Ir para o conteúdo principal

Implementação de Teste de interface


Data de elaboração 15/07/21
Responsável pelo estudo Vinicius da Rosa Pereira
Equipe do estudo ACDC, Vinicius da Rosa Pereira,Lucas da Silva Andrade, Elias Braga
Alvo Regulariza Já
Origem

o que originou o estudo?

  • Implementação: Possiblidade de implementar testes end-to-end
Objetivo A motivação é evitar o esforço de testes manuais em tela, e limitar ações repetitivas para validar as histórias da equipe.
Observações

GLOSSÁRIO

WebDriver: uma biblioteca instalada no projeto que conduz o navegador nativamente, como um usuário, localmente ou em uma máquina remota usando o servidor Selenium, marca um avanço em termos de automação do navegador;

Selenium: é um projeto que reúne uma gama de ferramentas e bibliotecas que permitem e suportam a automação de navegadores web;

Framework: em desenvolvimento de software, é uma abstração que une códigos comuns entre vários projetos de software provendo uma funcionalidade genérica.

1. Introdução

Avaliar a possibilidade de teste de interface, de acordo com a seguinte demanda “Estudar ferramentas para testes automatizado em view (Browser).

2. Desenvolvimento

Para dar início ao estudo, cabe a escolha do framework para teste, nesse caso usaremos o Selenium.

O ambiente envolvido será windows, e para dar início ao teste deve usar o WebDriver do Selenium no nuget, para assim usar a base inicial de teste. Para isso basta ir no gerenciador de  pacote NuGet e instalar o pacote.

Pacote Selenium WebDriver

 

Além disso, deve ser baixado o WebDriver para auxiliar do navegador a ser usado para teste, no nuget. Para testes nesse estudo, será utilizado o Google Chrome.

 

Após instalar os pacotes necessários, basta implementar a configuração de teste:

Primeiramente, é definido o caminho do WebDriver do navegador, e posteriormente chama o mesmo passando o caminho para o driver (Selenium.Chrome.WebDriver) para rodar o navegador escolhido. Depois, instanciar a url para iniciar o teste que é feito conforme a necessidade. Nesse caso usaremos o cadastro do cidadão na página home do usuário, para isso devemos encontrar os campos necessários para cadastro e informar os dados, e por fim, fazer o envio do cadastro.


image-1626368511861.png

Página home

Implementação

Depois basta fazer os verificações necessárias para o teste:



3. Conclusão

Após estudos, implementação e levando em consideração a organização, tempo de sprint e o teste de UI. Seguindo a pirâmide de teste, onde o teste de interface é o mais caro, e leva mais tempo para sua implementação. Baseado nesses fatores, concluímos que adotar o uso de teste de interface não seria viável para o time devido o tempo de implementação e futuras mudanças nos teste após atualizações de interfaces.

4. Referências

 [Selenium]: O Projeto de Automação do Navegador Selenium :: Documentação para Selênio

 [WebDriver]:WebDriver :: Documentação para Selênio (selenium.dev)

[Base de implementação]:Selenium WebDriver e C# parte 1: Aula 1 - Atividade 1 Introdução | Alura - Cursos online de tecnologia

[Resultado do Teste]:Teste de interface