Ir para o conteúdo principal

Estudo de impacto para realizar de uso de múltiplos perfis no Regulariza já


Data de elaboração 15/02/22
Responsável pelo estudo Lucas da Silva Andrade
Equipe do estudo ACDC, Vinicius da Rosa Pereira, Lucas da Silva Andrade, Elias Braga
Alvo Regulariza Já
Origem

o que originou o estudo?

  • Melhoria: Mudança para possibilitar múltiplos perfis no Regulariza Já.
Objetivo Visto que o AC/DC tem interesse em atribuir perfis múltiplos para os usuários, realizamos o estudo de impacto para realizar de uso de múltiplos perfis.
Observações


1. Introdução

Atualmente no Regulariza Já, possuímos o perfil de “responsável do convênio”, que tem suas particularidades, assim como o perfil de “unidade de regularização”, possuindo atividades diferentes. 

No entanto, foi identificado o cenário em que o responsável do convênio é quem realiza os atendimentos e análises dos processos, atividades delegadas ao perfil de “unidade de regularização”. 

2. Desenvolvimento

2.1 Mudanças no back-end

Devido a estrutura do projeto, as camadas de serviço separam a regra de negócio, sendo assim, utilizando o exemplo do responsável do convênio, para cadastra-lo temos a seguinte implementação: 

image-1644954598562.png

No serviço de cadastro de responsável, fazemos o seu registro no banco e chamamos o serviço “CadastrarUsuario” através da injeção de dependência 

image-1644954645595.png

O serviço de cadastro de usuário faz a chamada para a api do sauron, cadastrando no sistema sauron, tanto o usuário, quanto o perfil associado a ele. 

Para a adição de um perfil para o usuário, existe também uma chamada da api do sauron, que nos possibilita completar a ação, e para essa chamada foi criado o serviço “AdicionarPerfilAoUsuario” 

image-1644954722422.png

O serviço verifica se o usuário já possui um cadastro no sistema, e logo em seguida faz a chamada para atribuir o perfil ao usuário em questão. 

 2.2 Mudanças no front-end

O front-end do projeto possui diversas validações de acesso, sendo elas para acesso ou para execução de atividades, apenas sendo visível aos usuários que possuem o perfil necessário. 

image-1644955803782.png

 

3. Conclusão

Podemos avaliar através desse estudo, que as alterações para o funcionamento de múltiplos perfis não é custosa, sem complexidade nas alterações de front-end, apenas apresentando mais opções de acordo com o perfil, e em relação ao front-end, a divisão de serviços permite a chamada de atribuição de perfil onde for necessário, aumentando apenas a complexidade dos testes referentes a tais serviços.