Ir para o conteúdo principal

Estratégia para migração de dados do CECAANE para o E-estado

Data de elaboração 27/10/21
Responsável pelo estudo

Alexandre Freire (Assessor)

Equipe do estudo Caveiras
Alvo SISNE
Origem

Projeto: SISNE

Objetivo Migrar os dados do CECAANE para o E-Estado, para centralizar as informações do servidor e realizar consultas em uma base única para validar os Atos a serem criados no SISNE.
Observações Mapeamento dos dados que serão manipulados e possíveis impactos ao realizar a migração




1. Introdução

Atualmente o SISNE (Sistema de Nomeação e Exoneração) utiliza a base de dados da CECAANE (sistema que gerência os atos de nomeação e exoneração do estado de Rondônia) para validar a criação de atos do servidor. Devido ao CECAANE ter sido construído em uma arquitetura que não condiz com os padrões atuais da SETIC, realizar integrações se tornou um grande problema.

2. Desenvolvimento

Através do módulo de ocorrências do E-estado, a solução proposta é migrar todos os decretos que foram criados pelo CECAANE, como ocorrências do servidor. Para que esta medida aconteça, é necessário que os tipo de atos da tabela abaixo, estejam previamente criados como tipos de ocorrência no E-Estado. 

image-1635352909539.png

Outra medida necessária é que as documentações da api do módulo de ocorrências do E-estado esteja atualizada com as seguintes rotas:

- Buscar tipos de ocorrências

- Buscar tipo de ato

3. Conclusão

Deste modo concluímos que a migração é de extrema importância para continuação do desenvolvimento do SISNE. E todos os serviços devem estar estruturados e atualizados, assim como os cadastros de tipos de ocorrência e tipos de atos devem estar atualizados no E-estado, para assim executar uma migração sem maiores problemas.