Ir para o conteúdo principal

Impactos da remoção dos objetos de Equipe e Padrão do sistema Skala

Data de elaboração 09/09/21
Responsável pelo estudo

Maria Luiza Coelho Guimaraes

Equipe do estudo
  1. João Cícero Romão Gomes de Oliveira
  2. Raaby Liandry de Souza Teixeira
  3. Henrique dos Santos Oliveira
Alvo Skala
Origem
  • Objetivo estratégico: Analisar os impactos da remoção dos objetos de equipe e padrão do sistema Skala. Conforme a User Story : “Eu como guardiões, preciso realizar um estudo de caso, da complexidade para retirar funcionalidade de gerenciamento de equipe e padrões do sistema Skala” presente na Sprint número 86 do time Guardiões.
Objetivo

Visto que a SESAU, deseja que o fluxo da criação de escalas no sistema supracitado seja facilitado, foi sugerido a remoção da etapa de vínculo dos servidores com equipes e padrão. Segundo os usuários, as etapas que utilizam esses objetos por vezes causam mais dificuldades do que facilidade em cadastrar escalas aos servidores. Por esta razão, o time de desenvolvimento precisa avaliar os impactos que a alteração trará às funcionalidades já existentes e estimar o esforço que deverá ser aplicado nas demandas

Documentação correlata (opcional) Sem documentação
Observações Sem observações
1.Desenvolvimento

Estimar as ações que deverão ser realizadas para remoção dos objetos.

A forma da qual foi idealizada a solução:

1 - Migração e adaptação dos dados para uma nova base e com novos relacionamentos com auxílio da CAGD (13 pontos).

2- Criação de novos testes para as novas classes ( 13 pontos).

4- Validar a criação dos plantões com os novos relacionamentos utilizando o fullcalendar (5 pontos).5- Validar a funcionalidade de visualização dos servidores vinculados à equipe, sendo o novo fluxo o relacionamento entre servidor e plantão (5 pontos).

6- Validar a funcionalidade de gerar mapa de plantões dos servidores vinculados à escala, sendo o novo fluxo o relacionamento entre servidor e plantão (5 pontos).

7- Validar a funcionalidade de gerar mapa de plantões de todos os servidores vinculados a uma escala, sendo o novo fluxo o relacionamento entre servidor e plantão (5 pontos).

8- Validar a funcionalidade de editar o plantão, sendo o novo fluxo o relacionamento entre servidor e plantão (5 pontos).

9- Validar a funcionalidade de exibir detalhes da escala, sendo o novo fluxo o relacionamento entre servidor e plantão (3 pontos).

10- Validar a funcionalidade de editar o plantão, sendo o novo fluxo o relacionamento entre servidor e plantão (5 pontos).

3.1. Resultado da Pesquisa

CAGD - Coordenadoria de Análise e Gestão de Dados

SKALA

A estrutura atual conta com: Equipe, Escala, Padrão, Servidor, Servidor Equipe e Solicitação. A tabela intermediária “servidor equipe” possui em sua codificação relacionamento com: Servidor, Equipe, e lista de padrões. Será necessário a substituição desse objeto por uma chamada “Servidor Escala”, tendo em vista que o vínculo passará a ser feito por meio da escala com o servidor plantonista. 

image-1631191990926.pngFigura 1. Objetos e propriedades da entidade Servidor Equipe.

Além da remoção dos objetos no código, a alteração impactará os dados na base do sistema. Isto porque os relacionamentos também são vinculados com os dados que estão salvos. Sendo assim, existe a possibilidade de auxílio por parte da CAGD para a adaptação dos dados de produção sem os relacionamentos dos objetos equipe, padrão e a nova tabela intermediária servidorEscala no lugar da servidorEquipe.

image-1631192407551.pngFigura 2. Diagrama atual das tabelas no banco do Skala.

TESTES

Outro impacto que a remoção trará à aplicação, é a redução dos testes medidos pelo sonar no Skala. Para exemplificar, a classe “padrão” possui 10 (dez) referências no projeto Skala.Testes. Após a exclusão da classe, será necessário a remoção dos testes existentes para criar novos testes a partir da adaptação.

image-1631192537000.pngFigura 3. Classe ‘padrão’ do sistema Skala.

Os números que hoje estão presentes no dashboard do sistema Skala no sonar, é fruto de entregas de sprints passadas onde foi realizado testes em 80% da aplicação, assim como redução de code smells, duplicações e bugs. O esforço para manter a aplicação neste padrão exigido pela gerência após a adaptação dos novos objetos do Skala, será semelhante.

image-1631192619500.pngFigura 4. Dashboard da ferramenta Sonarqube do sistema Skala.

Foi realizado um esboço da estrutura do sistema Skala, caso equipes e padrões fossem removidos da aplicação, conforme a figura abaixo.

image-1631192656166.pngFigura 5. Demonstração da estrutura da aplicação em diagrama após as remoções dos objetos solicitados.


2.Conclusão

Após a análise pelos integrantes do time Guardiões, foram encontradas algumas etapas a serem percorridas caso a sugestão de remoção dos objetos equipe, padrão e servidorEquipe venham a ser removidas do Skala. Analisando a situação de adaptação aos dados já existentes na base, para atender a nova modelagem da aplicação, a necessidade de realizar novos testes e na adaptação de todas as funcionalidades já existentes que utilizam a estrutura atual de padrões, equipe e servidorEquipe.  O time atribui um total de 59 (cinquenta  e nove) pontos à adaptação do SKALA.

3.Referências

[1] SKALA, SETIC. Sistema de Controle de Escala. 2019. Disponível em: https://skala.sistemas.ro.gov.br. Acesso em: 06 set. 2021.