Ir para o conteúdo principal

Implementar o uso de docker para projeto e-estado

Data: 31/01/22

Data de elaboração 31/01/2022
Responsável pelo estudo Vinicius da Rosa Pereira
Equipe do estudo ACDC, Vinicius da Rosa Pereira,Lucas da Silva Andrade, Elias Braga
Alvo e-estado
Origem

o que originou o estudo?

  • Melhoria: Possibilitar o melhor desenvolvimento do time, e inserir no openshift.
Objetivo Visto que a liderança técnica tem o interesse de padronizar todos os projetos para a esteira e publicá los pelo Openshift, seguiremos o estudo de conteinerização do projeto e-estado.
Observações

Diretório do projeto - Gitlab

1. Introdução
  • Validar o sistema operacional usado, caso tenhas windows deve ter instalado o wsl, caso tenha linux basta instalar o docker;
  • Ter instalado em sua máquina o docker, segue o link;
  • Além do docker, deve instalar docker-compose, segue o link
2. Desenvolvimento

O ambiente terá base no php-fpm, além de ter algumas dependências com o composer, para essa configuração deve criar um arquivo Dockerfile:

2.1 Configuração nginx

O nginx será responsável por servir o projeto e-estado para o servidor, assim sendo possível requerer o projeto pelo navegador. Segue a configuração do projeto:


2.2 Ambiente multicontêiner

Usando o docker-compose é possivel utilizar multiplas imagens conforme a necessidade do projeto, para configurar nossas definições de serviço, criaremos um novo arquivo na razi do projeto chamado docker-compose.yml.


3. Conclusão

Após a conclusão da configuração, é possível ter um ambiente igual para todos os desenvolvedores, além de possibilitar escalar o projeto após o uso de enumeras requisições. E um gerenciamento de projeto de forma centralizada, gerando economia de recursos.

4. Referências

https://www.digitalocean.com/community/tutorials/how-to-containerize-a-laravel-application-for-development-with-docker-compose-on-ubuntu-18-04-pt

https://www.globalmind.com.br/vantagens-da-utilizacao-do-docker-container/