Ir para o conteúdo principal

[Simeron] Visualização gráfica do estoque de medicamentos

Data de elaboração 28/12/2021
Responsável pelo estudo
  1. Gabriel Santi Binda
  2. Raissa de Sousa Stolduski
  3. Taillon Miguel Gonçalves
Equipe do estudo Tambaqui
Alvo Simeron
Origem

Melhoria: visualização gráfica dos estoques de medicamentos.


Objetivo O objetivo deste estudo, é encontrar e analisar a melhor forma de disponibilizar uma visualização gráfica dos estoques de medicamentos.
Documentação correlata (opcional)
Observações
1. Introdução

Para atingir o objetivo do estudo, foram analisadas algumas ferramentas visuais para disponibilizar a visualização gráfica dos estoques de medicamentos, com isso, também foram analisadas as soluções e os riscos de cada uma.

2. Desenvolvimento

2.1 Análise de Impactos

Para implementar uma ferramenta visual aos estoques, requer que algumas bibliotecas sejam utilizadas dentro do sistema, porém,  isso não implicará em nenhum impacto de alto e/ou médio risco dentro do sistema.

2.2 Soluções Propostas

Para atingir o objetivo. foram analisadas algumas soluções gráficas para demonstrar o estoque utilizando a biblioteca Apache ECharts.

2.3 Solução 1: Visualização TreeMap

A visualização TreeMap baseia-se em uma árvore de recursos cada um com um nó e filhos, é uma opção na questão de visualização de estoques.

image-1640694234854.png

2.4 Solução 2: Visualização 3D Bar

A visualização 3D Bar é uma visualização de um gráfico em barras só que em 3D, seria possível adaptar para os estoques também.

image-1640694371636.png

2.5 Solução 3: Visualização Personalizada

Outra solução que seria possível, é criar no Front-End uma visualização 2D dos estoques, personalizada para cada estoque com seus corredores e prateleiras utilizando Javascript, CSS e HTML.

2.6 Riscos

Após a formulação das soluções, identificamos alguns riscos:

Solução 1: A solução é boa, porém, adaptar o TreeMap para estoques diferentes entre si pode resultando em muito esforço e não chegando em uma solução ideal para o objetivo, pois esse gráfico não é muito flexível.

Solução 2: A solução seria a ideal se não fosse pela sua limitação, representar um estoque real através de barras em 3D não é a melhor opção, pois nem todos os estoque são iguais, e o gráfico não é muito flexível na questão de mudanças de estrutura.  

3. Conclusão

Para que o objetivo seja alcançado com sucesso, com o esforço melhor aplicado na questão de visual, entendemos que a solução 3 seria a melhor aplicável, justamente por ser personalizável para cada tipo de estoque e não teria nenhuma dependência externa de nenhuma biblioteca.