Gerenciamento de Frequências manuais através do SIF

2. Raaby Liandry de Souza Teixeira

Equipe do estudo Guardiões da Galáxia
Alvo SIF

Melhoria: Elencar uma solução para o gerenciamento de frequências manuais. Conforme a User Story : “Eu como guardiões, preciso realizar um estudo de caso, para atender a necessidade problemática de gerenciamento das frequências manuais de determinados departamentos.” presente na Sprint número 72 do time Guardiões.

Objetivo Encontrar uma solução para o gerenciamento de frequências manuas de determinados departamentos
Observações Criar uma funcionalidade no sistema que lê uma tabela excel com as informações de frequência e indexa os dados para dentro do SIF

GLOSSÁRIO:

SEGEP- Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas.

SIF - Sistema Integrado de Frequências.

Meu Acesso - Sistema Gerenciador de Permissões de Acesso do Estado.

Visto que a SEGEP, necessita que os gestores de RH tenham a possibilidade de gerenciar as frequências, que hoje são manuais, de forma digital. A idealização da funcionalidade é de que seja gerado um perfil para que os servidores aptos da SEGEP possam homologar as frequências manuais no SIF.

1.1 Resultados Esperados

Definir o que deve ser feito para atingir o objetivo de gerenciar frequências que hoje são gerenciadas através da ferramenta Office Excel pela SEGEP. Definir a quantidade de pontos previstos para a funcionalidade em demandas conseguintes.

A forma da qual foi idealizada a solução:

1 - Criação de perfil no Meu Acesso (1 ponto).

3-  Layout da folha de frequência baseada no servidor selecionado ( 3 pontos).

4- Informar dados de frequência do servidor (falta e data da falta) ( 5 pontos).

5- Criar a pré-visualização da frequência do colaborador ao realizar as ações (3 pontos).

6- Salvar frequência (5 pontos).

7- Excluir folha de frequência (2 pontos).

8- Realizar auditoria de frequência gerada ( 3 pontos).

2. Desenvolvimento

2.1 MEU ACESSO

Para que a funcionalidade proposta seja disponibilizada de forma segura aos servidores restritos que farão tal ação, deverá ser criado no MEU ACESSO um perfil vinculado ao SIF destinado aos servidores responsáveis pela homologação. De forma que, o tratamento deste perfil deverá também  ser adicionado ao SIF especificando as ações permitidas.

image-1614811626040.png

Figura 1. Demonstração de criação de perfil vinculado a um sistema.

2.2 SIF

Conforme a funcionalidade já existente no SIF “Homologar Frequência” (Figura 2), pretende-se criar uma ação semelhante à supracitada em que apenas o perfil já definido anteriormente poderá ter acesso à ação.

Figura 2. Função “Homologar Frequência” que servirá como embasamento para a nova ação de homologação.

As informações que são utilizadas pela SEGEP nas frequências manuais, são: matrícula, cpf, nome, cargo, lotação, sublotação, município, faltas, dias trabalhados, código da ocorrência e descrição (Figura 4).

Figura 3. Campos e informações utilizadas para gerenciamento manual das frequências, segundo a SEGEP.

As informações utilizadas no gerenciamento manual da frequência, podem ser encontradas na consulta trazida através da API do E-estado (Figura 4). A integração com o E-estado já é realizada atualmente no SIF para as demais ações referentes à frequência do servidor público no sistema. Para que a ação possa ser realizada com sucesso, o time conta que os servidores com frequências manuais, estejam cadastrados no E-estado com suas respectivas informações atualizadas e coerentes.

Figura 4. Dados da servidora trazida através da API do E-estado utilizada no SIF.

A informação que NÃO poderá ser obtida através do E-estado, é o campo “Faltas”. O mesmo deverá ser fornecido pelo homologador da SEGEP ao realizar a ação de homologação da frequência do servidor. Definindo então no sistema, os dias da semana em que houve a falta do colaborador.

Após a definição da quantidade de faltas e os dias da semana em que foram ocorridas, o homologador deverá finalizar a homologação. A partir deste momento, o SIF deverá montar a frequência do servidor definindo todos os dias do mês trabalhado e se houver faltas ou assentamentos, a aplicação deverá adequar folha de homologação de acordo com as informações obtidas.

Figura 5. Homologação da frequência do servidor no SIF.

Após a análise pelos integrantes do time Guardiões, foi encontrado uma forma facilitada de inserção dos colaboradores que possuem frequência manual no cenário digital. [1] Considerando que o cenário para desenvolvimento conta com os servidores cadastrados de forma consistente no e-Estado. [2] Considerando que os responsáveis por gerar as frequências manuais - portariados pela SEGEP, deverão informar de maneira correta a quantidade e data das faltas dos colaboradores. [3] Considerando que a ação de homologação a ser desenvolvida é de total responsabilidade do homologador. A construção de tal funcionalidade, impactará em um total de 35 mil (Trinta e cinco mil) frequências de servidores públicos do Estado.  O time atribui um total de 22 (vinte e dois) pontos à nova funcionalidade do SIF.

4. Referências

[1] E-ESTADO, SETIC. e-Estado. 2021. Disponível em: https://e-estado-api.master.local.  Acesso em: 03 mar. 2021.

[2] SIF, SETIC. Sistema Integrado de Frequências. 2018. Disponível em: https://sif.sistemas.ro.gov.br. Acesso em: 03 mar. 2020.