma versão que funciona igual a versões do Microsoft SQL Server em produção, porém com a finalidade de ser utilizada em ambientes diferentes a ambientes de produção, como por exemplo ambientes de desenvolvimento, homologação e teste. É uma versão que não solicita um licenciamento prévio e pode ser utilizado sem limitação de tamanho, processamento e memória.

Limitações das versões do Microsoft SQL server 2019 de acordo a sua edição:

Untitled.png

Datasheet no qual é definido o que é um sistema diferente de produção.

Untitled2.png

Vantagens e desvantagens:

Ambas as opções trazem vantagem quando utilizadas do jeito que foram projetadas para funcionar, então quando existem pequenas aplicações que conseguem funcionar mesmo com as limitações da edição Express do SQL Server pode ser utilizado o Microsoft SQL Server Express LocalDB que permite realizar os testes quando foi necessário. A edição Developer do SQL Server conta com o livre uso fora de ambientes de produção, permitindo o uso de todas as funções e livra o ambiente das limitações de espaço de armazenamento, memória e processamento sendo uma cópia fiel a edição Entreprise do SQL Server.


CONCLUSÃO

Considerando o ambiente que é utilizado em produção o mais recomendável seria uma aproximação utilizando uma versão Microsoft SQL Server Developer contando assim com a possibilidade de fácil migração de ambientes em produção para homologação e testes.


REFERÊNCIAS

https://download.microsoft.com/download/f/0/d/f0d7004e-9e39-4991-853b-2aa09e4ce456/SQL%20Server%202019%20%20Licensing%20Datasheet.pdf