Diagnóstico Situacional
Analisado e elaborado pelo time Amazonas
SEGEP - Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas |
Última Alteração |
Versão |
|
Cliente: |
David Lucas |
19/08/2020 |
1.0 |
Product Owner: |
Henrique Douglas de Araújo Freire Costa |
INTRODUÇÃO
O presente diagnóstico situacional tem por objetivo avaliar de um ponto de vista técnico e organizacional a viabilidade da necessidade de desenvolvimento de um software para a Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas - SEGEP . Sendo este documento de interesse dos clientes e desenvolvedores de software, tendo por finalidade identificar a real necessidade do desenvolvimento, e ou, possibilidades de integração com outros sistemas já existentes, diagnosticando assim se o mesmo irá colaborar com os interesses e objetivos da organização.
O objetivo do cliente é o desenvolvimento de um sistema, para atender a demanda de automatização nos processos de entrada e saída dos servidores do quadro efetivo do estado de Rondônia onde foi relata a falta de ambiente seguro e digitais para inclusão de dados pessoais destes servidores.
O Diagnóstico Situacional foi formulado a partir dos seguintes elementos:
- Entrevista técnica: Foi realizada entrevista semi-estruturada com os stakeholders do projeto;
- Aplicação de Forms para os servidores do estado afim de validar os problemas.
- Levantamento de dados qualitativos e estruturação de dados quantitativos;
Durante analise de negócio inicial foi identificado que o escopo do projeto estava extenso, em reunião para alinhamento o time de negócio juntamente como o cliente e o gerente de DEV, decidiram optar por iniciar as coletas de dados pelos processos de posse por concurso público e contrato temporário e emergencial, desta forma as coletas foram iniciadas e até o momento foram coletados dados qualitativos com os servidores do estado que ajudarão na conclusão da análise de negocio .
Escopo dos processos
Análise qualitativa
O questionário qualitativo foi dividido em duas partes para que pudéssemos ter a visão geral dos envolvidos, o questionário que foi enviado para os servidores do estado , com o objetivo de entender a sua experiência no processo de nomeação e o questionário enviado aos RHs com o objetivo de identificar os pontos críticos dos processos para buscarmos as melhorias e validar os problemas citados pelo cliente .
Foram usadas para validação das perguntas as seguintes metodologias :
A escala de Likert é um tipo de escala de resposta psicométrica usada habitualmente em questionários, e é a escala mais usada em pesquisas de opinião. Ao responderem a um questionário baseado nesta escala, os perguntados especificam seu nível de concordância com uma afirmação.
Net Promoter Score é uma metodologia de pesquisa que visa medir o grau de satisfação e fidelidade do cliente, tem por objetivo estabelecer uma pontuação solida e de fácil leitura. dividindo em três os respondentes: promotores com pontuação entre 9-10, neutros: respondentes com pontuação entre 7-8 e os detratores com pontuação entre 0-6.
Onde usamos as formula para calcular :
X%(promotores)- X%(detratores)= Net Promoter Score
Os dados coletados fora tratados e estruturados em plataforma BI segue abaixo o link para acesso:
Com as análises qualitativas realizadas podemos perceber que em relação a experiência do servidor ,levando em consideração que 66,4% dos servidores passaram pelo processo de nomeação apenas uma vez , e um total de 68,8% dos servidores julgam o prazo para receber o primeiro salário moroso, pois 80,70% passaram mais de 2 meses para receber .
Análise Quantitativa
Foram coletadas informações com o Time Baymax e SEGEP, onde foram levantados dados referentes a data de admissão, primeiro pagamento e valor da renda bruta paga aos servidores temporários.
Nenhum comentário