Ir para o conteúdo principal

[SOLAR] Migração de gerenciamento de dare

Data de elaboração 11/03/2022.
Responsável pelo estudo
  1. João Vitor Paulino
  2. Milton Daniel Yama
Equipe do estudo TURING
Alvo Sistema de Outorga e Licenciamento Ambiental de Rondônia (SOLAR)
Origem
  • Objetivo Estratégico: Centralizar o gerenciamento de DARE, tirando essa responsabilidade dos demais sistemas do governo.
Objetivo

Estudo com objetivo de levantar dados sobre migração da gerenciamento de DARE do SOLAR para o sistema Arrecada Rondônia.

Documentação correlata
Observações Para usufruir dos serviços ofertados pelo SOLAR o usuário deve realizar o pagamento de taxas, exprimidas através dos Documentos de Arrecadação de Receitas Estaduais(DARE).

1. Objetivo

Estudo com objetivo de levantar dados sobre migração da gerenciamento de DARE do SOLAR para o sistema Arrecada Rondônia.

2. Introdução

Para usufruir dos serviços ofertados pelo SOLAR o usuário deve realizar o pagamento de taxas, exprimidas através dos Documentos de Arrecadação de Receitas Estaduais(DARE), assim sendo, o sistema possui a função de geração e visualização destes documentos, que também é ofertado pelo sistema Arrecada Rondônia qual foi feito com o objetivo de centralizar o gerenciamento de DARE, tirando essa responsabilidade dos demais sistemas do governo.

3. Desenvolvimento

3.1. Necessidade da troca

A migração foi proposta devido a possibilidade de diminuir a responsabilidade do SOLAR em relação a geração e visualização de DARE e assim reduzir a complexidade de manter e desenvolver código no sistema relacionado as DAREs.

3.2. Histórias necessárias e complexidade

História

Complexidade

Migração da geração de DARE do SOLAR para o Arrecada Rondônia

5
Migração da visualização de DARE do SOLAR para o Arrecada Rondônia 3
Migração da consulta de DARE do SOLAR para o Arrecada Rondônia 3
Migração da atualização de DARE do SOLAR para o Arrecada Rondônia 3

A história sobre a geração de DARE tem um nível de complexidade maior que as demais pois está sendo levado em consideração que ela deve ser concluída primeiro que as outras, nela será criado a DTOs, factory se o desenvolvedor achar necessário, services para conexão com a API do Arrecada Rondônia.

As histórias de visualização, consulta e atualização tem complexidades iguais pois irão aproveitar de classes criadas na história de geração de DARE.

4. Conclusão

Com a migração de DARE concluída o sistema SOLAR retira uma responsabilidade de gerenciamento de DARE, tendo mais foco no gerenciamento e processamento relacionado a licenças e outorgas.